Buscar

Psicomotricidade - Resumo para prova

Prévia do material em texto

Psicomotricidade 
Resumo
Capitulo 01 – Motricidade e Psicomotricidade - Livro Jacin Bueno 
O movimento é o principal elemento no crescimento e no desenvolvimento da criança. Toda a ação está pertinente a um movimento e todo ato motor tem uma ação e um significado. Mesmo em seus estágios mais primitivos, como a fase dos movimentos reflexos. 
Reflexos são executados independentes da nossa vontade e muitas vezes sem que deles tenhamos conhecimento, quando há um estímulo que causa a reação. 
São os atos reflexos que caracterizam os atos voluntários no futuro. 
Movimentos Voluntários – Refere-se às ações controladas e que objetivam realizar a satisfação dos desejos e objetivos ali impressos. 
Os movimentos automáticos acabam sendo intermediários entre as atividades reflexas e as voluntárias. Eles não são inatos e nem inteiramente independentes de nossa vontade como os reflexos, pois podem ser modificados ou interrompidos a qualquer momento. 
O movimento, segundo muitos autores, é visto como o facilitador dos outros desenvolvimentos (cognitivo, afetivo, social e relacional.)
Motricidade O mesmo que motilidade, domínio do corpo, agilidade, destreza, locomoção, faculdade de mover-se voluntariamente. 
Psicomotricidade É uma ciência relativamente nova que, por ter o homem como objeto de estudo, engloba várias áreas como educacionais, pedagógicas e de saúde. Envolve-se com o desenvolvimento global e harmônico do individuo desde o nascimento. Portanto, é a ligação entre o psiquismo e a motricidade. 
Dentro da evolução da psicomotricidade, no inicio desde século a sua noção fixou-se sobretudo no desenvolvimento motor da criança, depois foi estudada a relação entre o atraso do desenvolvimento motor e o atraso intelectual da criança, depois estudaram o desenvolvimento da habilidade manual e de optidões motoras em função da idade até se chegar á posição atual da psicomotricidade: Ultrapassar os problemas motores e trabalhar também a relação entre o gesto e a afetividade e a qualidade de comunicação por intermédio dos mesmos. 
Sociedade Brasileira de Psicomotricidade - Define a psicomotricidade como: Uma ciência que tem por objetivo o estudo do homem por meio do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo. 
Na psicomotricidade é trabalhada a globalidade do individuo. 
O desenvolvimento psicomotor acontece no processo conjunto de todos os aspectos (motor, intelectual, emocional e expressivo), e dividi-se em 2 fases: Primeira infância (0 a 3 anos) e segunda infância (3 a 7 anos) ficando maduro por volta de 8 anos de idade. 
A psicomotricidade tem por objetivos maiores fazer do individuo: 
Um ser de comunicação 
Um ser de criação
Um ser de pensamento operativo, ou seja, a psicomotricidade leva em conta o aspecto comunicativo do ser humano, do corpo e da gestualidade. 
Capitulo 06 – Conceitos de Psicomotricidade 
A psicomotricidade se divide em dois conceitos: 
Conceitos Funcionais – As condutas funcionais referem-se àquelas cuja ação, qualidade e mensuração são possíveis de ser percebidas e que conjuntamente formam a integralização motora do ser humano num espaço e num tempo enquadrado. 
Coordenação Dinâmica Global – A coordenação dinâmica global ou geral é considerada como a possibilidade de controle dos movimentos amplos do nosso corpo. Para que ela ocorra é necessária uma perfeita harmonia de grupos musculares colocados em movimento ou em repouso. 
A coordenação global tem dois aspectos:
A coordenação estática a qual é realizada em repouso (existe equilíbrio na ação dos músculos) tem que haver um bom controle postural, 
A coordenação dinâmica – é a colocação em ação simultânea de grupos musculares diferentes, com vista à execução de movimentos voluntários mais ou menos complexos (correr, saltar, arremessar bolas, andar, marchar...) ter um bom automatismo. 
De 3 a 4 anos – Atividades recomendadas devem envolver a noção de amplitude de movimento. 
Com 5 e 6 anos – Atividades que envolvam coordenação global. 
Com 7 a 12 anos – Valências físicas como força, velocidade, resistência, coordenação e habilidade, incentivar toda a atividade. 
Coordenação motora fina – É considerada a capacidade de controlar os pequenos músculos para exercícios refinados como: recorte, colagem, encaixar etc. Atividades Pintura com pincel, pentear-se, jogo de pega varetas... 
A coordenação viso motora – é definida como a capacidade de coordenar os movimentos em relação ao alvo visual. 
A coordenação viso-manual – é a coordenação entre a visão e o tato, os segmentos da cabeça e das mãos, que juntamente permitem á criança poder segurar e controlar o movimento para o objeto, por meio de instrumento de apoio ou não, do que os olhos veem. Exemplo à escrita que é a viso-manual gráfica. 
A coordenação músculofacial – refere-se a movimentos refinados da face propriamente ditos é fundamental na aquisição da fala, da mastigação e da deglutição. 
Postura – relacionada como o tônus, constituído uma unidade tônico-postural cujo controle facilita a possibilidade de canalizar a energia tônica necessária para realizar os gestos, prolongar uma ação ou levar o corpo a uma posição determinada. A criança só aprenderá novas habilidades em determinadas postura (sentada, em pé, deitada) se mantiver uma postura adequada e dominada. 
Distonia de atitude – Consiste em modificações posturais que podem aparecer em qualquer posição, pois se relaciona com a tensão muscular. Ex – Torcicolo
Distonia Neurovegetativa – relaciona-se aos transtornos emocionais ou afetivos devidos a um desequilíbrio neurovegetativo. Manifestam-se por um estado de hipotensão. 
Tônus – Referindo-se ao tônus muscular. Músculo hipertônico ou espástico é um músculo no qual a resistência à distensão é elevada e um grau. Músculo hipotônico é quando a flacidez é elevada. O desenvolvimento do tônus é uma condição básica para a aquisição de movimentos manuais coordenados viso-manual. 
Equilíbrio – O equilíbrio é à base de toda a coordenação dinâmica global. É a noção de distribuição do peso em relação a um espaço e há um tempo e em relação ao eixo de gravidade. 
Equilíbrio estático – Mais dificuldade sendo mais abstrato e exige muita concentração, capacidade de se sustentar em diferentes situações (com os olhos fechados, sobre um pé...), seu domínio implica o controle da postura. 
Equilíbrio dinâmico – Esta em estreita relação com a constituição estato-ponderal, com as funções tônicas motoras, com os membros e órgãos tanto sensoriais como motores. (andar na ponta dos pés, correr com o copo cheio de água na mão...) 
Respiração – O ato respiratório compreende duas fases a inspiração e a expiração. Uma boa oxigenação depende de uma boa educação corporal. 
Esquema corporal – O esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança, sendo seu núcleo central, pois reflete o equilíbrio entre as funções psicomotoras e sua maturidade. A consciência do corpo é alcançada pela percepção do mundo exterior, da mesma forma que a consciência do mundo exterior acontece no meio do corpo. É a consciência do próprio corpo. É o conhecimento intelectual das partes do corpo e de suas funções. Os prejuízos na formação do esquema corporal refletem-se sob múltiplas formas: a criança torna-se desajustada, demonstram dificuldade de compreensão das palavras que designa a posição espacial (p/ por b/, b/ por d, p/ por q/ etc). Prática apontar o membro e perguntar o nome, com os olhos vendados reconhecer a parte do corpo que tocou em si e no boneco. 
Imagem Corporal – É a impressão que a pessoa tem de si mesma (baixa, alta, gorda, magra etc). 
Lateralidade – É a capacidade motora de percepção integrada dos dois lados do corpo: direito e esquerdo. É o elemento fundamental de relação e orientação com o mundo exterior. 
Lateralidade Homogênea – dominância destra ou canhota em nível de todas as observações (membros superiores, inferiores, olhos, ouvidos..)
Lateralidade Cruzada – destra da mão, canhota do pé,do olho, do ouvido e vice-versa.
Ambidestra – é tão hábil do lado esquerdo quanto do direito. 
Prática – pular com ambos os pés dentro de um circulo, depois um pé, depois o outro; pular com o pé direito ou esquerdo. 
Relaxamento – É uma forma de atividade psicomotora na qual se objetiva a redução das tensões psíquicas, levando a descontração muscular. Prática – pedir para a pessoa ficar deitada e dura como um boneco de gelo e depois mole como se tivesse derretido. 
Organização espacial – É a tomada de consciência da situação das coisas entre si. È a possibilidade, para a pessoa, de organizar-se perante o mundo que a cerca, de organizar as coisas entre si, de colocá-las em lugar de movimentá-las. É ter noção de direção (acima, abaixo, à frente, atrás, ao lado) e de distancia. Toda a nossa percepção do mundo é uma percepção espacial na qual o corpo é o termo de referência. Prática – Obedecer a ordens – colocar as mãos embaixo da cadeira, passar através de um arco, passar sobre um arco e etc. 
Organização temporal – É a capacidade de situar-se em função: da sucessão dos acontecimentos (antes, durante e depois), da duração dos intervalos (hora, minuto, segundo, aceleração, freada, andar, correr), renovação cíclica dos períodos (dias, semanas, meses), do caráter irreversível do tempo (envelhecimento, plantas e pessoas). Prática – organizar o calendário da escola, falar o que fez ontem, hoje e o que pretende fazer amanhã, reconhecer pessoas mais novas e mais velhas...
Ritmo – O ritmo é a força criadora que está presente em todas as atividades humanas e se manifesta em todos os fenômenos da natureza. A maneira como andamos, como falamos, como realizamos os gestos da vida diária a esse ritmo chamamos de ritmo vital. Existem ritmos externo como: ritmo das estações, dos dias, claridade, escuridão... E existem ritmos interno que são ciclos vitais. Prática – dança da cadeira, dança com a bexiga, produzir sons com o corpo...
Ritmo Ultradianos – são das células cerebrais, do coração, da respiração e que mantem o corpo atuante. 
Ritmo Circadianos – sono, metabolismo, fome, sede, endócrinos, temperatura... 
Ritmo Infradianos – modificações periódicas como o ciclo menstrual. 
|Ritmo psicológico – que interverem no ritmo vital. 
Estruturação espaço temporal – é a capacidade de avaliar o tempo-espaço – prática – marchar pulando obstáculos, pular de um pé só quando ouvir o tambor e, ao cessar o som parar nos dois pés...
Percepções – É a capacidade de reconhecer e compreender os estímulos. Audição, olfato, tato, paladar e visão e reações como fome e sede.
Percepção auditiva – É a habilidade para interpretar estímulos auditivos. Prática – Andar em direção á fonte sonora proveniente de um canto da sala. 
Percepção Visual – Quando manipulamos talheres, andamos em uma sala, utilizamos um lápis, quando conhecemos ou diferenciamos objetos, cores, tamanhos, símbolos. Prática – Identificar formas geométricas, agrupar objetos pela forma, cor, tamanho etc. 
Percepção tátil – Variações de pressão, temperatura, pesado e leve, seco, úmido e molhado, formas, volumes. Prática – palpar vários tipos de tecidos, lixas, vidros, madeiras, algodão, papel. Separar pelo tato formas diferentes recortandas em madeira ou papel grosso. 
Percepção Olfativa – Envolve a capacidade de distinguir odores. Prática – discriminar duas ou três frutas pelo perfume, estando de olhos abertos e depois fechados. 
Percepção Gustativa – Envolve a capacidade de distinguir sabores, associando-os à origem. Prática – reconhecer objetos pelo gosto: limão (ácido) iogurte (azedo), mel (doce), sal (salgado), café sem açúcar (amargo), pimenta-do-reino (picante). 
 
Conceitos Relacionais 
Expressão – Por meio dela a criança exprime verdadeiramente os seus sentimentos e, consequentemente, as suas dificuldades sejam elas psicológicas, físicas ou biológicas. No começo a criança ficará tímida porem depois irá agir com mais espontaneidade. 
Comunicação – Expressão e comunicação estão intimamente relacionadas, pois, quando o individuo aprende a expressar-se corporalmente, assume sua identidade e se relaciona com o outro e com o mundo. 
Afetividade – A afetividade é fator estimulante necessário em todo desenvolvimento psicomotor e a primeira comunicação da criança, com o meio é psicomotora, pelo movimento, devendo essa permanecer na vida do individuo. Exemplo: a criança sente a afetividade da mãe no útero, porém recupera a mesma afetividade quando dar o peito e quando dar banho e carinho. 
Agressividade – Agressividade é o resultado de um conflito entre o desejo de afirmação pela ação e os obstáculos e interdições que essa afirmação encontra. A solução da agressividade é levá-la para o meio simbólico, como lutas de desequilíbrio, de tração, de pressão. Por meio disso a criança pode vivenciar por meio simbólico a agressão, dominá-la e ai estabelecer uma adaptação. 
Limites – Limite interno – é o toque, o afeto, o desafeto, sensações de prazer e de desprazer. Limite externo – ligado a ação e a comunicação. Noções espaciais, temporais, textura, de relação entre os desejos das pessoas etc. 
Corporeidade -

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes