Buscar

. Simulado Discursivas Liderança e Coaching

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Liderança e Coaching
Leia o caso a seguir:
Rodrigo é um engenheiro civil, trabalha em uma empresa no ramo de construção de residências de alto padrão. Mostra-se engajado com a empresa e apresenta excelente competência técnica. A direção da empresa, percebendo sua performance, convida-o para assumir o cargo de coordenador da área de projetos. Essa equipe possui 25 colaboradores, nos cargos de engenheiro, arquiteto e projetista. Rodrigo nunca gerir pessoas. Preocupado em aprimorar seu desenvolvimento nessa nova carreira procurou o diretor da empresa e lhe perguntou o que deveria fazer para desenvolver suas competências para esse novo desafio. O diretor lhe sugeriu que fizesse coaching.
Analise o caso de Rodrigo e com base no material estudado, relate o que é o processo de coaching.
O coaching é um processo que favorece a autoconsciência, a reflexão e a ampliação da percepção de si, possibilita identificar potencialidades e fraquezas. Apoia o indivíduo a elaborar os seus planos de desenvolvimento através de uma metodologia estruturada. É uma ferramenta de desenvolvimento, que facilita o crescimento profissional do indivíduo com o propósito de atingir a satisfação pessoal e profissional.
 O gestor busca o coaching para atingir melhores resultados e para se desenvolver as suas competências estratégicas. (Resposta: Aula 1, Tem
Questão 2/5 - Liderança e Coaching
Um líder que tem objetividade em suas explicações, apresenta com clareza as suas expectativas em relação à equipe, esse líder está indo além do papel de um chefe. Pode-se dizer que esse líder está também sendo um coach junto a sua equipe.
Com base no acima exposto, explique a atuação do líder coach.
A atuação de um líder coach envolve a frequente colaboração para o desenvolvimento das pessoas de sua equipe. Esse tipo de líder faz com que os colaboradores potencializem e elevem a sua performance, além de se responsabilizar pelo desenvolvimento de talentos.
 O objetivo de um líder é influenciar as pessoas para que atinjam os resultados. Além de ser um líder, ele é um coach, porque se preocupa com o desenvolvimento das pessoas e reforça o melhor delas. O líder coach oferece feedbacks constantes, promove o autoconhecimento das pessoas e facilita o comprometimento com as tarefas. (Resposta: Aula 1, Tema 5
Questão 3/5 - Liderança e Coaching
Os líderes que têm sucesso em suas carreiras possuem certas características individuais.
Considerando o material de estudo, relacione e explique duas das características individuais dos líderes.
As características individuais dos líderes são:
* Carisma: habilidade natural para atrair pessoas. Um líder carismático influencia a equipe de trabalho para que os membros tirem o melhor de si mesmos para o benefício da empresa. *Líder atuante: deve ter um conhecimento profundo da empresa. Tem que saber manejar e organizar os recursos que tem a sua disposição. Estimula sua equipe para trazer resultados. *Assume responsabilidades: O líder abre novos caminhos e permite que os membros de sua equipe alcancem o sucesso. Visão a longo prazo. Adiantase aos problemas e detecta oportunidades. Toma decisões. 
*Entende sobre tecnologia: a tecnologia se tornou uma parte crucial de como vivemos e trabalhamos, nunca foi tão importante para os líderes compreender as atuais tecnologias. *Inovador: todo líder deve ser criativo para propor soluções inovadoras. Fomenta ideias novas e incita para enfrentar os riscos que elas possam gerar. Buscará sempre novas e melhores formas de fazer as coisas e mudar os processos. Esta é uma característica importante perante um mundo que avança rapidamente
*Negociador: Um bom líder é um grande negociador. Vende bem suas ideias através da persuasão e da convicção. Preza o processo ganha-ganha. 
*Feedback: oferece feedback das atividades desempenhadas e desenvolvimento profissional dentro da empresa. Assegura desta forma que os trabalhos continuem alinhados com a produção.
* Feedforward: oferece ideias e orientações visando o aperfeiçoamento de competências. Os pilares de ações o presente, o futuro e a positividade. Foca em melhorias na ação que estão ocorrendo agora visando o futuro.
* Informado: nenhuma organização pode sobreviver sem líderes que saibam manejar a informação. O líder deve processar, interpretar e analisar da forma mais criativa possível. (Resposta: Aula 2, Tema 1)
Questão 4/5 - Liderança e Coaching
De acordo com o conteúdo abordado na disciplina de Liderança e Coaching, analise as práticas utilizadas pelo líder coach para melhoria do processo de retenção de talentos nas organizações.
Relacione e comente três destas práticas
As práticas utilizadas pelo líder coach para melhoria do processo de retenção de talentos nas organizações são:
* Feedback e reconhecimento constante – reforça o potencial existente e incentiva o estabelecimento de planos de ação para melhorias.
* Gestão por competências – alinha junto a área de gestão de pessoas, programas que possam incentivar a manutenção dos profissionais talentosos através de uma remuneração variável, conforme as competências e resultados obtidos.
* Coaching – atuação de líder enquanto coachatravés de uma gestão mais humanizada e focada no desenvolvimento do liderado, contribuindo para o alcance das suas aspirações. *Avaliação de desempenho – percebe as necessidades do liderado e se a empresa está atendendo-as
*Comunicação assertiva – conversas impulsionadoras através de reuniões frequentes, alinhando cada vez mais o liderado ao negocio, permitindo que contribua com ideias e sugestões.
* Plano de carreira – incentiva que o funcionário para buscar o seu próprio autodesenvolvimento e aprendizagem continua. (Resposta: Aula 5, Tema 2)
Questão 5/5 - Liderança e Coaching
Para Sinnott e Gonçalves (Aula 6, Tema 4), “o counseling, coaching e mentoring estão dirigidos para atingir o desenvolvimento e crescimento pessoal para o futuro". Existem, porém diferenças entre mentoring e counseling.
Estabeleça as diferenças entre mentoring e counseling.
Mentoring está orientado a facilitar a aprendizagem de uma questão específica através de uma relação que mistura o apoio e a experiência na disciplina que o mentor intenta aprender. Counseling significa consultar, aconselhar, orientar, informar, assessorar, indicar. Pode-se dizer que o counseling facilita a tomada de decisões de forma autônoma por parte de quem consulta. É um assessoramento tanto para situação vital, como para estabelecimento de metas, valores e o futuro do cliente. (Resposta: Aula 6, Tema 4
Questão 1/5 - Processo Decisório Algumas etapas devem ser cumpridas para a solução de problemas, porém, sabemos que quan “enquadramos” um problema, na verdade, estamos fazendo algum tipo de simplificação, pois nã conseguimos lidar com o volume e complexidade real das informações do ambiente. Nos concentramos em algumas coisas e ignoramos outras. Mas é bom lembrar que nenhum enquadramento é capaz de sozinho revelar todo o panorama. 
Descreva as quatro etapas que compõem a “Versão Clássica” de solução de problemas. 
Percepção da necessidade de decisão ou oportunidade (descoberta); formulação de linhas alternativas de ação; avaliação das alternativas quanto às suas respectivas contribuições; escolha de uma ou mais alternativas para implementação (Aula 1, pg. 9)
 Questão 2/5 - Processo Decisório Kalfmann (1975) nos leva a refletir um pouco mais sobre a complexidade das decisões, quando nos apresenta os quatro contextos condicionais de uma decisão: Incerteza não estruturada; Incerteza estruturada; chance; e certeza.
 Descreva e exemplifique ao menos dois desses contextos condicionais de uma decisão. 
A resposta deve apresentar ao menos 2 dos 4 conceitos abaixo:
Incerteza não estruturada: os estados do sistema são desconhecidos a qualquer tempo. (Ex.: o número total de veículos das estradas de um município, a clientela de uma loja). 
Incerteza estruturada: os estados do sistema são conhecidos, mas não sabemos quais serão os estados do sistemaa qualquer tempo. Exemplo: uma batalha, na qual possíveis resultados podem ser declarados; fenômenos econômicos. 
Chance: os estados do sistema são conhecidos, assim como as leis de probabilidade a qualquer tempo. Se elas não variam com o tempo, a chance é chamada estacionária; caso contrário, ela é não estacionária. Exemplo: uma roleta, leis da genética, mortalidade dos seres humanos sob certas condições.
Certeza: os estados são conhecidos e podemos descrever aquele em que o sistema estará a qualquer tempo. Exemplo: numerosas leis macroscópicas da física; linha automática de produção supostamente sem panes, greves ou quaisquer outros incidentes; a posição dos astros. (Aula 1, pg. 10).
Questão 3/5 - Processo Decisório “As abordagens sobre processo decisório muitas vezes canalizam as análises para o contexto individual das decisões, como se elas fossem ações feitas por apenas um indivíduo. Mas a realidade não é bem assim. Mesmo quando alguém dá a decisão final, ela não aconteceu sem interveniência e apoio de outras pessoas. Quase sempre há na construção de uma decisão o envolvimento de mais de uma pessoa. Porém, mesmo assim, é possível se fazer análises sobre decisões de caráter individual e coletiva”.' 
De acordo com o conteúdo estudado, apresente as vantagens da decisão individual e as vantagens da decisão coletiva.
A vantagem da decisão individual é que não há tanta possibilidade de conflito, mas ela fica limitada a apenas uma visão. É bem possível ela seja limitada ou mesmo incorreta, mesmo havendo grande esforço em acertar. A vantagem da decisão coletiva é: há a possibilidade do surgimento de uma gama bastante ampla de visões, o que enriquece o processo de análise da decisão, dando abertura para que se leve em consideração mais pontos do que se levaria com poucas ou apenas uma visão. O custo agregado desse ganho é que, junto com essas visões, surgem elementos como disputa de poder, empatia e antipatia entre os participantes, interesses nem sempre harmonizáveis e questões que podem ser apresentadas sem a devida base legal, ética ou moral (Aula 2, pg. 15).
Questão 4/5 - Processo Decisório O Processo Decisório, conforme Mintzberg (1976, p. 246), trata-se de “(...) um conjunto de açõe fatores dinâmicos que inicia com a identificação de um estímulo para ação e termina com o engajamento específico de agir (...)”.
Com os elementos teóricos estudados, apresente a definição para “tomador de decisão”.
O tomador de decisão é o elemento que faz uma escolha entre várias alternativas, baseado em seus conhecimentos, valores ou crenças, considerando as relações de causa e efeito das opções disponíveis e visando à alternativa cujas consequências são as preferíveis. (Aula 3, pg. 11-12).
Questão 5/5 - Processo Decisório As organizações têm dois sistemas de comunicação distintos: o formal e o informal. O sistema d comunicação formal inclui relações de supervisão, grupos de trabalho, comitês permanentes e sistemas de informação da administração. Já o sistema de comunicação informal surge na interação diária dos membros da organização e baseia-se em proximidade, amizade, interesses comuns e benefícios políticos, mais do que em deveres formais do cargo. O sistema informal in a “rádio peão” e a “difusão de boatos” nas empresas.
Descreva a importância das tecnologias de informação para o processo decisório, bem como as recomendações de características que elas devem possuir
As tecnologias de informação, como o correio eletrônico e redes de computadores, aumentam imensamente as conexões entre os membros e podem estimular um fluxo maior de ideias e inovações. A recomendação mais comum talvez seja a de que o sistema de comunicação seja tão aberto quanto possível, considerando um ambiente de globalização, caracterizado pela alta competitividade, inovações tecnológicas e grande velocidade de mudanças (Aula 4, pg. 6-7)

Continue navegando