Buscar

portifolio2 tec.educ.EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Pedagogia - Semestre: 1º - Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Nome do aluno: (a): Odelci Ines Gotin RGM: 053.16393 
Atividade referente às aulas 1 e 2 Enviar no Portfólio 2
1 - As transformações ocorridas no final dos anos de 1970 e a partir da década de 1980 nos remetem à vivência em redes, em um mundo agora globalizado, que se inter-relaciona e se reorganiza numa dimensão planetária. É nesse contexto que essas transformações vão imprimir mudanças significativas, tanto nas relações sociais, econômicas, políticas quanto no que diz respeito especificamente à educação, impondo assim, novas formas de ensinar e aprender. 
Com relação à Tecnologia e Educação, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta (0.5)
a) - As novas tecnologias estão sendo incorporadas ao processo ensino-aprendizagens sendo as ferramentas atuais utilizadas por nossas escolas na construção do conhecimento; 
b) - Dentro desse cenário, é necessário pensar na formação dos professores, bem como nas correntes teóricas para embasar esse processo de ensino, o acesso e a democratização do uso das novas tecnologias;
c) - A escola sempre foi palco para a inserção de tecnologia que, como aponta Oliveira (2001), “são produtos da ação humana, historicamente construídos, expressando relações sociais das quais dependem, mas que também são influenciadas por eles”;
d) - Para Pretto (1997), um dos conceitos chave do mundo contemporâneo é o de rede. Não se trata de um conceito novo, surgido somente no final do milênio, mas a partir da segunda metade do século XX, quando se ampliou de forma considerável e passou a ter uma dimensão planetária; 
X e) - A tecnologia se restringe apenas ao uso do computador.
2 - Descreva como são denominadas as teorias de aprendizagem que hoje estão colocadas no universo escolar formatizado. Estas correntes de pensamento, segundo Silva (1998), vão deste empirismo até os teóricos da psicologia cognitiva, passando ainda pelas teorias clássicas de Piaget, Vygotsky e Wallon; e aqui no Brasil a autora chega a mencionar Paulo Freire como um referencial importante. (1.0).
I - Empirismo – o ser é considerado ao nascer como uma tábua rasa, ou seja, sem nenhum conhecimento, e então ele vai se moldando e aprendendo no decorrer de seu desenvolvimento, acumulando os conhecimentos adquiridos durante todo esse processo, um ser que nasce vazio e vai acumulando conhecimentos no decorrer de seu desenvolvimento.
II - Inatismo ou nativismo – O ser nasce com uma pré-disposição para aprender algo, ou seja, ele nasce com mais facilidade física ou psicológica para aprender algo, por hereditariedade capaz de marcar as diferenças individuais.
III - Associacionismo – O ser é capaz de analisar e responder a uma dada situação a partir das suas percepções e interrogações, consiste então na combinação de uma série de condutas simples, chegando ao comportamento complexo. 
3 - Andréa Filatro (2009) propõe a apresentação de um panorama geral de três perspectivas dominantes que são utilizadas para compreender o ensino-aprendizagem em educação medida pela tecnologia. Cite-as e comente cada uma delas. (1.0)
Perspectiva Associacionista- é uma concepção que o ser humano vai aprendendo por associação, as pessoas aprendem por associação inicialmente por meio de condicionamento estímulo/resposta simples, posteriormente através da capacidade de associar conceitos em uma cadeia de raciocínios. É um modelo de aprendizagem centrado no professor, ressaltando que essa perspectiva preocupa-se em enfatizar a aprendizagem ativa, análise cuidadosa e feedback de resultados, sobre tudo de alinhamento de objetivos. 
Perspectiva Cognitiva- aprendizagem como alcance de compreensão, uma construção ativa do indivíduo como o conhecimento, as pessoas aprendem ao explorar ativamente o mundo que as rodeia recebendo feedback de suas ações e formulando conclusões, integração de conceitos, problemas pouco estruturados, domínio de tarefas, ambientes interativos e desafios apropriados, treinamento e modelagem de habilidades metacognitivas, compreensão conceitual, desempenho estendido, auto avaliação da autonomia na aprendizagem.
Perspectiva Situada- valoriza o contexto social da aprendizagem, contexto deve ser próximo ou idêntico a situação na qual o aluno aplicará aprendizagem adquirida, aluno sujeito as influências sociais e culturais em que a aprendizagem ocorre. Atividade inerentemente social, participação em práticas sociais de investigação e aprendizagem, a identidade do aluno é moldada ao relacionar-se com a comunidade. 
Bom trabalho!

Outros materiais