Buscar

PORTIFOIO8 TEC.EDUC.EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia - Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Aluno: Odelci Ines Gotin RGM: 053.16393
Atividade referente às aulas 7 e 8 Enviar no Portfólio 8
1. Rocha (2011) elaborou um quadro para melhor explicitar o paralelo histórico entre a EAD e perspectiva educacional, ou seja, concepção de prática pedagógica. Atualmente teríamos qual teoria de ensino na educação a distância? Identifique marcando um X na alternativa correta, (0.5).
( ) Empirista/ Racionalista A aprendizagem se dá por experiências mecânicas e acumulativas; com a maturação e pela descoberta (insight). Período do movimento escolanovista.
( X) Sócio construtivista. A aprendizagem se dá no grupo e mediante processo de equilibração. Teoria construtivista de ensino.
( ) Tecnicista. A aprendizagem voltada para a prática com valorização da técnica. Lei 5.692/71 e a qualificação para o trabalho.
2. Moran (1.994) apresenta uma definição para Educação a Distância a partir de uma distinção em relação ao “ensino a distância”. Assinale a alternativa que expressa à afirmação do autor sobre Educação a Distância. (0.5)
xa) Processo de ensino aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Apesar de não estarem juntos, de maneira presencial, eles podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a Internet; 
b) É uma relação de diálogo, estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar essa comunicação; 
c) Seria um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por grande estrutura, baixo diálogo e grande distancia transacional;
d) no sentido fundamental da expressão, é o ensino que ocorre quando o facilitador e o sujeito que aprende estão separados (no tempo e/ou no espaço);
e) É uma espécie de educação baseada em procedimentos que permitem o estabelecimento de processos de ensino e aprendizagem mesmo onde não existe contato face a face entre professores e aprendentes – ela permite um alto grau de aprendizagem individualizada.
3. Comente quais os desafios da Educação a Distância com a formação de professores para atuar com as novas tecnologias. Mínimo 4 linhas. (1.0)
Os desafios da educação a distância com a formação de professores são variados, com o acelerado avanço das tecnologias e as mudanças constantes tanto sociais como, econômicas, políticas e culturais. Os desafios tornam-se cada vez maiores. O papel deste profissional não é apenas ver a educação atendendo às exigências mercadológicas e sim saber lidar com essas novas nudanças e paradigmas sociais, formando professores que sejam capazes de lidar com as diversidades do mundo contemporâneo. Rompendo com alógica dominante/conservadora, devem ser eles voltados para uma lógica emancipadora/progressista.
4 Marque um X na resposta correta. Em relação à Educação a Distância (EAD) e o mercado de trabalho, podemos afirmar que: (0.5)
X a) o aluno da EaD desenvolve habilidades e competências solicitadas pelo mercado de trabalho;
b) o mercado de trabalho forma seus próprios profissionais, com as habilidades e competências que necessita;
c) os cursos da EaD não são aceitos no mercado de trabalho, pois não são reconhecidos pelo MEC;
d) o aluno da EaD desenvolve habilidades que não são aceitas pelo mercado de trabalho. 
Bom trabalho!

Outros materiais