Buscar

SIMULADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
	
	Simulado: GST0261_SM_201202041906 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): CRISTIANO RAFAEL BRÊTTAS
	Matrícula: 201202041906
	Desempenho: 6,0 de 8,0
	Data: 14/04/2015 23:38:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202647169)
	
	Sabemos que a economia possui subdivisões. Em linhas gerais, podemos subdividi-la em microeconomia e macroeconomia. Explique a diferença entre a abordagem microeconômica e macroeconômica.
		
	
Sua Resposta: Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desses problemas levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores e firmas, bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais. As famílias são consideradas fornecedores de trabalho e capital, e demandantes de bens de consumo. As firmas são consideradas demandantes de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. Macroeconomia (do grego: μακρύ-ς /ma΄kri-s/ grande, amplo, largo e οικονομία /ikono΄mia/ lei ou administração do lar) é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia. O estudo macroeconômico surgiu como forma de oposição ao sistema mercantilista vigente na Europa, este movimento foi chamado por Keynes de Revolução Clássica. Os dois dogmas mercantilistas atacados pelos clássicos eram, o metalismo (a crença de que a riqueza e o poder de uma nação estava no acúmulo de metais preciosos), e a crença na necessidade de intervenção estatal para direcionar o desenvolvimento do sistema capitalista. O primeiro trabalho clássico foi A riqueza das nações, 1776 de Adam Smith, sendo considerado a partir desta publicação o início ciência econômica.
	
Compare com a sua resposta: A microeconomia estuda como os preços dos bens e serviços são formados através da interação entre compradores e vendedores em mercados específicos. Exemplos de questões microeconômicas: O que acontecerá com a demanda (procura) por chocolate se seu preço subir 10%? Por que a demanda da gasolina não cai quando seu preço sobe? Se uma única empresa dominar um mercado, ela poderá praticar os preços que quiser? A macroeconomia é a área da economia que estuda a atividade econômica como um todo (nível agregado e não individualizado ou focado em mercados específicos). Exemplos de questões macroeconômicas: Como a taxa de juros do país influencia a economia? O atual nível de inflação é preocupante? Por que? Quanto o PIB vai crescer este ano? Por que?
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202264807)
	
	Com a publicação do livro A Riqueza das Nações, em 1776, tendo como experiência a Revolução Industrial Inglesa, em curso desde 1700, Adam Smith (1723-1790) estabeleceu as bases científicas da economia moderna. Em que consiste o estudo da economia e quais as principais idéias de Adam Smith.
		
	
Sua Resposta: Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa. A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX. A Riqueza das Nações Sua principal obra foi A Riqueza das Nações escrita em 1776. Nesta obra Adam Smith buscou diferenciar a economia política da ciência política, a ética e a jurisprudência. Fez também duras críticas a política mercantilista e sua intervenção irrestrita na economia. Porém, a teoria principal defendida por Adam Smith nesta obra é a de que o desenvolvimento e o bem estar de uma nação advém do crescimento econômico e da divisão do trabalho. Esta última, garante a redução dos custos de produção e a queda dos preços das mercadorias. Defende também a livre concorrência econômica e a acumulação de capital como fonte para o desenvolvimento econômico.
	
Compare com a sua resposta: A livre-concorrência: Mão Invisível que leva a sociedade à perfeição ¿ Liberalismo Econômico: o mercado regula decisão econômica independente da ação do Estado. A causa da riqueza das nações é o trabalho humano e para aumentar a produção houve a divisão do trabalho (especialização).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202687027)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para estudarmos a influência isolada das variáveis que influenciam a escolha do consumidor, devemos utilizar a hipótese coeteris paribus. Assinale a alternativa correta sobre o que significa esta hipótese.
		
	
	Analisam-se todas as variáveis ao mesmo tempo.
	
	A relação oferta e demanda forma o preço do bem.
	 
	Analisa-se cada uma dessas variáveis isoladamente, supondo que as demais permaneçam fixadas.
	
	Existe uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do bem.
	
	A principal variável para a procura é o preço do bem.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202315886)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Atualmente um determinado produto corresponde as expectativas dos consumidores, inclusive no preço praticado por estas organizações. Logo, podemos afirmar que o preço será considerado:
		
	
	Preço Relativo ou Sazonal
	 
	Preço de equilíbrio
	 
	Preço com qualidade
	
	Preço baixo.
	
	Preço Tabelado
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202648658)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A manteiga torna-se mais barata e seu consumo aumenta. Paralelamente o consumidor aumenta sua demanda por pão. Pode-se afirmar que pão e manteiga são:
		
	 
	Bens complementares
	
	Bens inferiores
	
	Bens de Giffen
	
	Bens de luxo
	
	Bens substitutos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202621327)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como a partir dos temas estudados em nosso conteúdo didático, podemos definir o conceito de "Curva de Possibilidade de Produção"?
		
	 
	Um gráfico que mostra as combinações possíveis de produção de diferentes produtos (bens e serviços), que podem ser obtidas quando se emprega o volume mínimo dos recursos disponíveis, de diferentes maneiras, em diferentes períodos de tempo.
	
	Uma figura que demonstra as diferentes combinações possíveis de produção de dois ou mais produtos, que podem ser obtidos com o emprego dos recursos disponíveis, a partir de métodos delimitados de produção, em determinado período de tempo.
	 
	Um gráfico que mostra todas as combinações máximas de produção de dois produtos (bens e serviços), que podem ser obtidos quando a economia utiliza todos os recursos disponíveis, de diferentes maneiras, em um determinado período de tempo.
	
	Uma figura que demonstra uma determinada combinação de produção de diferentes bens e serviços, que podem ser obtidos com o emprego de parte dos recursos disponíveis, a partir das tecnologias disponíveis, em determinado período de tempo.
	
	Um histograma que demostra as combinações máximas de produção de bens e serviços que podem ser obtidos quando a economia parte de seus recursos disponíveis, a partir de diferentes maneiras, em um determinado período de tempo.Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202648208)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O problema fundamental com o qual a Economia se preocupa é
		
	
	A taxação daqueles que recebem toda e qualquer espécie de renda
	
	O controle dos bens produzidos
	
	A pobreza
	 
	A escassez
	
	A estrutura de mercado de uma economia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202617205)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atividade econômica cumpre um objetivo principal, que corresponde a :
		
	
	Render tributos ao governo, que é o encarregado de atender tudo que a sociedade necessitar.
	
	Gerar lucros para as empresas mesmo que sejam empresas estatais.
	
	Proporcionar lucro aos empresários mesmo sem atender as necessidades da sociedade.
	 
	Atender as necessidades humanas, considerando a sustentabilidade do planeta.
	
	Proporcionar emprego a todos os que que desejem trabalhar.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202687019)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais." (Vasconcellos 2014). Quais são os problemas econômicos fundamentais? Assinale a alternativa correta.
		
	
	Os fatores de produção ilimitados e a escassez das necessidades do homem.
	
	O sistema capitalista ser regido pelas forças de mercado.
	
	O que e quanto produzir, como produzir e onde produzir.
	
	A limitação das empresas na quantidade de produção de bens e serviços.
	 
	O que e quanto produzir, como produzir, para quem produzir.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202278684)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O estudo da economia normalmente é dividido em quatro segmentos: microeconomia, macroeconomia, economia internacional e desenvolvimento econômico. Desta forma podemos afirmar:
I-A macroeconomia estuda os grandes agregados do país como Renda Nacional , Produto Interno Bruto, Poupança e etc.
II-A Microeconomia trata da formação dos preços de mercado considerando consumidores e produtores.
III-A Economia Internacional trata das relações econômicas com outros países, envolvendo exportações de bens., transações financeiras dentre outros.
IV-O Desenvolvimento Econômico preocupa-se com a melhoria do bem estar da população ao longo prazo.
		
	
	Somente a afirmação II e III estão corretas
	
	Somente a afirmação I e II, estão corretas
	 
	As afirmações I, II e III e IV estão corretas.
	
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	Somente a afirmação I e IV, estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Outros materiais