Buscar

Terapia celular com células tronco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Terapia celular com células tronco
A terapia celular pode ser definida como um conjunto de métodos que visam a reparação de tecidos ou órgãos danificados, com substituição das células não funcionais por células normais. Uma das funções naturais das células-tronco é justamente o reparo de lesões que ocorrem no organismo. Acredita-se que pequenas lesões nos tecidos ocorram frequentemente, devido ao corte do suprimento sanguíneo causado por acidente vascular, ou a mecanismos inflamatórios. Estas lesões são reparadas por células-tronco sem que apareçam sintomas clínicos. Quando as lesões são mais extensas, entretanto, as CTs não são capazes de corrigi-las e a doença se estabelece. Nestes casos, a terapia celular visa amplificar o mecanismo natural de correção, concentrando as células-tronco no local da lesão para que possam agir mais eficientemente.
O processo como um todo envolve assim a coleta das células-tronco, seguida ou não de sua expansão in vitro. Apesar de ter sua eficiência comprovada em vários tipos de doenças, os mecanismos responsáveis pelo sucesso da terapia com CT ainda não são completamente compreendidos. Para que as células possam atuar no local da lesão, o primeiro passo é seu estabelecimento no local – isto é, as CTs devem fazer o “homing” no sítio adequado, e não dispersarem-se pelo organismo ou ficarem retidas em outros órgãos. Em segundo lugar, elas devem ser estimuladas a exercerem suas funções de reparo. A questão do microambiente ou nicho adquire importância fundamental. São conhecidos hoje vários tipos de fatores solúveis, liberados por células presentes no sítio da lesão, que atraem e estimulam as células-tronco.
O mecanismo responsável pelo reparo propriamente dito também não é completamente compreendido em muitos dos casos. Os mecanismos mais aceitos são que as células-tronco transplantadas diferenciam-se em células maduras que irão reparar a lesão, e que também as células transplantadas secretam fatores que recrutam outros elementos do próprio tecido, que então reparam a lesão. A segunda alternativa, denominada mecanismo parácrino, é mais aceita de modo geral.

Outros materiais