Buscar

RACIOCÍNIO LÓGICO UNIDADE 1 E 2 RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

F1 Raciocínio Lógico Unidade 01
No jogo de xadrez, o cavalo desenvolve um movimento diferente, em forma de “L”, deslocando duas casas em uma direção e uma casa em um ângulo de 90º. Qual outra característica de movimento o diferencia das outras peças do jogo de xadrez?
Além dessa particularidade de movimento, o cavalo é a única peça do jogo de xadrez que pode saltar sobre as outras peças.
O que é um desafio e por que eles são importantes em nossa vida?
Sempre que somos desafiados a fazer alguma coisa, temos que provar que somos capazes de realizá-la. E exatamente nessa busca para conquistar aquilo que se propõe é que conseguimos superar nossos próprios limites.
DEFINA os princípios básicos da “Teoria dos Jogos”.
Consiste no estudo das tomadas de decisões entre indivíduos, quando o resultado de cada um depende das decisões dos outros numa interdependência permanente, semelhante a que acontece em um jogo.
EXPLIQUE o princípio matemático que permite a você descobrir o número pensado por uma pessoa a partir da leitura de seis cartões numerados.
Os cartões são montados dos desdobramentos de todos os números de 1 a 63, em uma soma das potências inteiras de 2, que são os números: 1, 2, 4, 8, 16 e 32.
Em um jogo de batalha naval, a localização da frota de navios do seu adversário é efetuada a partir do resultado obtido dos “tiros” iniciais. Se você sabe que um dos tiros acertou um cruzador na posição F4, quais são as possibilidades existentes para a localização exata desse cruzador?
Como o cruzador ocupa duas posições em linha, são apenas quatro possibilidades
a) Para a direita F4-F5
b) Para a esquerda : F3-F4 
c) Para cima: E4-F4
d) Para baixo: F4-G4 Unidade 02
EXPLIQUE o que são "variáveis de um contexto".
Contexto é a relação existente entre uma ou mais variáveis, e a forma particular que ela está inserida no texto do problema. Nesse raciocínio, para identificar uma variável de contexto, será necessário identificar como esses elementos se relacionam entre si.
Qual deve ser a sequência seguida para a resolução de uma situação-problema utilizando associações lógicas?
podemos enumerar oito passos que poderão ser condensados para facilitar o entendimento.
São os seguintes:
1) Encontrar as variáveis do problema;
2) Identificar as relações primárias entre elas;
3) Utilizar tabelas para encontrar outras correlações;
4) Encontrar soluções parciais;
5) Descartar as soluções inadequadas;
6) Testar a solução escolhida;
7) Repetir o processo, se houver erros;
8) Oficializar a resposta final.
Quais são as etapas necessárias para a resolução de um problema de "associação lógica", também conhecido como "problema de correlacionamento"?
É necessário esquematizar a solução esperada, coletando todas as informações disponíveis, de forma organizada, e estabelecendo conclusões parciais até completar todas as questões. 
O primeiro é passo é identificar todas as variáveis correlacionadas para iniciar a construção da tabela de correlacionamento. Em seguida, refazer a leitura de todas as informações, efetuar o preenchimento dessa tabela e o estabelecimento de conclusões parciais. A última etapa é a fase de análise da tabela, que levará à resolução da questão completamente.
Resolva a seguinte questão de correlacionamento, sabendo-se que as informações NÃO estão na ordem correta:
São três irmãos : Eduardo, Wilson e Manuel. 
Três profissões: Médico, Advogado e Engenheiro.
Três idades diferentes: 27, 30 e 33 anos.
Sabe-se que:
Eduardo é médico.
Wilson tem 33 anos.
O engenheiro tem 27 anos.
Qual é a idade e a profissão dos três irmãos?
Podemos raciocinar rapidamente dizendo que se Wilson tem 33 anos e o engenheiro tem 27 anos. Logo, Eduardo, que não é engenheiro, terá obrigatoriamente 30 anos. Por exclusão, Manuel tem 27 anos e é engenheiro. Portanto, Wilson de 33 anos é advogado.

Outros materiais