Buscar

Respostas01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Procure responder as questões a seguir e avaliar o seu desempenho nos conteúdos abordados nesta aula.
- Qual a origem da Teoria Geral dos Sistemas?
É uma abordagem estruturalistaque busca a integração de várias outras abordagens com o propósito de produzir teorias que possam criar condições de aplicações na realidade empírica dentro dos meios organizacionais e sociais. Ela é dita estruturalista por ter origem nas teorias da Burocracia, Clássica e das Relações Humanas.
- Qual a importância de Kenneth Bouilding e de Ludwig Von Bertalanffy para TGS?
Bertalanffy não concordava com a visão cartesiana do universo. Ao contrário, sugeria que se deve estudar sistemas globalmente, pois juntos possuem qualidades não encontradas se estiverem isolados.
- Defina sistema e exemplifique.
Sistemas, ou simplesmente TGS, é uma abordagem estruturalistaque que busca a integração de várias outras abordagens com o propósito de produzir teorias e informações que possam criar condições de aplicações na realidade ou empírica dentro dos meios organizacionais e sociais. Ela é estruturada por ter origem nas teorias da Burocracia, Clássica e das Relações Humanas.
- O que são sistemas fechados e sistemas abertos?
A TGS mostra a organização como um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.
- Defina sistema de informação.
Sistema de informação é o modelo, automatizado ou manual, de processos responsáveis por coletar e transmitir dados que sejam úteis ao desenvolvimento de produtos ou serviços das empresas, organizações e de demais projetos.
- Qual a diferença entre informação, dado e conhecimento?
Dados
Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada que ainda não apresenta relevância. Os dados representam um ou mais significados de um sistema que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento.
Em uma pesquisa eleitoral, por exemplo, são coletados dados, isto é, cada participante da pesquisa fornece suas opiniões e escolhas sobre determinados candidados, mas essas opiniões não significa muita coisa no âmbito da eleição. Só depois de ser integrada com as demais opiniões é que teremos algo significativo.
Informação
Informação são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem contribuir no processo de tomadas decisões. Sistemas sequenciais são passíveis de sofrer fluxos de informação.   
No exemplo da pesquisa eleitoral, os pesquisadores retem dados dos entrevistados, mas quando inseridos no sistema e processados produzem informação. Essa informação expressa o estado do sistema social, em termos e preferências e revela quem tem mais chance de ser eleito, entre outras.
Conhecimento
O conhecimento vai além da informação, pois ele além de ter um significado tem uma aplicação.
Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato (obter informação); conhecimento de um documento; conhecimento da estrutura e função de determinados sistemas.  O saber, a instrução ou domínio científico estão relacionados com o conhecimento.
A informação são valiosas na compreensão dos sistemas, mas o conhecimento constitui um estágio superior. O conhecimento é capaz de contribuir na produção de novas idéias, por outro lado a informação por si só não é suficiente para ampliar o saber o humano. Portanto o conhecimento exige do sujeito cognoscitivo (*) a capacidade de identificar o que é importante e assim gerar o saber. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada.
- Por que a área de sistemas é dita sociotécnica? Justifique.

Outros materiais