Buscar

PORTIFOLIO4 TEC. EDUC.EADS

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
�
Curso: Pedagogia
Semestre: PEDAGOGIA 1º SEMESTRE
Disciplina: TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Aluno: Odelci Ines Gotin RGM: 053.16393
 
Atividade referente às aulas 3 e 4 Enviar no Portfólio 4
01. Analise as alternativas sobre os conceitos modernos e tecnologias utilizadas para educação: (0,5)
I - Modelos de Educação Totalmente Via Web: em geral combina a internet com o material impresso e vídeos que ficam no ambiente virtual de aprendizagem, ou são enviados em DVD para os alunos, há cursos que combinam material impresso, CD/DVD e Internet.
II- A educação a distância EAD é apropriada para todos os públicos, todo as idades, ou seja, é apropriada para ser utilizada na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, no ensino superior, na pós-graduação e na educação continuada (educação em serviço, por exemplo).
III- Modelos de Educação a Distância Via satélite: são utilizadas três mídias ou três formas de comunicação do professor com o aluno: material impresso, aulas interativas ao vivo (via satélite) e internet (atividades desenvolvidas no ambiente virtual).
Sobre as alternativas acima, é CORRETO afirmar: 
a) ( ) As alternativas I e II estão corretas
b) (X) As alternativas I e III estão corretas
c) ( ) Apenas a alternativa I está correta
d) ( ) Apenas a alternativa III está correta
e) ( ) Todas alternativas estão corretas.
02. Explique a seguinte citação de Moran (2003): ...com a educação on-line os papéis do professor se multiplicam, diferenciam e complementam, exigindo uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações, propostas, atividades. O professor que até pouco tempo atuava somente em salas de aula presenciais, na qual “expunha conteúdos”, no contexto atual passa a se deparar com a possibilidade de transcender as “informações fechadas” em blocos, para caminhar livremente em um ambiente próprio para que professor e aluno revejam a posição de emissor-receptor informacional... (mínimo 5 linhas) (1,0)
A interatividade e uma nova postura do professor, nas aulas presenciais como nas aulas à distância os alunos tem a internet como aliada na construção do conhecimento. É necessário mudanças na forma que se estrutura a transmissão do conhecimento, reorganizar o processo de ensinar, o desafio nesse momento é superar o modelo de escola tradicional. O professor nesse sentido é chave principal, deve deixar de lado a roupagem de detentor do conhecimento e passar a ser o mediador. Na sala presencial ou virtual o professor não é um contador de histórias, ele converte-se em formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências. O papel do professor na sociedade globalizada e tecnológica é o de implementação de novas práticas pedagógicas seja na educação presencial seja na educação à distância. 
	
03. Após a leitura das aulas 3 e 4 responda: o ensino a distância é capaz de propiciar uma educação de qualidade da mesma forma que o sistema presencial? Justifique sua resposta. (1,0)
Em relação a educação a distância acredito que pode-se adquirir conhecimentos da mesma forma que o sistema presencial, pois os estudantes acabam dedicando mais tempo para o estudo devido a disponibilidade de ferramentas que facilitam a busca por informações, pois além de proporcionar o gerenciamento do tempo, promove a inclusão e facilita o alcance de alunos que geograficamente nunca teriam acesso ao ensino superior, além de serem consideradas mais atrativas que as aulas presenciais pois usam de mais recursos tecnológicos.
	Bom Trabalho!

Outros materiais