Buscar

Impactos do uso prolongado de lodo de esgoto e adubação foliar corretiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

P3 FERTILIZANTES
Inconvenientes de se usar lodo de esgoto por muito tempo no solo.
A utilização do lodo de esgoto por muito tempo numa determinada área pode implicar no acúmulo de poluentes como metais pesados, patógenos e compostos orgânicos persistentes. Isso pode provocar impactos ambientais e na saúde humana. Assim, quando ele é utilizado em altas concentrações e por muito tempo na mesma área, pode atingir níveis de toxidez e prejudicar o desenvolvimento da cultura. Também acarretará uma deficiência de K, pois o lodo de esgoto é pobre nesse nutriente, já que este se encontra na fase liquida dentro do lodo de esgoto. 
Definir o que é uma adubação foliar substitutiva e corretiva e qual você gostaria de utilizar.
A adubação foliar substitutiva é utilizada em situações onde é plausível a substituição da adubação no solo pela adubação foliar, sendo mais comum para micronutrientes. Para os macronutrientes são raros os casos em que a eficiência dessa via de aplicação é comprovada. Assim, ela não é recomendada tecnicamente, pois são necessárias repetidas aplicações, tornando-se inviável na maioria dos casos. 
 Já a adubação foliar corretiva é utilizada quando se constata a deficiência nutricional e é feita a aplicação de um nutriente específico. É muito efetiva como adubação pois permite a rápida correção da deficiência desse nutriente. Porém, ela exige uma correta identificação do problema, o que demanda tempo, sendo mais comum em culturas perenes.
Dado os fatos, eu optaria por utilizar a adubação foliar corretiva, pois nenhuma adubação foliar substitui a adubação radicular e porque a adubação foliar corretiva corrigiria rapidamente os problemas de deficiência presentes na cultura.
Linha de plantio com e sem casca, mudas na linha com casca cresceram menos, pq?
A linha com casca pode ter sido prejudicada pela relação C/N do material que é alta, devido a deposição dos materiais e substancias como por exemplo a lignina, desequilibrando a disponibilidade de N para as plantas e prejudicando o desenvolvimento dessas.

Outros materiais