Buscar

As Formas de Governo

Prévia do material em texto

Democracia e autocracia: existem duas formas de classificar e analisar os mais diferentes regimes políticos no mundo. Onde podemos classificar os países como sendo autocráticos e democráticos de acordo com o grau de participação dos governados no processo de escolha dos governantes. E como liberais ou não se existirem limites constitucionais que impedem os governantes de impor todas as suas vontades sobre os governados.
A diferença entre democracia e autocracia consiste no fato de que no regime autocrático o poder está concentrado em uma personalidade ou um pequeno grupo da população, e não há possibilidade de escolha por parte da população. Em oposição existem os regimes democráticos, onde o poder é difuso e os setores da sociedade civil organizada disputam o poder político e tentam influenciar ideologicamente os que o detém. Entre estes dois existindo vários graus de possibilidades, todas distribuídas entre o grau mínimo de participação popular (autocracia) e o máximo (democracia).
A democracia se caracteriza por pela participação do povo na escolha de seus governantes, porém nem todo estado democrático é liberal, como é o caso da Venezuela por exemplo, onde se o governante foi eleito pela população, mas exerce seu poder sem limites. As democracias não liberais não possuem as mesmas características dos regimes liberais, um exemplo é a ausência da separação entre os poderes do Estado. 
A autocracia possui como principal característica a não participação dos governados no processo de escolha dos governantes, porém na autocracia liberal são respeitadas a constituição e as leis que dela decorrem e sendo o Estado dividido em Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. São também características dos regimes liberais a preservação dos direitos civis e políticos, sendo o último limitado aos homens instruídos e proprietários de bens, ou seja, só a minoria da população possui voz política. Por essa razão os regimes liberais são titulados autocracias, uma vez que a maioria dos governados não influência na indicação do governo, nem controla os governantes. Autocracia tem três facetas: totalitarismo, autoritarismo e autocracias liberais. Dentre os regimes de menor participação popular destacamos: Totalitarismo: constante recurso ao terror, pretende controlar totalmente os indivíduos e a sociedade, impondo uma visão de mundo preestabelecida. Autoritarismo: mantém estrito controle sobre o governo, mas não pretende controlar totalmente a sociedade. Não faz uso tão constante de terrorismo e brutalidade. Regimes Autocráticos e Liberais são conduzidos por indivíduos do sexo masculino, educados ou proprietários de bens. Além disso tem algumas características ligadas a liberdades da população: império da lei, divisão de poderes, liberdade de culto, liberdade de expressão, liberdade de reunião, liberdade de ir e vir, direito à propriedade e direito a representação política.
Autoritarismo é uma forma de governar onde os indivíduos não possuem liberdade de questionamento, de expressão ou de ação. As monarquias absolutistas eram autoritárias, as ditaduras são governos autoritários, os governos totalitaristas são governos autoritários, etc. O Totalitarismo é o total controle sobre os direitos das pessoas, ou seja, é uma forma de governar na qual o Estado detém o controle total da sociedade. Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o governo está nas mãos de uma única pessoa ou um único partido político ou um único grupo classe social, que não reconhece limites à sua autoridade e controla todos os aspectos da vida pública e privada da sociedade.
Meios de controle utilizados pelos regimes totalitaristas: Propaganda; Censura; Mensagem subliminar; Partido Único; Militarização; Idolatria do Líder; Nacionalismo Exagerado; Adoção de Hino e Bandeira do Partido.
A maior parte dos totalitarismos eram de extrema direita (capitalistas): Nazismo – Alemanha; Fascismo – Itália; Franquismo – Espanha; Salazarismo – Portugal; e Integralismo e Getúlio Vargas – Brasil.
Mas também podemos considerar os totalitarismos de extrema esquerda e socialistas, o exemplo soviético chamado de stalinista e o chinês, chamado de maoista. 
Características: centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido Único; burocratização do aparelho estatal(dominação legal); intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos (aqueles que pensam diferente); Dominação Carismática – o líder é considerado como infalível; Patriotismo, orgulho da pátria, nacionalismo exagerado, machismo e xenofobia; Intensa presença de propaganda estatal;
Patriotismo como forma de organização dos trabalhadores; Censura aos meios de comunicação e expressão; Paranoia social e patrulha ideológica; Militarização da sociedade e dos quadros do Partido; Expansionismo – expansão territorial; Discurso de um passado glorioso para justificar o nacionalismo exagerado (Império Romano para os fascistas italianos, por exemplo); e Busca de um inimigo em comum para justificar o endurecimento do regime(judeus, negros e socialistas na doutrina nazifascista; burgueses na doutrina stalinista).Democracia liberal: É a forma de governo na qual espera-se que Estado abstenha-se de interferir na esfera de direitos dos cidadãos e na economia – visto que esta seria dotada de mecanismos de autorregulação. A democracia liberal foi adotada no final do século XVIII, na França e USA, após a queda do Absolutismo e Independência respectivamente. Atualmente, fala-se em um recrudescimento dessa democracia liberal, com o Neoliberalismo – em oposição ao Estado do Bem-estar social. são aqueles regimes em que o governo resulta da escolha da maioria por meio de eleições periódicas, livres e justas e que, ao mesmo tempo, conservam todas as características dos regimes liberais quanto às regras básicas de organização do Estado e os direitos civis e políticos dos seus cidadãos. 
Democracias não-liberais: é caracterizada pela perda de alguns direitos civis, ou seja, um país pode desenvolver um sistema de eleições justas e livres (os direitos políticos) e ao mesmo tempo limitar as liberdades civis como a liberdade de expressão, reunião, religião e outros. Hoje, países que enfrentam crises políticas e econômicas como a Argentina, Peru, Venezuela, Equador e Bolívia estão sob o regime atualmente conhecido como democracia delegativa, onde o governante eleito por processo democrático exerce o poder sem limitações. Países que estão em profunda crise econômica, com necessidades de tomadas de decisões urgentes são o terreno ideal para o aparecimento desses governantes, os “salvadores da pátria”. Muitos deles governam através de decretos tomando para si as atribuições do Congresso. O que caracteriza as democracias não liberais como democracias é a forma de constituição dos governos, isto é, pelo voto popular, em eleições periódicas, livres e justas. E o que as diferencia das democracias liberais democráticas é a ausência de uma, ou de várias das características dos regimes liberais, estudadas anteriormente. Dentre essas cabe destacar a separação entre os poderes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes