Buscar

1- Conceitos gerais de parasitologia

Prévia do material em texto

Conceitos gerais de Parasitologia
Prof. Dr. Danilo Ciccone Miguel – Aula de BP515 – Parasitologia – Farmácia 013
Fernanda Mazon – Universidade Estadual de Campinas 
	Parasita, na nossa opinião, é um organismo vivo que necessita obrigatoriamente de outro para sobreviver, o explorando de alguma forma e causando diferentes tipos de danos a ele. O hospedeiro é raramente morto, já que essa é a fonte de alimentação e sobrevivência do parasita, ou seja, este também morre.
	Um parasita pode ser:
	Ectoparasito: vive externamente ao corpo do hospedeiro
	Endoparasito: vive dentro do corpo do hospedeiro
	Hiperparasito: parasita outro parasito
	Parasito errático: vive fora do seu habitat ou de seu hospedeiro normal.
	Parasito oportunista: é aquele que usualmente vive no paciente sem provocar nenhum dano (infecção inaparente), mas em determinados momentos se aproveita da baixa resistência do paciente de desenvolver doenças graves.
	Classificação quanto à especificidade parasitária:
	Estenoxenos: afetam somente uma espécie hospedeira, ou de um grupo de espécies muito próximas. 
	Eurixenos: apresentam ampla variedade de hospedeiro.
	Classificação quanto ao tipo de ciclo vital
	Monoxenos: parasitos exigem somente um hospedeiro, sem necessidade de hospedeiro intermediário. 
	Heteroxenos: as formas biológicas são encontradas em mais de um hospedeiro (hospedeiro intermediário e hospedeiro definitivo).
	Doença parasitária
	Agente etiológico: é o agente causador ou responsável por uma doença. Sinônimo de “patógeno”.
	Reservatório: é qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiológico e do qual é capaz de atingir outros hospedeiros. Alguns autores dizem que o reservatório vivo perfeito (animal ou humano) é aquele que possui o agente etiológico, mas não padece com sua presença.
	Antroponose: doença exclusivas de humanos
	Zoonoses: doenças que são naturalmente transmitidas entre humanos e animais vertebrados, podendo dividir-se em: Antropozoonose -> doença primária de animais e que pode ser transmitida aos humanos. Zooantropozoonose -> doença primária de humanos que pode ser transmitida a animais.
	Período de incubação: é o período decorrente entre a penetração do agente etiológico e o aparecimento dos primeiros sintomas clínicos.
	Período pré-patente: é o período que decorre entre a penetração do agente etiológico e o aparecimento das primeiras formas detectáveis (sintomas) do agente etiológico.
	Prevalência: caracteriza o número total de casos de uma doença ou qualquer outra ocorrência numa população em tempo definidos (casos antigos somados a casos novos)
	Profilaxia: é o conjunto de medidas que visa a prevenção, erradicação ou controle de uma doença ou de um fato prejudicial aos seres vivos; as medidas profiláticas sempre...

Outros materiais

Perguntas Recentes