Buscar

GABARITOAD2MACROOUT2017 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Análise Macroeconômica 
 Avaliação a Distância AD2
Questões
Suponha um país com os seguintes dados populacionais:
Total de habitantes = 1.000.000
População hábil ou em idade de trabalhar = 700.000
Estudantes em tempo integral de estudo e pessoas que optaram por exercer atividades domésticas não remuneradas = 100.000.
O IBGE com metodologia da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulga que a taxa de desemprego está em 10%. 
Então, qual o contingente de pessoas desempregadas nesse país?
Resposta: Populacao economicamente ativa = 600.000. O desemprego é medido com base na população economicamente ativa. Logo, a taxa de desemprego revela 60 mil pessoas desocupadas.
Se o presidente da República quer elevar as exportações, ele pode utilizar a taxa de câmbio como instrumento? Se você concorda, diga como? Cite um possível efeito adverso à economia devido a mudança cambial no sentido de elevar as exportações.
Resp: com uma desvalorização o pais passa a aumentar o volume exportado, pois o preço em moeda estrangeira do produto exportado fica menor. Porém, há o efeito adverso no mercado interno que é o do encarecimento dos preços dos produtos que são importado por nós.
O PIB potencial é descrito como uma função crescente em relação ao tempo (anos). 
O gráfico da função potencial tem uma inclinação positiva, como a figura 2.2. da aula 2 do nosso livro. Vamos imaginar dois gráficos do PIB Potencial . O primeiro seria relativo à economia brasileira nos anos de 1880 a 1920. O segundo para os anos compreendidos entre 1980 a 2020.
Perguntamos: 
1.Comparando esses dois gráficos, o que se pode esperar a respeito de suas inclinações? Quem teria a inclinação mais acentuada (maior inclinação) ? 
Resposta: Entre esses dois períodos percebe-se que no mais atual o efeito da tecnologia é bem maior.Portanto, a inclinação do PIB potencial é maior. 
2. O fato de ocorrer ou não recessão afeta significativamente a inclinação do PIB potencial ? Responda com uma breve justificativa.
Resposta: não afeta, pois o pib ´potencial é uma estimativa de uso de todos os recursos; recessão afeta apenas o PIB corrente.
“PIB negativo é praticamente impossível, mas PIB com taxa negativo, ah, isso tem.” Você concorda com a frase de um aluno do ensino médio? Justifique sua resposta.
Sim, a taxa negativa refere-se a taxa de crescimento negativa, ou seja, o PIB está menor do que o período anterior (recessão). PIB negativo é impossível, no mundo prático. 
O que pode justificar a existência de uma curva de oferta agregada horizontal no curto prazo?
Resposta: A exixtencia de alta capacidade ociosa. O empresário pode ampliar sua produção sem incorrer em novos custos. Assim, a curva de oferta aparece como uma reta horizontal, situação que pode ocorrer no curto prazo.

Outros materiais