Buscar

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL
	Simulado: GST0144_SM_201607247143 V.1 
	Aluno(a): CARLENE PALMIRA DO REGO MAGALHAES CABRAL
	Matrícula: 201607247143
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 18/10/2017 23:26:11 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201607968850)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das atribuições da administração de RH é avaliar o clima organizacional. Tal tarefa faz parte da sua missão sendo um dos principais compromissos assumidos pelo RH. A resposta que mais corrobora com esta afirmativa é
		
	 
	Porque as empresas devem ouvir seus funcionários através da área de RH para que possa proporcionar-lhes um bom clima organizacional
	
	Porque a administração de RH procura conciliar os interesses complementares da empresa
	
	Porque constitui uma oportunidade de realizar melhorias contínuas nos modelos de negócio da organização
	
	Porque o desempenho dos recursos humanos afeta o desempenho organizacional.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607322747)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Odontoprev, maior operadora de planos odontológicos do país, vem fazendo aquisições de concorrentes menores ao longo dos últimos três anos e promove um evento chamado Embarque com a gente como uma forma de gerar a percepção de incluir os colaboradores da adquirida no barco da Odontoprev. Nesse evento, fazemos uma apresentação geral da empresa, falamos do negócio, de algumas políticas gerais de recursos humanos, da filosofia de gestão. Enfim, é um boas-vindas, esclarece Rose Gabay, diretora de RH da operadora.  (Fonte: Revista Melhor, 2009).
A importância do evento Embarque com a gente  na gestão da cultura organizacional da Odontoprev  está em:
		
	
	Promover a integração do grupo, restabelecendo seu propósito central à luz da estrutura de papéis definidos em suas áreas originais.
	
	Promover a reflexão sobre a linguagem da empresa, dotada de significados especiais e que permitem aos membros de uma organização trocar idéias e mensagens emocionais.
	
	Promover e divulgar histórias imaginárias que ajudam a explicar atividades ou eventos que poderiam ser interpretados como confusos.
	
	Prover uma forma de administração de interesses divergentes conhecida como internalização
	 
	Ser um ritual que reforça normas e valores culturais, fortalecendo as relações no local de trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607315404)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os principais inimigos de um clima organizacional direcionado para a produtividade, podem ser interpretados como os problemas de relacionamentos entre áreas, colegas, gestores e subordinados, a falta de uma comunicação eficiente, as atitudes negativistas, a instabilidade emocional... Alguns dos sinais de que a Empresa está entrando neste contexto, podem ser percebidos pelo aumento do turnover, pela perda de talentos, pelo incremento de reclamações trabalhistas, pela regularidade do retrabalho, pela quantidade crescente no desperdício de material... Portanto, há ¿ neste contexto ¿ necessidade em ser aplicada uma Pesquisa de Clima para identificar e mensurar os fatores causadores desta insatisfação na ambiência de organização. Das alternativas a seguir, assinale aquela que reproduz corretamente a sequência das etapas que permitem o sucesso da implementação desta ferramenta estratégica no gerenciamento do Clima Organizacional:
		
	 
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Montagem dos Cadernos de Pesquisa; Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas; Divulgação da pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	 
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas; dos Cadernos de Pesquisa; Divulgação da pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Reuniões Informativas; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Montagem dos Cadernos de Pesquisa; Divulgação da pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
	
	Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção; Planejamento da Pesquisa; Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas; Montagem dos Cadernos de Pesquisa; Aplicação e Coleta da Pesquisa; Tabulação da Pesquisa; Divulgação dos Resultados da Pesquisa; Aplicação das Medidas Necessárias.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607970353)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Estudos demonstram e empresas contempladas com o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) confirmam que há uma estreita relação entre a qualidade do clima organizacional e a qualidade dos produtos e serviços. Analise as afirmativas que se seguem, com respeito as assunto: I- A gestão de Recursos Humanos examina como são proporcionadas as condições para o desenvolvimento e utilização plena do potencial das pessoas que compõem a força de trabalho, em consonância com as estratégias organizacionais. II- Ouvir os funcionários, individualmente, é responsabilidade de cada gestor da empresa. III- Querer fazer está diretamente relacionado com os recursos, os meios que o trabalhador precisa para realizar satisfatoriamente o seu trabalho. É correto afirmar:
		
	
	Apenas I e III são verdadeiras.
	
	I, II e III são verdadeiras.
	 
	Apenas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas II e III são verdadeiras.
	
	Apenas I é verdadeira.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608127166)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Embora os termos Cultura e Clima organizacional sejam facesdamesmamoeda,hádiferençasimportantesentreestesconcei→s.Ass∈a≤aseguirqualdasa<ernativasretrataade  amenteosrespectivosconcei→s:
		
	 
	O Clima Organizacional é uma medida, um indicador de até que ponto as expectativas das pessoas, sobre como se deveria trabalhar numa organização, estão sendo cumpridas, ao passo que a cultura organizacional se ocupa da natureza das crenças e expectativas sobre a vida organizacional.
	
	O Clima Organizacional se ocupa da natureza das crenças e expectativas sobre a vida organizacional, ao passo que a cultura é um indicador de se essas crenças e expectativas estão sendo concretizadas
	
	A Cultura Organizacional nos oferece uma percepção resumida da atmosfera e do ambiente da organização.
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	O Clima Organizacional envolve aspectos subjetivos que lembram as pessoas do "por que fazem as coisas assim".

Outros materiais