Buscar

proc penal 1 caso 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 7
Paula, com 16 anos de idade é injuriada e difamada por Estevão. Diante do exposto, pergunta-se: a) De quem é a legitimidade ad causam e ad processum para a propositura da queixa? b) C aso Paula fosse casada, estaria dispensada a representação por parte do cônjuge ou do seu ascendente? Em caso positivo por quê? Em caso negativo quem seria seu representante legal? c) Se na data da ocorrência do fato Paula possuísse 18 anos a legitimidade para a propositura da ação seria concorrente ou exclusiv a? 
 a) Paula tem capacidade de ser parte (legitimatio ad causam) uma vez que foi vítima do crime, entretanto não possui capacidade para estar em juí zo praticando atos processuais válidos ( legitimatio ad processum). Assim sua i ncapacidade terá que ser suprida através da representação. 
 b) Para alguns, Paula, sendo emancipada, não teria mai s representante l egal, podendo, assim, propor a queixa. Segundo a m elhor doutrina, ainda que emancipada Paula é i nimputável, já que a emancipação só gera efe itos civis, e caso fi zesse falsas afi rmações não estaria sujei ta as sanções pela prática do i njusto penal de Denunciação C aluniosa. Assim necessária a i ntervenção do representante legal e não possuindo Paula representante legal, seria viável a nomeação de curador especial ( artigo 33 do CPP). 
c) De acordo com o disposto no ar t. 5º do Código Civil a menoridade cessa a partir dos 18 completos. Assim não faz sentido que no processo penal permaneça a legitimação concorrente para os maiores de 18 e m enores de 21 anos , pois os maiores de 18 anos são pessoas habilitadas para todos os atos da vi da civil. Segundo a mel hor doutrina o artigo 34 do CPP, assim como outros dispositivos do Código de Processo Penal, perdeu o objeto e foram revogados. 
2. Acerca da ação civil ex deli cto, assinale a opção correta. 
b) Ao proferir sentença penal condenatória, o juiz fixa rá valor mínimo para a reparação dos danos causa dos pela infração, considerando os prejuí zos sofridos pel o ofendido, sem prejuízo da li quidação para apuração do dano efetivamente sofrido.
3. Relativamente às regras sobre ação civi l fixadas no Código de Processo Penal, assinale a alternativa correta:
d) Transitada em julgado a sentença penal condenatória, poderão promover-l he a execução, no juízo cível, para o efeito da reparação do dano, o ofendido, seu representante l egal ou seus herdeiros.

Outros materiais