Buscar

FILOSOFIA GERAL AULA 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 05, 06, 07 e 08
Atentem-se as observações depois das perguntas
Atividade da aula 05
De acordo com a leitura feita desta aula, comente sobre a frase: A reflexão filosófica é radical porque é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. Para responder está pergunta, deverá construir com suas próprias palavras, mas nada impede que extraia pequenos fragmentos da aula. (mínimo de linhas 08)
Conhecer a si mesmo é difícil, pois instiga diretamente nossa racionalidade, se nos conhecermos no nosso íntimo compreenderemos a nós mesmos, aos outros e a realidade de quem nos cerca. Nos autoconhecendo aprendemos a nos desenvolver no dia a dia, saber realmente como somos, o que sentimos ou que metas queremos alcançar sabendo identificar nossas emoções e agir em consequência disso, permitindo assim regular nosso comportamento, resolver problemas e tomar decisões. Com o autoconhecimento aprendemos a identificar nossas capacidades e também nossas limitações ajudando assim a traçar novas metas. Porque conhecer a si mesmo é o começo de toda a sabedoria, depois de nos conhecermos é possível criarmos uma linha de pensamentos e opiniões, baseada no pensamento próprio. 
Atividade da aula 06
De acordo com a aula, comente sobre a frase: O pensar lógico-conclusivo é um conhecimento medializado. Não estamos presos ao aqui e agora, mas possuímos a liberdade do espírito, transcendemos o sensível e o limitado. Para a resposta deverá ler atentamente a aula, e construir com suas palavras o que a frase está dizendo. (mínimo de linhas 08)
A frase quer dizer que o pensar lógico tem que ser coerente, baseado nas regras da lógica, obedecendo certas ordens e assim tirando as nossas próprias opiniões e conclusões dos fatos divulgados pelos meios de comunicação, construindo assim uma ciência de pensamentos pois para valorizar o objeto temos que conhecê-lo bem. Logo estamos presos ao aqui e agora somente com nosso corpo físico, mas possuímos a liberdade de espírito e de pensamento, ou seja, nosso pensar e nossa razão são livres para reconhecer nossas próprias habilidades e assim nos possibilitam a viajarmos com nosso pensamento por lugares imagináveis alem do tempo e do espaço que ocupamos, buscando assim por conhecimentos e trazendo os mesmos para nossa realidade, permitindo interrogarmos a nós mesmos e a todos os fatos que nos rodeiam.
Atividade da aula 07
Discorra sobre: O Conhecimento como Crença Verdadeira Justificada, o que realmente a frase quer dizer? (mínimo de linhas 08)
A frase quer dizer que o conhecimento é aquilo que acreditamos, ou seja, uma crença, uma convicção, pois só podemos ter conhecimento de algo que acreditamos. A crença é a primeira condição necessária para o conhecimento, mas não é suficiente, ela é o ponto de partida, mas pode ser verdadeira ou falsa decorrente de uma opinião ou proposição dependendo de algo exterior que determine se a mesma é verdadeira ou falsa, onde uma crença falsa não pode conduzir a qualquer conhecimento, logo então para haver conhecimento é necessário que uma pessoa acredite em algo e que esse algo seja verdadeiro. Contudo podemos ter uma crença verdadeira e não se tratar de conhecimento, pois a mesma pode ter sido considerada verdadeira na sorte ou na coincidência. Portanto para que realmente o conhecimento aconteça a crença mesmo sendo verdadeira deve ser justificada por razoes que suportam a verdade da crença, pois só podemos conhecer o que podemos justificar. Conclui-se assim que isoladamente nenhuma das condições são suficientes para que haja o conhecimento, ou seja, para conhecer temos que acreditar e justificar o que acreditamos.
Atividade da aula 08
Diferencie: conhecimento filosófico do conhecimento científico. Nesta questão é para diferenciar e não dizer sobre o que vem a ser cada uma. (mínimo de linhas 08)
O conhecimento filosófico diferencia-se do científico pelo objeto de investigação e pelos métodos usados para a investigação. Enquanto o conhecimento filosófico se basea na reflexão e construção de conceitos e ideias refletindo sobre a realidade e assim descobrindo seus significados mais profundos preocupando-se em questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões e procurando sempre chegar a raiz dos acontecimentos, sem necessariamente precisar comprovar algo, o conhecimento científico é o contrario, ele precisa comprovar as teses e questões, procurando sempre formar ideias num processo de pesquisa complexo baseado em observações e experimentações para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria, apoiando-se em princípios,conceitos e doutrinas.
Obs.:
Todas as respostas devem obedecer o mínimo de linhas, como também os critérios de formatação conforme solicitado abaixo pedido, caso não aconteça será descontado pontuação (de 0,5 pontos por atividade);
Enviar as atividades de acordo com as normas da ABNT: tamanho da letra 12, sem negrito, sem itálico e sem caixa alta. Tipo da Fonte: Time New Roman, cor preta.
Margens: 3cm (superior e esquerda); 2cm (inferior direita);
Não precisa enviar cabeçalho nas atividades;
Enviar perguntas e respostas no portfólio da aula 08;
Enviar todas as atividades (5, 6, 7 e 8) no mesmo documento (doc ou docx);
ENVIAR TODAS AS ATIVIDADES JUNTAS, NO MESMO DOCUMENTO, EM UM ÚNICO PORTFÓLIO (AULA 08);
Depois de corrigidas as atividades, não há possibilidade de reenvio.

Outros materiais