Buscar

AV 1 Introdução a Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV 1 Introdução a Administração
	
		1.
		Além dos níveis organizacionais, toda empresa deve ter sua missão, sua visão e seus valores, que norteiam os rumos do negócio, de forma muito clara para todos os interessados. Em relação ao significado de VISÃO, podemos afirmar que:
		Quest.: 1
	
		
	
	A visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados no próximos anos.
	
	A visão significa crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual dos colaboradores da empresa.
	
	A visão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a visão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa.
	
	A visão é a oportunidade que a empresa visualiza no presente e que se mostra atraente para seu portfolio de negócios.
	
	A visão empresarial tem relação com a origem e as raízes da empresa, bem como sua relação com seus fundadores e colaboradores.
	
	
		2.
		Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que representa a função administrativa que se refere ás relações interpessoais dos administradores com seus colaboradores de modo a alcançar os objetivos adequadamente.
		Quest.: 2
	
		
	
	Talento
	
	Organização
	
	Planejamento
	
	Controle
	
	Direção
	
	
		3.
		(Ano: 2015/ Banca: COMPERVE /Órgão: UFRN /Prova: Assistente em Administração ) Há um instrumento no qual se estabelecem diretrizes, objetivos e metas da administração pública por um prazo de, pelo menos, quatro anos. Ele também é utilizado para destacar quais são os investimentos mais importantes dentro de um projeto de desenvolvimento nacional, regional ou municipal. Quando o administrador elabora esse instrumento, a função administrativa desempenhada por ele é a de:
		Quest.: 3
	
		
	
	organização
	
	avaliação
	
	planejamento
	
	direção
	
	controle
	
	
		4.
		Sabemos que planejar é analisar o presente e traçar a forma de execução para um status futuro. Portanto em que consiste as etapas da formulação, implantação e acompanhamento do planejamento? Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 4
	
		
	
	Formulação ou elaboração ¿ Desenvolvimento de metas e planos Implantação- Diagnóstico situacional Acompanhamento- Monitoramento de resultados
	
	Formulação ou elaboração - Diagnóstico: Análise Externa e Interna Implantação- Avaliação e seleção Acompanhamento ¿ Monitoramento e controle
	
	Formulação ou elaboração - Monitoramento e controle Implantação- Diagnóstico: Análise Externa e Interna Acompanhamento- Avaliação e seleção de metas e planos
	
	Formulação ou elaboração - Avaliação e seleção de metas e planos Implantação- Diagnóstico: Análise Externa e Interna Acompanhamento- Monitoramento e controle
	
	Formulação ou elaboração - Avaliação e seleção de metas e planos Implantação - Monitoramento e controle Acompanhamento- Diagnóstico: Análise Externa e Interna
	
	
		5.
		O planejamento tático representa a ligação entre o plano estratégico e os planos operacionais. Procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico, além de permitir a programação necessária no nível operacional. Em decorrência podemos acrescentar qual particularidade a um plano tático?
		Quest.: 5
	
		
	
	São implementados por meio de decisões do nível estratégico.
	
	Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.
	
	Tem caráter imediatista e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
	
	É montado à base de processos programáveis e com técnicas computacionais.
	
	É projetado para o futuro próximo ou as atividades atuais da empresa em nível de departamentos.
	
	
		6.
		Estudamos que os planos operacionais relacionados com métodos são denominados:
		Quest.: 6
	
		
	
	Metodológicos ou virtuais
	
	Processos ou ações
	
	Procedimentos ou processos
	
	Mercadológicos ou virtuais
	
	Procedimentos ou virtuais
	
	
		7.
		Através do organograma de uma empresa é possível identificar a distribuição hierárquica em seus diferentes níveis . A esta distribuição denominamos de :
		Quest.: 7
	
		
	
	Escala de comando .
	
	Cargos e funções .
	
	Cadeia de comando .
	
	Unidade de comando .
	
	Níveis de autoridade .
	
	
		8.
		Cada organização é ÚNICA, tendo em vista as suas características que diferenciam uma das outras. A forma mais clássica de representar graficamente uma organização é através de:
		Quest.: 8
	
		
	
	Histograma
	
	Organograma
	
	Fluxograma
	
	Rede de relacionamentos
	
	Política dos gestores
	
	
		9.
		Cada vez se enfatiza mais os grupos e as equipes e não apenas o comportamento individualizado. As equipes são mais do que simplesmente grupos de pessoas. Através da direção, PODE-SE OBTER:
		Quest.: 9
	
		
	
	Sinergia, responsabilidade coletiva, responsabilidade solidária, objetivos convergentes, força-tarefa
	
	Círculos de qualidade, planos de aquisição de ações das companhias, força-tarefa, paradigmas, trabalho individual em destaque.
	
	Habilidades complementares, socialismo, sinergia, força-tarefa, responsabilidade improdutiva, ociosidade.
	
	Círculos de qualidade, planos de aquisição de ações das companhias, responsabilidade produtiva, objetivos divergentes, força-tarefa.
	
	Sinergia, Equidade, responsabilidade coletiva, responsabilidade solidária, objetivos convergentes, paradigmas
	
	
		10.
		Analise as alternativas a seguir, assinalando V - para as verdadeiras e F - para as falsas. 
( ) - Frederick Herzberg ficou conhecido pelos estudos sobre motivação humana. Segundo a sua teoria, a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores: os de higiene (como as condições de trabalho, salário, status e segurança), cuja ausência cria insatisfação; e os de motivação (realização, reconhecimento, satisfação no trabalho, responsabilidade e desenvolvimento pessoal), que são necessários à satisfação. 
( ) - Segundo a teoria de Herzberg os aspectos satisfatórios estavam mais relacionados ao conteúdo do trabalho (denominados fatores intrínsecos ou de motivação), enquanto os aspectos insatisfatórios diziam respeito às condições dentro das quais o trabalho era executado (fatores extrínsecos ou higiênicos). 
( ) - Todo comportamento humano é causado, motivado e orientado por objetivos pessoais e pode ser explicado por meio do ciclo motivacional: equilíbrio interno, estímulo ou incentivo, necessidade, tensão, comportamento ou ação e satisfação da necessidade ou frustração ou ainda compensação por meio de outro comportamento derivativo.
( ) - Cada vez se enfatiza mais os grupos e as equipes e não apenas o comportamento individualizado. As equipes são mais do que simplesmente grupos de pessoas. 
Assinale a ÙNICA alternativa que representa a correta sequência: 
		Quest.: 10
	
		
	
	V, V, V, V
	
	V, V, V, F
	
	V, V, F, F
	
	V, F, V, V
	
	F, F, V, V

Outros materiais