Buscar

semana 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

semana 3
Ana Maria, produtora rural do oeste de São Paulo, firmou com Pedro Augusto a obrigação de entregar dez sacas de café Catauí, tipo exportação que estavam armazenadas em seu galpão ao final do mês de abril. Para tanto, Pedro adiantou a quantia de R$7.000,00 (sete mil reais). Ocorre que antes do termo fixado, uma chuva torrencial destruiu o galpão com as sacas destinadas ao credor. Sem saber o que fazer, Pedro que é novo no ramo do comércio de café, procura você, seu (sua) sobrinho(a), estudante de Direito da Estácio de Sá e pergunta:
 a) Que tipo de negócio jurídico fizera com Ana Maria?
Aqui trata-se de uma obrigação de dar coisa certa pois está identificada na quantidade, qualidade e espécie
 b) Nesse caso, existe alguma maneira de ele reaver o prejuízo sofrido? Qual a base jurídica disso?
Sim, Pedro Augusto terá direito a devolução da qu antia paga antecipadamente à Ana Maria, amparado pelo Art. 234 1ª parte do CC/02 que diz “ Se, no caso do artigo antecedente, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradição, ou pendente a condição suspensiva, fica resolvida a obrigação para ambas as partes(...)”. A título de elucidação, o Art. 233, citado, traz a seguinte redação: “A obri gação de dar coisa certa abran ge os acessórios dela em bora não m encionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstân cias do caso. ” Ao determinar que a obrigação fica resolvida para ambas as p artes, o Código Civil afirma qu e ambos voltam à condição primitiva, anterior ao firmamento da obrigação.
Questão Objetiva
Na obrigação de dar coisa certa,
b) até a ocorrência da tradição, a coisa pertence ao devedor, com seus melhoramentos, pelos quais poderá exigir aumento no preço.

Outros materiais