Buscar

TEOLOGIA E A COMUNICACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1º QUESTÃO
O sentido de comunicação é muito rico, como se pode observar pelos fundamentos da comunicação apresentados. Rêgo (apud Mariano, 2016), expõe alguns conceitos em Comunicação por Área de Conhecimento. Em relação a esses conceitos, analise as as assertivas abaixo:
I - Conceito Etimológico.
II - Conceito Biológico, Conceito Pedagógico.
III - Conceito Histórico.
IV - Conceito Sociológico, Conceito Antropológico.
V - Conceito Soteriológico, Conceito Pedagógico.
É correto, o que se lê em:
RESPOSTA: I, II, III e IV.
2º QUESTÃO
Segundo Rego (1997 apud MARIANO, 2012), comunicar significa participação, troca de informações, tornar comum aos outros ideais, volições e estados da alma. De acordo com o excerto, leia as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa correta sobre o conceito etimológico da palavra “comunicação”.
RESPOSTA: Preza o fato de as pessoas poderem entender umas às outras, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está
3º QUESTÃO
Em um trabalho que versa sobre “Cultura Midiática e Igreja – uma nova ambiência”, Puntel (Mariano, 2016) faz, na introdução, uma exposição sobre os sentidos do termo “Comunicação” ao longo da história. Em relação à terminologia comunicação, analise as opções abaixo.
I - Comunicação como partilha.
II - Comunicação como transferência ou transmissão.
III - Comunicação como troca.
IV - Comunicação como recursos de internet.
V - Comunicação como termo “coringa”.
É correto, o que se lê em:
RESPOSTA: I, II, III e V.
4º QUESTÃO
Segundo Contijo (2009 apud MARIANO, 2012), a gestação e concretização do ciberespaço como universo aglutinador envolve mudanças. Sobre quais são essas mudanças, leia as afirmativas abaixo.
I - Mudança na esfera social.
II - Mudança na tecnologia informática.
III - Mudança no cenário comunicacional.
IV - Mudança no cenário religioso.
É correto o que se afirma em:
RESPOSTA: I, II e III, apenas.
5º QUESTÃO
Mariano (2016) afirma, em sua obra "Teologia, Comunicação e Novas Mídias", sobre as oportunidades das novas tecnologias da informação, apresentadas por Rodrigues (1998) em seu artigo “As novas tecnologias da informação e a experiência". Relacionado a esse conteúdo, analise as assertivas abaixo.
I. A liberalização do acesso aos produtos culturais, colocando a disposição de um grande número de utilizadores, a preços cada vez mais acessíveis, uma grande diversidade de produtos culturais.
II. O incremento da liberdade de expressão, respeitando os interesses e os desejos dos utilizadores, bem como os valores da participação política direta.
III. O aumento da transparência dos poderes instituídos, contribuindo assim para uma participação, quase em tempo real, na criação cultural e no exercício dos direitos e dos deveres da cidadania.
IV. Alteração das modalidades de percepção do mundo natural e das relações sociais como também do mundo subjetivo.
É correto, o que se lê em:
RESPOSTA: I, II e III.
6º QUESTÃO
Mariano (2016) fala em sua obra "Teologia, Comunicação e Novas Mídias" sobre as oportunidades das novas tecnologias da informação, apresentadas por Rodrigues (1998) em seu artigo “As novas tecnologias da informação e a experiência”. Apesar da produção do texto já contar com mais de uma década, suas observações sinalizam as expectativas e caminhos das novas tecnologias da informação, que hoje somos testemunhas, e avançam ainda mais e novos sentidos: As oportunidades e as críticas. Em relação às críticas, analise as assertivas abaixo.
I - O recente incremento das novas tecnologias da informação não proporcionaria uma efetiva transparência nem uma maior participação e emancipação politica, mas corresponderia a uma nova estratégia de dominação.
II - As mais recentes redes telemáticas não ofereceriam uma autêntica diversidade de modelos culturais e políticos, mas uma multiplicidade aparente.
III - A experiência técnica tornar-se-ia cada vez mais uma experiência alienante, na medida em que seríamos voltados a um devir de utilizadores ou de usuários de dispositivos de que só uma minoria compreenderia a estrutura e o funcionamento.
IV – O recente incremento das novas tecnologias da informação proporcionaria uma efetiva transparência com uma maior participação e emancipação politica, sem corresponder a uma nova estratégia de dominação.
É correto, o que se lê em:
RESPOSTA: I, II e III.
7º QUESTÃO
Segundo Mariano (2012), Pierre Bourdieu trata a comunicação como disputa. Leia as afirmativas abaixo que apontam as características desse tipo de comunicação.
I - O processo de comunicação é compreendido como uma disputa simbólica pelas nomeações legítimas.
II - A comunicação como disputa pode ser considerada como sinônimo da busca de entendimento.
III - Pode ser tomada como caso exemplar da utilização da metáfora, na qual a comunicação se assemelha
a um processo de guerra.
IV - Uma disputa que é produzida pelas próprias estruturas constitutivas do campo e, ao mesmo tempo, é responsável pela produção de suas estruturas e hierarquias.
É correto o que se afirma em:
RESPOSTA: I, III e IV, apenas
8º QUESTÃO
Segundo Puntel (2005, apud MARIANO, 2012), os sentidos do termo “comunicação” se baseia em vários sentidos. Um desses sentidos abrange a comunicação e envolve intercâmbio e reciprocidade. Sobre qual sentido do termo “comunicação” a definição acima se refere, leia as afirmativas abaixo e assinale a afirmativa correta.
RESPOSTA: Comunicação como troca.
9º QUESTÃO
De acordo com Santos (2018 apud MARIANO, 2012), a definição básica de comunicação é “transmissão de informações”. No entanto, essa definição é superficial, necessitando de complementação. Sobre essa complementação à definição de comunicação, dada por Santos (2008) leia as afirmativas abaixo.
I - Comunicação envolve estudo bíblico.
II - Comunicação envolve hermenêutica.
III - Comunicação envolve relação interacional.
IV - Comunicação envolve simbolismo.
Assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: II, III e IV, apenas.
10º QUESTÃO
Mariano toma as palavras de Santos (apud Mariano, 2016) sobre a seguinte questão: qual o objeto de estudo da teoria da comunicação? Menciona que o mesmo aborda a questão da evolução da comunicação, enquanto fenômeno, destacando algumas informações. Sobre essas informações, analise as assertivas abaixo.
I - Possivelmente, o ser humano inicialmente, na pré-história, utilizou-se de respostas instintivas a partir de ruídos vocais (emitindo sons da natureza) e movimentos corpóreos.
II - Data de 55 mil anos a idade da fala e da linguagem humana (homo sapiens).
III - Cerca de 15 mil anos atrás é a datação em que o ser humano conseguiu iniciar-se na pintura, como uma forma de fixar sua imprensa, e o entendimento da realidade mediante imagens que foram sendo aperfeiçoadas ao longo dos séculos.
IV - Os chineses, maias, sumérios e egípcios deram início, há 5 mil anos, à Era da escrita.
V - A linguagem e a comunicação é algo recente e só veio à tona com a televisão e a internet.
É correto, o que se lê em:
RESPOSTA: I, II, III e IV.

Outros materiais

Outros materiais