Buscar

AV TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 241944)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	HÁ CONCEITOS VARIADOS SOBRE OS TERMOS CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA. APESAR DA ANÁLISE PARTICULARIZADA DOS TERMOS SOCIEDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO MUNDO REAL É IMPOSSÍVEL ISOLAR ESSES CONCEITOS, POIS ESTÃO INTRINSICAMENTE LIGADOS POR UMA RELAÇÃO DIALÉTICA. COM SUAS PALAVRAS EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA ¿RELAÇÃO DIALÉTICA¿.
		
	
Resposta: Seria uma interconexão entre TECNOLOGIA, CIÊNCIA E SOCIEDADE de forma que uma influencia a outra.
	
Gabarito: DO GREGO ¿DIA¿ (TROCA) E ¿LEKTICÓS¿ (APTO À PALAVRA) O TERMO DIALÉTICA TEM A MESMA RAIZ DE DIÁLOGO. UMA RELAÇÃO DIALÉTICA SIGNIFICA UMA CONTÍNUA RELAÇÃO RECÍPROCA, NA QUAL NADA PODE SER ENTENDIDO ISOLADAMENTE, FORA DA REALIDADE À SUA VOLTA E SEM RELAÇÕES CONSTANTES DE DETERMINAÇÃO MÚTUA. TUDO E TODOS PERTENCEM A UMA "TOTALIDADE DIALÉTICA" E FAZEM PARTE DE UMA ESTRUTURA.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 171325)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O crescente e acelerado desenvolvimento tecnológico tem nos levado a refletir sobre os aspectos éticos e legais relacionados ao exercício do profissional da área de TI. Segundo José Augusto Guimarães, "a ética profissional tem por objeto o conjunto de valores que uma determinada classe profissional deve se orientar e seguir para alcançar um agir profissional correto e adequado para com a sociedade em que se insere (...)". Em abril de 2013, entrará em vigor a Lei dos Crimes Cibernéticos, que servirá principalmente para punir aqueles que se utilizam do mundo virtual para praticar atos ilícitos. Cite pelo menos três ações que não devem ser realizadas pelos profissionais de TI utilizando seu conhecimento técnico (ou seja, o que o profissional de TI não deve fazê-las), indicando assim uma conduta ética correta.
		
	
Resposta: Não vasculhar arquivos e pastas de terceiros; sigilo das informações da empresa ou órgão público, salvo mediante decisão judicial e não utilizar material da instituição em atividades particulares.
	
Gabarito: 1) Vasculhar arquivos e pastas de terceiros; 2) Invadir sites de empresas para tirar dados sigilosos; 3) Instalar programas espiões em computadores; 4) Prestar falso testemunho ou omitir informações sigilosas solicitadas por órgãos judiciais; 5) Utilizar, copiar ou negicor software sem direito ou autorização para tal (pirataria); 6) Utilizar os recursos de TI de terceiros sem autorização; 7) Apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 761348)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ciência tem seu reconhecimento nos dias atuais, principalmente, por ser produzida a partir ________________, algo que possibilita a confirmação de sua veracidade ao ser repetido. I- do método científico II- das tradições III- da observação
		
	 
	Somente a afirmação I está correta
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas
	
	Somente a afirmação III está correta
	
	Somente a afirmação II está correta
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 65872)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na análise da evolução social, científica e tecnológica do homem contemporâneo podemos identificar quatro abordagens principais. Assinale qual das abordagens apresentadas abaixo está realcionada à definição: "As tecnologias são apresentadas como autônomas, como algo fora da sociedade e são consideradas forças independentes, autocontroláveis, auto-determináveis e auto-expandíveis, vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade".
		
	
	Cibercultura
	
	Associação em rede
	
	Dialética
	
	Neutralidade
	 
	Determinismo tecnológico
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 66310)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos pontos do documento brasileiro sobre projetos da Sociedade da Informação (Livro Verde) é:
		
	
	quadro regulatório para diminuir lucros dos empresários.
	
	isolamento do Brasil para preponderância entre os países latino-americanos.
	
	administração centrada unicamente nos interesses do governo.
	
	falta de necessidade de fluência tecnológica por parte das pessoas.
	 
	pesquisa e desenvolvimento para gerar conhecimento e riquezas para a nação.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 66316)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, os usuários domésticos e empresariais estão recorrendo à computação na nuvem. Uma vez em formato digital a informação e o conhecimento são mais facilmente acessados, armazenados, recuperados, manipulados e compartilhados através das redes de computadores. Diante desse cenário podemos afirmar que:
		
	 
	A convergência tecnológica nos possibilita acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única
	
	A convergência tecnológica promove facilidades de acesso às informações desde que seja num lugar específico, através de um meio de comunicação determinado
	
	A convergência computacional nos impede de acessar as informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação, por falhas nas redes de telecomunicações
	
	A convergência computacional nos possibilita acessar as informações de lugares específicos e através de um meio de comunicação determinado (ligações telefônicas convencionais)
	
	A convergência digital dificulta a troca de informações no contexto das redes sociais e da Internet, pois limita a distância gerográfica
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 238449)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando falamos de TIC estamos falando da união de tecnologias + métodos + informações + comunicação e para isso precisamos dos Sistemas de Informação, responsáveis por processar os dados e gerar Informação e/ou Conhecimento. 
Analise as sentenças abaixo e indique V se Verdadeira e F se Falsa. Em seguida marque a alternativa correta, de cima para baixo:
( ) Dado e informação representam o mesmo conceito, com a diferença que o dado é armazenado e a informação disponibilizada.
( ) Dados representam fatos e Informações é o dado com significado a partir de um processamento.
( ) O dado é uma representação gráfica ou simbólica, sem sentido completo. Enquanto que a informação é um conjunto de dados com sentido completo.
( ) Os tipos de sistema de informação são classificados em função do nível estratégico da empresa, por exemplo os SIG são destinados ao nível estratégico.
( ) Os Sistemas Especialistas possuem um maior nível de complexidade e atendem ao nível estratégico da empresa.
		
	
	V - V - F - F - V
	
	V - F - V - F - V
	
	F - F - F - F - F
	
	V - V - V - V - V
	 
	F - V - V - F - V
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 568076)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A definição de um hacker no âmbito da informática indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nas TICs, sendo capaz de fazer hack( modificação) em algum sistema de Tecnologia da Informação. Conforme os aspectos éticos e legais relacionados ao exercício profissional na área de Tecnologia da Informação. Seria uma conduta ética e legal :
		
	
	usar trabalhos de terceiros sem autorização
	 
	prestar informações sigilosas solicitadas por órgãos judiciais
	
	vasculhar arquivos e pastas de terceiros
	
	instalar no máximo dois softwares (programas) proprietários sem licença
	
	utilizar senhas emprestadas de outras pessoas
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 238955)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Se um dia os profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) necessitavam de conhecimentos estritamente técnicos e tecnológicos para se sustentarem e evoluírem em suas carreiras profissionais, hoje este perfil não condiz mais com as exigências do mercado de trabalho. Segundo estudo realizado pela Randstad Technologies,empresa de soluções e consultoria de Recursos Humanos, especializada em Tecnologias de Informação, existe um déficit no mercado de TI, pois as empresas procuram por profissionais que tenham visão estratégica do negócio, seus diferenciais e como os potenciar, além de compreender as necessidades técnicas da companhia."
Segundo Frederico Costa, gerente nacional da Randstad Technologies, o que se presencia nos dias de hoje é um novo personagem: "são profissionais da área de TI atuando cada vez mais em gestão e contribuindo com seu conhecimento do negócio como um todo para alavancar os resultados. O papel do profissional desta área nunca esteve tão estratégico, afirma."
Fonte: http://www.metaanalise.com.br/inteligenciademercado/index.php
A partir desse texto, podemos afirmar que os profissionais de TI devem ter as seguintes características:
I - Ter capacidade para gerar inovação;
II - Ser, apenas, um bom executor de ordens;
III - Ter uma postura autônoma e proativa em sua vida profissional.
		
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa III está correta
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Somente a afirmativa I está correta
	
	Todas as afirmativas estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 164360)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São crescentes os debates sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC). Uma das preocupações tem sido o que vem se chamando de Exclusão Digital (do inglês "digital divide"). Por exclusão digital entende-se o surgimento de mais uma barreira sócio-econômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TICs, hoje simbolizadas na Internet. A questão do acesso passa pelos seguintes problemas: I. Infra-estrutura e acesso: facilidades coletivas e individuais de acesso local a baixo custo; II. Gestão e custeio (sustentabilidade): viabilização econômica e financeira para garantir a manutenção e atualização dos serviços locais; III. Conteúdo: oferta de conteúdos locais, serviços e sistemas de informação em nosso idioma, democratização de toda a informação legalmente pública, facilidades para a produção e disseminação de conteúdo local. Com base nas sentenças acima assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Somente a sentença III está correta.
	 
	Nenhuma sentença está correta.
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.

Outros materiais