Buscar

APOL 5 ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 5 ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
Questão 1/5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais PG 283
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), há várias classificações de transporte, levando-se em consideração a forma e o tipo. Em relação às FORMAS, as classificações mais comuns quanto à sua natureza são: privada ou pública. As classificações dos TIPOS de transporte dizem respeito às modalidades: ônibus, trem, metrô, táxi, etc.
Quanto à natureza do transporte, Vasconcellos apud Bernardi e Brudeki (2013), classifica o transporte em coletivo, ou seja, aquele que pode ser utilizado por várias pessoas ao mesmo tempo; e privado, que é utilizado pelo proprietário. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo:
I - Para a gestão urbana, o primordial é que o transporte coletivo dê lugar ao transporte individual, em virtude do elevado curso financeiro que a disponibilização do primeiro acarreta aos cofres públicos;
II - Para a gestão urbana, em virtude do elevado número de automóveis nas ruas que transitam em horários específicos, o primordial é estabelecer o rodízio de automóveis de acordo com o número final das placas de cada um;
III - Para a gestão urbana, o primordial é que o transporte individual dê lugar ao transporte coletivo, em virtude do elevado número de veículos que transitam nos grandes centros, em horários específicos, causando lentidão. 
Após a análise das proposições acima, escolha a alternativa correta no que se refere ao transporte:
	
	A
	Somente as proposições I e II estão corretas;
	
	B
	Apenas a proposição III está correta;
	
	C
	Somente as proposições II e III estão corretas;
	
	D
	Todas as proposições estão corretas;
	
	E
	Todas as proposições estão incorretas;
Questão 2/5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais PG294
Considerando os estudos feitos na disciplina de Gestão de Serviços Públicos Municipais, sabe-se que os serviços públicos de transporte coletivo têm como função básica minimizar qualquer dificuldade relacionada à locomoção dos cidadãos. É com essa proposta que a Lei da Mobilidade Urbana condiciona ações programáticas e instrumentos de apoio ao aprimoramento dos sistemas de mobilidade urbana e à melhoria da qualidade dos serviços às possibilidades orçamentárias, tanto da União quanto dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (art. 25, Lei nº 12.587/2012), devendo ainda fixar critérios e condições para acesso aos recursos financeiros. (BERNARDI, Jorge. BRUDEKI, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: InterSaberes, 2013).
Com base no texto acima e nos estudos feitos na disciplina de Gestão de Serviços Públicos Municipais, responda: quais são as etapas necessárias ao planejamento de um sistema de transporte coletivo? 
	
	A
	solução do problema, avaliação, implementação e análise do ambiente e resolução do problema. 
	
	B
	interação com meio ambiente, geração de solução e implementação;
	
	C
	definição do problema, geração da solução, análise da solução, avaliação e escolha, e implementação.
	
	D
	definição do problema, solução do problema, implementação do custo, avaliação do planejamento.
	
	E
	Análise SWOT, implementação, recursos e auditoria;
	
	
	
Questão 3/5 - Organização Municipal
A Administração Direta corresponde à prestação dos serviços públicos diretamente pelo próprio Estado e seus órgãos. Assim, quando a União, os Estados-membros, Distrito Federal e Municípios, prestam serviços públicos por seus próprios meios, diz-se que há atuação da Administração Direta. (RODRIGUES, Douglas. Administração Pública: uma visão ampla da administração pública direta e indireta. Disponível em: <http://douglascr.jusbrasil.com.br/artigos/>. Acesso em: set. 2015.)
Segundo Bernardi (2012), a Lei Orgânica Municipal pode estabelecer as diretrizes da própria estrutura administrativa municipal e cabe ao município definir como irá organizar a estrutura administrativa do Poder Executivo. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, assinale a alternativa abaixo que apresenta os órgãos da Administração Direta:
	
	A
	Secretarias
	
	B
	Fundações públicas
	
	C
	Empresas de economia mista
	
	D
	Empresas públicas
	
	E
	ONGs
	
	
	
Questão 4/5 - Organização Municipal PG 222
“[...] quando a União, os Estados-membros, Distrito Federal e Municípios, prestam serviços públicos por seus próprios meios, diz que há atuação da Administração Direita. Se cria autarquias, fundações, sociedades de economia mista ou empresas públicas e lhes repassa serviços públicos, haverá Administração Indireta.” (RODRIGUES, Douglas. Administração Pública: uma visão ampla da administração pública direta e indireta. Disponível em: <http://douglascr.jusbrasil.com.br/artigos/>. Acesso em: set. 2015.)
De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina e com os estudos realizados, analise as proposições abaixo quanto à administração pública indireta:
I - A administração pública indireta ou descentralizada não pode ser confundida com Administração desconcentrada;
II - A administração indireta possui várias categorias de entidades que têm personalidade jurídica própria e que podem estar vinculadas ou não às secretarias municipais;
III - As autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as secretarias são órgãos que pertencem à administração pública indireta. 
Após a análise das proposições, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Todas as proposições estão corretas;
	
	B
	Apenas a proposição I está correta;
	
	C
	Apenas a proposição III está correta;
	
	D
	Somente as proposições I e II estão corretas;
	
	E
	Somente as proposições II e III estão corretas.
Questão 5/5 - Organização Municipal PG 240
A proteção do meio ambiente é competência comum da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios (art. 23, VI e VII). Porém, no meio urbano, o município deve atuar com maior ênfase, uma vez que dispõe de instrumentos mais ágeis e eficazes para combater a degradação ambiental. (BERNARDI, Jorge Luiz. A organização municipal e a política urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 4).
De acordo com o texto acima e com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, sabe-se que a proteção ao meio ambiente é de responsabilidade da Gestão Pública. Sendo assim, analise as sentenças abaixo a respeito desse tema e depois assinale a alternativa correta:
 
I - O município, por meio de sua legislação e da polícia ambiental, deve manter o ambiente ecologicamente equilibrado, atuando de forma mais enfática para preservá-lo para as atuais e futuras gerações;
II - O município deve atuar na racionalização do uso do solo, da água e do ar, por meio de controle e da fiscalização dos recursos naturais;
III - A política ambiental deve fiscalizar as florestas e os demais recursos naturais, porém, a água e o seu uso, em particular, devem ser fiscalizados pelo respectivo órgão competente existente em cada estado. (por exemplo: SABESP, SANEPAR, entre outros)
	
	A
	Todas as sentenças estão corretas;
	
	B
	Somente as sentenças I e III estão corretas;
	
	C
	Somente as sentenças II e III estão corretas;
	
	D
	Somente a sentença I está correta;
	
	E
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
RESPOSTAS: 1:B 2: C 3: A 4: D 5: E

Outros materiais