Buscar

Exercícios Psicologia Aulas 5 e 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Marcos é gerente de um banco localizado na Região Metropolitana de São Paulo. Ao receber muitas reclamações sobre o atraso no atendimento dos caixas bancários, solicitou ao Pedagogo do Banco que realizasse um treinamento com seus funcionários. Após um diagnóstico da situação problema que versava sobre a demora no atendimento ao público, o pedagogo concluiu que os funcionários do banco poderiam trabalhar mais rapidamente e com mais motivação, caso recebessem algum tipo de benefício ou recompensa pela qualidade do serviço prestado. Na intenção de melhorar a qualidade das condições de trabalho e aumentar a produtividade do banco para atender ao público, o pedagogo trabalhou com duas estratégias que seriam extensivas a todos os funcionários: Gratificação salarial de 3% de acordo com a produtividade no atendimento ao público e direito a mais 2 intervalos diários de 15 minutos cada para descanso. Marque a resposta que explica como as duas estratégias foram utilizadas no processo de condicionamento.
	��
	
	 
	Foram usados reforços positivos, pois o pedagogo queria condicionar comportamentos mais produtivos e usava como recompensas a gratificação salarial e o intervalo para descanso.
	
	
	Foi utilizada uma estratégia de reforço positivo, na medida em que o pedagogo percebeu que precisaria fomentar a competitividade entre os seus funcionários e deixar vários sem receber uma ótima recompensa para que o atendimento melhorasse.
	
	
	Não foi usado nenhum tipo de estratégia condicionadora, pois é obrigação da empresa fornecer aumento salarial e descanso remunerado.
	
	
	Foram usadas como reforço negativo, na medida em que o pedagogo queria punir quem não trabalhasse na maneira mais produtiva.
	
	
	Foi utilizada uma estratégia de punição para extinção do comportamento, pois os funcionários não seriam recompensados caso não apresentassem os comportamentos desejados pelos gestores.
	
	2.
	Watson (1930/1967) foi um dos precursores da teoria comportamental e afirmava que:
	��
	
	
	quando educamos uma criança, temos que levar em conta suas tendências, aptidões e influências genéticas, pois isso será determinante para o desenvolvimento da criança.
	
	 
	tudo pode ser aprendido. Ele afirmava que se lhe dessem crianças saudáveis e bem formadas, ele poderia treiná-las para que se tornassem especialistas em qualquer opção que ele quisesse: médico, artista, comerciante ou até mesmo ladrão, não importando suas tendências, aptidões e influências genéticas.
	
	
	o ambiente dá condições de a criança aprender, mas não promove nenhuma modificação no comportamento da criança.
	
	
	nem tudo pode ser aprendido, considerando que a criança já nasce com uma determinação biológica
	
	
	quase tudo deve ser aprendido, mas depende da vontade da criança.
	
	3.
	Define a aprendizagem __________________ pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como força propulsora da aprendizagem, numa relação de causa e efeito.
	��
	
	
	Significativa
	
	
	Crítica
	
	
	Transformadora
	
	
	Reflexiva
	
	 
	Comportamental
	
	4.
	O condicionamento operante é utilizado nas escolas com o objetivo de moldar os alunos às expectativas do professor. Assinale a alternativa correta:
	��
	
	
	Quando o professor quer que o aluno aumente a frequência de um comportamento desejado, como, por exemplo, ficar em silêncio na sala, ele não deve apresentar nenhum tipo de estímulo.
	
	
	Quando o aluno tira uma nota ruim, o professor deve apresentar um estímulo positivo com o objetivo de diminuir a frequência deste comportamento.
	
	
	Quando o aluno atrapalha a sala de aula, o professor deve apresentar um estímulo aversivo para o aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.
	
	
	O professor apresenta estímulo negativo ou aversivo após o comportamento de um aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.
	
	 
	O professor apresenta estímulo positivo após o comportamento de um aluno com o objetivo de aumentar a frequência daquele comportamento.
	
	
	5.
	A Escola de Psicologia Behaviorismo foi criada nos Estados Unidos, no século XIX, e tinha como objeto estudar o comportamento humano e as possibilidades de aprendizagem. Muitos conceitos importantes fazem parte dessa escola teórica que tem forte aplicação na prática educativa. Dentre eles, destacamos o conceito de reforço positivo. Das alternativas abaixo, marque a definição correta para reforço positivo.
	��
	
	
	Oferecimento de algum elemento material que a pessoa necessite internamente para que ela passe a apresentar os comportamentos que são desejados pelos seus líderes.
	
	
	É uma forma de extinguir comportamento, adotando a punição como procedimento.
	
	
	É uma recompensa pelos bons comportamentos humanos que deve ser aceita universalmente pela população.
	
	 
	Apresentação de um estímulo agradável, recompensador que aumenta a frequência de algum comportamento.
	
	
	É um estímulo que utiliza algumas sanções para o aumento da produtividade nas empresas e para a aprendizagem de comportamentos adequados no espaço educativo.
	
	6.
	Na concepção do comportamento defendida por Skinner o papel do _____________ é muito mais importante do que a maturação biológica. Na verdade, são os estímulos presentes numa dada situação que levam ao aparecimento de um determinado comportamento.
	��
	
	
	Sentimento
	
	
	Amor
	
	 
	Ambiente
	
	
	Estudo
	
	
	Desejo
	
	7.
	Uma escola autoriza os professores a manter como indicador de qualidade de resposta o uso de carimbos de estrelas para qualificar as respostas dos estudantes nos deveres de casa com o objetivo de incentivar os alunos a acertarem os exercícios; considerando que quanto mais estrelas, melhor a resposta. Esse comportamento é uma famosa técnica da teoria behaviorista. Identifique nas alternativas abaixo que técnica é essa:
	��
	
	
	reforço negativo, pois nem todos os alunos ganham muitas estrelas
	
	
	reforço condicionante, sempre que o aluno fizer o dever, vai querer ganhar estrelas
	
	
	reforço incondicionado, quando o aluno não faz o dever não ganha estrelas
	
	 
	reforço positivo, motiva o aluno a acertar a resposta
	
	
	extinção de comportamento, incentiva o aluno a parar de esquecer o dever de casa
	
	8.
	O behaviorismo declara que o comportamento é controlado por suas consequências. Qual das alternativas abaixo explica essa declaração?
	��
	
	 
	a consequência poderá aumentar ou diminuir a frequência de um comportamento
	
	
	o indivíduo apresenta a resposta de acordo com suas motivações internas
	
	
	a resposta comportamental continuará em virtude do estímulo antecedente
	
	
	o indivíduo é provocado pelo estímulo antecedente
	
	
	o indivíduo ao emitir uma resposta receberá uma consequênci
	
	1.
	De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias". Esse conceito nos remete a ideia de que:
	
	
	
	a cultura interfere no desenvolvimento.
	
	
	o inconsciente estabelece a fronteira do conhecimento.
	
	
	as características inatas determinam a aprendizagem.
	
	 
	é necessário um processo de dar forma, de configurar algo para que ocorra a compreensão.
	
	
	o reforço intermitente completará o todo.
	
	2.
	Nas leis da Gestalt é muito comum a expressão insight, lembrando o momento em que a percepção acontece e o todo se estrutura. Das situações abaixo qual delas poderia ser considerada um exemplo desse conceito?Carina ficou semanas se preparando para a prova, mas foi somente nessa aula que de repente após a correção, ela aprendeu.
	
	
	A música ajuda Mônica a aprender, ela canta os conteúdos dados e assim aprende.
	
	
	Pedro repete várias vezes o exercício, é assim que ele aprende inglês.
	
	
	Daniel copia o exercício várias vezes, assim decora o conteúdo.
	
	
	João e Pedro só estudam juntos, esse foi o jeito que encontraram para a aprender geografia e inglês.
	
	3.
	As aplicações das descobertas da Gestalt na Educação são muito importantes por recusarem o exercício puramente mecânico no processo de aprendizagem. Inclusive os teóricos representantes dessa teoria criticam o behaviorismo por estudar o comportamento dissociado do contexto. Nesse sentido, a Gestalt acredita que a aprendizagem:
	
	
	 
	é influenciada segundo o modo pelo qual o indivíduo constrói em si a percepção e o conhecimento que possui das coisas, pessoas e situações.
	
	
	resulta de processos exclusivamente inconscientes, resultados da história de cada indivíduo.
	
	
	tem como único fator a experiência que resulta da compreensão e percepção da mesma.
	
	
	não sofre consequências dos estímulos externos presentes no ambiente.
	
	
	é um processo isolado, e não existe a necessidade de experiências anteriores vinculadas ao problema.
	
	4.
	A percepção na teoria da Gestalt possui uma grande importância, a medida que permite com que o professor fique mais atento as razões de determinados comportamentos seus em relação à alguns alunos, pois:
	
	
	
	a aprendizagem está associada a capacidade inata de perceber, sem precisar de mediação
	
	
	os limites devem ser estabelecidos para que os alunos percebam quem é a autoridade
	
	
	a experiência perceptiva cria zonas de desenvolvimento proximal
	
	
	a percepção é fundamental no período sensório motor
	
	 
	muitas vezes nossas reações estão associadas a relações passadas, e trazemos para o aqui e agora sem percebermos
	
	5.
	O conceito de insight de acordo com a teoria da Gestalt nos remete a um fenômeno da aprendizagem que acontece quando:
	
	
	
	o reforço intermitente completará o todo.
	
	
	o inconsciente estabelece a fronteira do conhecimento
	
	
	o companheiro mais experiente interfere no processo do menos experiente
	
	 
	é necessário um processo de dar forma, de configurar algo para que ocorra a compreensão
	
	
	o professor controla a turma através do reforço negativo
	
	6.
	Sobre a Teoria da Gestalt, analise as assertivas:
Percepção é a forma pela qual o indivíduo interpreta os estímulos do meio ambiente, por meio das suas vivências e necessidades.
porque
A percepção não é a mera combinação de várias sensações, ela requer a integração de estímulos recentemente armazenados na memória. Estes traços de memória formam totalidades isoladas chamadas de gestalts, que utilizamos sempre para compreender as novas situações.
Considerando as duas asserções, é correto afirmar que:
	
	
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	
	a primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	a primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	 
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	as duas são falsas.
	
	7.
	O professor Marco  atua na Educação de Jovens e Adultos - EJA, em sua prática pedagógica Marco  enfatiza o insight como instrumento de aprendizagem, incentivando os alunos na busca de   suas próprias percepções e  respostas.
A prática pedagógica do professor Marco está baseada no estudo de qual  teoria psicológica ?
	
	
	 
	Gestalt.
 
	
	8.
	A Gestalt é uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. Funda-​se na ideia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. Os fundamentos básicos da Gestalt são:
	
	
	
	Abertura, Boa Continuidade, Semelhança, Unidade, Proximidade, Pregnância.
	
	
	Simetria, Boa Continuidade, Semelhança, Unidade, Proximidade, Fechamento.
	
	
	Assimetria, Boa Continuidade, Clausura, Longanimidade, Pregnância, Fechamento.
	
	 
	Boa Continuidade, Experiência passada, Semelhança, Proximidade, Pregnância, Clausura.
	
	
	Fechamento, Boa Continuidade, Semelhança, Clausura, Pregnância, Abertura.
_1570021887.unknown
_1570022968.unknown
_1570023131.unknown
_1570023135.unknown
_1570023195.unknown
_1570023246.unknown
_1570023263.unknown
_1570023264.unknown
_1570023261.unknown
_1570023260.unknown
_1570023198.unknown
_1570023199.unknown
_1570023197.unknown
_1570023138.unknown
_1570023139.unknown
_1570023194.unknown
_1570023136.unknown
_1570023133.unknown
_1570023134.unknown
_1570023132.unknown
_1570022972.unknown
_1570022974.unknown
_1570023129.unknown
_1570022973.unknown
_1570022970.unknown
_1570022971.unknown
_1570022969.unknown
_1570021907.unknown
_1570022958.unknown
_1570022963.unknown
_1570022965.unknown
_1570022966.unknown
_1570022964.unknown
_1570022961.unknown
_1570022962.unknown
_1570022960.unknown
_1570022948.unknown
_1570022950.unknown
_1570022951.unknown
_1570022949.unknown
_1570022939.unknown
_1570022943.unknown
_1570022947.unknown
_1570022940.unknown
_1570021909.unknown
_1570022937.unknown
_1570022938.unknown
_1570021910.unknown
_1570022935.unknown
_1570021908.unknown
_1570021902.unknown
_1570021904.unknown
_1570021906.unknown
_1570021903.unknown
_1570021900.unknown
_1570021901.unknown
_1570021899.unknown
_1570021878.unknown
_1570021883.unknown
_1570021885.unknown
_1570021886.unknown
_1570021884.unknown
_1570021880.unknown
_1570021881.unknown
_1570021879.unknown
_1570021873.unknown
_1570021876.unknown
_1570021877.unknown
_1570021874.unknown
_1570021871.unknown
_1570021872.unknown
_1570021869.unknown
_1570021870.unknown
_1570021866.unknown
_1570021868.unknown
_1570021865.unknown

Outros materiais