Buscar

ED 6º SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ED 6º SEMESTRE – Psicologia Organizacional do Trabalho
1-D
A primeira afirmativa é falsa, pois algumas atividades que uma empresa talvez necessite que o trabalhador desempenhe venha a ter a necessidade de conhecimento mais específico, conhecimento que poderia vir de uma educação formal.
2-D
O papel do psicólogo dentro de uma instituição é o de fazer levantamento das necessidades da empresa e de seus empregados, apontar os mesmos para o corpo de trabalhadores (isso vai desde funcionários à gerência), assim buscando a promoção da conscientização do que ocorre na instituição e em conjunto à ela entrar com planos de ação buscando promover mudanças.
3-B
Pela empresa colocar à disposição mais vagas de emprego do que a procura por tal vaga, ela tem como fazer um processo de seleção mais rigorosa, procurando assim um empregado que se encaixe melhor no perfil do cargo.
4-A
Quando falamos em turnover e absenteísmo falamos em aspectos que estão influenciando o empregado. Motivos externos como separação de um casal, falecimento de um familiar, influenciam no comportamento do empregado. Motivos internos como um ambiente hostil, baixa remuneração, falta de benefícios influenciam esses comportamentos.
5-C
Além de ele querer manter a confidencialidade, ao fazer um recrutamento externo a instituição conseguiria trazer novos empregados, renova a cultura organizacional, pode trazer aumento de capital intelectual.
6-A
Além dessas vantagens, o recrutamento interno é mais rápido, tem um aspecto motivacional para os funcionários pois o recrutamento interno encoraja o desenvolvimento pessoal.
7-D
Podemos por exemplo utilizar os métodos de observação e de entrevista. Respectivamente o método de observação pode ser mais aplicável em cargos simples, rotineiros, como os que compõem a estrutura da empresa. O método de entrevista dá para se realizar uma análise de cargo perfeita, sem erros e dúvidas, pois as perguntas já poderão ser pré-elaboradas e o analista pode conduzir da melhor forma que desejar para sua melhor coleta de dados.
8-B
Houve falha de comunicação entre o pessoal do RH e o pessoal do marketing, causando uma decisão inadequada. Poderia ser evitada ao terem uma ponte de diálogo aberta.
9-E
O método de observação é utilizado em atividades mais simples e repetitivas, onde se possa escrever todo o processo de trabalho detalhadamente, normalmente os setores operacionais facilitam este método de observar a pessoa trabalhando. O método de entrevista dá para se realizar uma análise de cargo perfeita, sem erros e dúvidas, pois as perguntas já poderão ser pré-elaboradas e o analista pode conduzir da melhor forma que desejar para sua melhor coleta de dados. O método de questionário é o mais usual, usado em todos os setores de uma organização, os questionários são elaborados anteriormente padronizados dentro de cada grupo de ocupacional, pois cada cargo grupo demanda uma peculiaridade.
10-C
Ao consultar um banco de dados de candidatos, que prove informações como experiências passadas, cursos, formação acadêmica, a respeito dos mesmos em menor custo financeiro e com maior rapidez se faz valer o recrutamento externo de modo que o propósito final do processo de recrutamento é atrair o candidato que melhor atenda às condições exigidas para um cargo em disponibilidade.
11-E
Poderia ser possível realizar uma dinâmica que fosse possível observar o comportamento do candidato diante de determinada situação, visando suas habilidades, o seu capital intelectual.
12-E
A carreira em Y amplia as possibilidades de crescimento (horizontal e/ou vertical), atingindo o direcionamento do anseio dos indivíduos por seu desenvolvimento profissional e, diretamente, o clima motivacional.
13-D
Deve-se considerar a alternativa D, as demais afirmativas deixam de considerar os três âmbitos da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho: indivíduo, instituição e sociedade, sem tomar partidos mas podendo atuar junto a situações que envolvam o emprego ou desemprego, fundamentado em referenciais teóricos e preceitos éticos.
14-D
A gestão de Recursos Humanos se consolida como a área que criará políticas de convivência entre os funcionários e seus superiores, além de transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso para todos os envolvidos.
15-B
Prover a organização de informações descentralizadas; facilitar a tramitação das informações; oferecer melhor atendimento às necessidades do cliente interno, que é facilitado pela proximidade e entendimento de suas necessidades; empregar eficientemente as informações recebidas, visando o desenvolvimento das estratégias organizacionais; aprimorar os produtos oferecidos aos recursos humanos por meio da antecipação de tendências da área; atuar de maneira que as ações e estratégias de RH alinhem-se às da organização.
Gabarito:
1-D; 2-D; 3-B; 4-A; 5-C; 6-A; 7-D; 8-B; 9-E; 10-C; 11-E; 12-E; 13-D; 14-D; 15-B

Outros materiais