Buscar

Avaliação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 
	Fechar
	Avaliação: GST0206_AV2_201202041906 » POLÍTICA AMBIENTAL GLOBAL
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 201202041906 - CRISTIANO RAFAEL BRÊTTAS 
	Professor:
	KARINA LUCIA GARCIA MANTOVANI
	Turma: 9003/C
	Nota da Prova: 3,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 22/11/2014 08:27:05 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202207518)
	4a sem.: Capitalismo e Desenvolvimento Sustentável
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Porque havia resistência dos países mais ricos na criação de uma arcabouço que reunisse as premissas de sustentabilidade do meio ambiente?
		
	
Resposta: POR QUE ISSO IRIA GERAR UM CUSTO, NENHUM DESSES PAÍSES ESTAVAM PREOCUPADOS COM O MEIO AMBIENTE E SIM EM CONTINUAR A UTILIZAR RECURSOS NATURAIS DOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS, A PRODUÇÃO ERA A PRIORIDADE E NÃO SE TINHA UM TERMO DE ACORDO. COMO A DEGRADAÇÃO ESTAVA NUM RITMO MUITO ACELERADO, NAÕ SE TEVE OUTRO JEITO A NÃO SER TOMAR A MEDIDA DE PREMISSA DE SUSTENTABILIDADE.
	
Gabarito: Isso se dava porque até Estocolmo não existia dialogo entre os ambientalistas e os defensores do crescimento econômico. Assim, havia por parte dos governos um temor de que quaisquer políticas voltadas para o tema significasse um entrave ao crescimento. Outro ponto é que a concepção de ecodesenvolvimento era uma visão critica ao modelo industrial adotado pela sociedade contemporânea
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Isso se dava porque até Estocolmo não existia dialogo entre os ambientalistas e os defensores do crescimento econômico. Assim, havia por parte dos governos um temor de que quaisquer políticas voltadas para o tema significasse um entrave ao crescimento. Outro ponto é que a concepção de ecodesenvolvimento era uma visão critica ao modelo industrial adotado pela sociedade contemporânea
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202207535)
	7a sem.: Temas ambientais contemporâneos
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Qual é o principal pilar na compreensão dos impactos das ações humanas sobre o meio ambiente?
		
	
Resposta: O PRINCIPAL PILAR É A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SÓ COM A EDUCAÇÃO QUE PODEMOS COMEÇAR A DESENVOLVER PAPEIS DE RESPONSABILIDADE E MELHORIA PARA A PRESERVAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS COM SUSTENTABILIDADE.
	
Gabarito: Tendo em vista às necessidades e hábitos de consumos das sociedades, a questão demográfica.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): a questão demográfica
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202168221)
	1a sem.: SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DO TEMA AMBIENTAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A fim de compreender melhor a relação do homem com o planeta e caracterizar as estruturas de interação social com os recursos ambientais, diversos autores trabalham a idéia de 2 ambientes distintos, sendo o primeiro o ambiente natural e o segundo o ambiente social. A degradação ou a "questão ambiental" nasceria, portanto, da difícil relação entre esses escopos ambientais. Por isso é CORRETO afirmar que:
		
	
	o estabelecimento de comunidades não foi visto como uma ameaça ao meio ambiente a medida que as transformações na relação homem/natureza só começaram a se intensificar no séc. XX. 
	
	a incapacidade do homem em reveter as forças da natureza acaba por manter o ambiente natural sempre em vantagem em relação aos ambientes sociais, mesmo com os avanços da tecnologia.
	
	é possível uma perfeita relação entre ambientes naturais e ambientes sociais, para tanto basta que o segundo abdique de qualquer premissa de desenvolvimento industrial e econômico.
	
	tradicionalmente o equilíbrio entre os ambientes naturais e sociais nunca aconteceu, por isso temos um cenário de degradação no primeiro escopo.
	
	ao se estabelecer em comunidades, o homem naturalmente substituiu o ambiente natural pela ambiente social, sem prejuízo para as partes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202168298)
	2a sem.: CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A Conferência de Estocolmo demonstra que os países pobres ou em desenvolvimento são os que detêm as maiores reservas de recursos naturais e estão destruindo-as rapidamente para pagar suas dívidas externas. Por outro lado, em Estocolmo fica claro que os países ricos são os grandes consumidores desses recursos e, portanto, os maiores responsáveis pela manutenção do equilíbrio ambiental e preservação das espécies. Dessa forma, sugere-se que: 
		
	
	Os fluxos de comércio entre os países ricos e pobres sejam redirecionados apenas para as nações preocupadas com a sustentabilidade ambiental em seus processos industriais.
	
	Os países pobres construam modelos de desenvolvimento não-predatórios e os países ricos os ajudem nessa tarefa através de verbas e tecnologias de baixo impacto ambiental.
	
	Países ricos e pobres atuem em cooperação no sentido de produzir bens de consumo que não tenham impacto relevante sobre o meio ambiente. 
	
	Os países pobres preservem seus ecossistemas e importem produtos de consumo e bens de serviços dos países ricos, onde as reservas de recursos naturais já foram degradadas no séc. XIX.
	
	Os países ricos usem de seu poder político e econômico para pressionar os Estados menos desenvolvidos e com vastos recursos naturais a adotar tecnologias limpas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202280437)
	sem. N/A: Debates Teóricos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A expansão desenfreada do capitalismo promovendo o crescimento econômico mundial ao longo das décadas de 1950 e 1960 trouxeram à tona uma principal preocupação. Assinale a alternativa que representa esta preocupação: 
		
	
	a disponibilidade de mão de obra qualificada
	
	a sustentabilidade dos recursos naturais e as condições ambientais de vida na Terra num futuro próximo. 
	
	a melhora da economia mundial para desenvolvimento tecnológico
	
	a piora no índice de desenvolvimento humano 
	
	os investimentos na ciência sem retorno real e imediato
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202168461)
	4a sem.: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sobre o conceito desenvolvimento sustentável lançado com o Relatório Brundtland e discutido em todo o mundo pelos movimentos sociais e movimentos ambientalistas, pode-se afirmar que as razões que levam às críticas são tão grandes como os pontos positivos que geram apoio a um novo modelo de produção industrial e de consumo. Considere as seguintes assertivas: 
I. O conceito de desenvolvimento sustentável é resultado da chamada Terceira Revolução Industrial e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais e das fontes de energias renováveis, na produção de equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico, e na preocupação com as necessidades de consumo das gerações futuras;
II. Entende-se desenvolvimento sustentável a partir da implantação da nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT), na qual os países ricos responsabilizam-se por um tipo de pro¬dução industrial, com baixa emissão de gases tóxicos, dando margem aos países pobres a ampliarem a sua produção e conse¬qüente emissão de gases, dessa forma colocando a degradação ambiental como resultado do desenvolvimento econômico apenas dos países pobres;
III. A compreensão de desenvolvimento sustentável resulta dos debates acerca dos problemas ambientais e configura-se como uma forma de progresso econômico que compromete o meio ambiente e tem como princípio o uso racional dos recursos naturais disponíveis e indisponíveis, visando apaziguar os problemas sociais dos países subdesenvolvidos;
IV. Mesmo sendo o conceito mais amplo e legítimo negociado até hoje para diminuir o impacto das atividades do homem sobre o meio ambiente, atribui-se ao desenvolvimento sustentável uma visão parcial da ação das sociedades sobre a natureza, isso porque não se leva em conta as características específicas de cada nação e/ou grupo social.
Estão CORRETAS as opções: 
		
	
	I eIV
	
	II e III
	
	II, III e IV
	
	I e II
	
	I, II e III
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202168402)
	5a sem.: REVISÃO DE CONTEÚDO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	De certo modo podemos dizer que a maior parte dos movimentos ambientalistas e até mesmo as posturas defendidas pelos Estados refletem uma importante base teórica sobre o meio ambiente e ameaças produzidas pela industrialização. Sobre isso, considere: 
I) O pensamento preservacionista centrava sua atenção na necessidade de proteção total a determinandos ecossistemas, sobretudo os mais ameaçados pela ação do homem;
II) Ao longo do tempo, o pensamento desenvolvimentista acabou se tornando a base de defesa dos Estados e das organizações internacionais sobre a viabilidade em desenvolver tecnologias que preservem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, promovam a expansão da economia mundial;
III) Os Estados são os primeiros atores a receber a influência do conservacionismo, por isso se tornaram grandes defensores das práticas de proteção total dos ecossistemas e enfraquecimento de técnicas antigas de produção industrial;
IV) Para os conservacionistas conservar era justamente utilizar a natureza de uma maneira sustentável, consumir adequadamente de acordo com necessidades equilibradas e considerar as necessidades futuras.
Estão CORRETAS as opções: 
		
	
	I e III
	
	I e IV
	
	II e IV
	
	II e III
	
	I, II e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202618823)
	sem. N/A: Capitalismo Verde
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo: No âmbito das relações internacionais, a tendência pela ¿produção e consumo verdes¿, passa a se expandir com a frequente interação entre as questões ambientais e ________________, principalmente com o aumento da globalização econômica e comercial e a interdependência entre as nações. 
		
	
	o maior pagamento de impostos
	
	a exploração econômica dos países em desenvolvimento pelos países desenvolvidos
	
	o comércio mundial
	
	as vendas artesanais
	
	uma atuação cada vez menor da sociedade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202168412)
	8a sem.: BRASIL E AS QUESTÕES AMBIENTAIS
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Em 1990, no governo Fernando Collor de Mello, o Ministério do Meio Ambiente foi transformado em Secretaria do Meio Ambiente, diretamente vinculada à Presidência da República. Esta situação foi revertida pouco mais de dois anos depois, em 19 de novembro de 1992, no governo Itamar Franco. Sobre essas transformações, considere as seguintes assertivas: 
I) O gov. Collor tinha como objetivo priorizar as questões ambientais como forma de colocar o Brasil no centro do debate internacional sobre o tema;
II) Ao transformar o Ministério do Meio Ambiente em Secretaria atrelada à Presidência, o gov. Collor deixou claro que os temas ambientais não eram prioridade na agenda política nacional;
III) Dada as frágeis condições políticas brasileiras após o impeachment de Fernando Collor, seu sucessor Itamar Franco se afasta da agenda ambiental e se distancia dos debates globais sobre o tema;
IV) Mesmo sendo o anfitrião da ECO-92, o governo e a sociedade brasileira têm participação inexpressiva nos debates e reflexões do evento, por isso diversos autores apontam a irrelevãncia da Agenda 21 para o Brasil. 
Estão CORRETAS as afirmações: 
		
	
	I e III
	
	II e III
	
	II e IV
	
	II, III e IV
	
	I e II
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202618850)
	sem. N/A: Temas Ambientais Contemporâneos
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Como não poderia deixar de ser, a participação do Brasil e a contextualização interna do tema ambiental se tornaram elementos fundamentais na compreensão ampla da questão ambiental. Tal fundamento se dá devido EXCETO a:
		
	
	o papel no combate ao aquecimento global
	
	a grande biodiversidade 
	
	Os preços altos dos recursos energéticos
	
	posição privilegiada que o país exibe com seus imensos e diversos ecossistemas
	
	O tamanho de seu território florestal
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 17/11/2014 até 02/12/2014.
Parte inferior do formulário

Outros materiais