Buscar

Processo Penal Casos Concretos 1 à 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Semana 1
A Autoridade Policial da 13ª Delegacia de Polícia da Comarca da Capital, que investiga o crime de lesão corporal de natureza grave, do qual foi vítima o segurança da boite TheNight Agenor Silva, obtém elementos de informação que indicam a suspeita de autoria dos fatos ao jovem de classe média Plininho, de 19 anos. O Delegado então determina a intimação de Plininho para que o mesmo compareça em sede policial para prestar esclarecimentos, sob pena de incorrer no crime de desobediência, previsto no art. 330 do CP. Pergunta-se:
a. Caso Plininho não compareça para prestar declarações, poderá responde pelo cime do art. 330 do CP?
Sim, poderá responder pelo crime disposto no artigo 330 do CP, embora o delegado possua ainda o meio de chamá -lo de modo coercitivo, ou seja, levando-o à força até a presença da autoridade policial, nesse sentido diz o artigo 260 do CPP.
b. E se houvesse p rocesso penal tramitando regular mente e o juiz da Vara Criminal intimasse Plininho para o interrogatório, poderi a o mesmo responder pelo delito em questão?
Nos termos do artigo 367 do CPP, o feito deve seguir sem a presença do acusado, constituindo-se em verdadeira revelia com efeitos formais, e ainda , caso e ste não constitua defensor, depois de exec ução de citação por hora certa, ser-lhe-á nomeado defensor dativo. 
2- E sse princípio refere-se aos fa tos, já que implica se r ônus da acusação demonstrar a ocorrência do delito e d emonstrar que o acusado é, efetivamente, autor do fato delituoso. Po rtanto, não é princípio abso luto. Também decorre desse princípio a excepcionalidade de qualquer modalidade de prisão processual. (...) Assim, a de cretação da prisão sem a prova cabal da culpa somente será e xigível quando e stiverem presentes elementos que justifiquem a necessidade da prisão. Ed ilson Mougenot Bonfim. Curso de Processo P enal. O princípio específico de que trata o texto é o da(o)
b- Inocência.
3- Relativamente ao princípio de vedação de autoincriminação, analise as afirmativas seguir:
c - Se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.

Outros materiais