Buscar

CASO CONCRETO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL I 
Vilanevy Pereira Gomes
Caso Concreto 4
No dia 25 de fevereiro de 2014, na cidade de Ariquemes, Felipe, nascido em 03 de março de 1996, encontra seu inimigo Fernando na rua e desfere diversos disparos de arma de fogo em seu peito com intenção de matá-lo. Populares que presenciaram os fatos, avisaram sobre o ocorrido a familiares de Fernando, que optaram por transferi-lo de helicóptero para Porto Velho, onde foi operado. No dia 05 de março de 2014, porém, Fernando não resistiu aos ferimentos causados pelos disparos e veio a falecer ainda no hospital de Porto Velho. Considerando a situação hipotética narrada e as previsões do Código Penal sobre tempo e lugar do crime, é correto afirmar que, em relação a estes fatos, responda às questões formuladas: (Questão de Concurso Público – MODIFICADA).
a) Felipe será responsabilizado pela conduta de acordo com as regras do Código Penal ou do Estatuto da Criança e Adolescente (Lei n.8069/1990)? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
Felipe será responsabilizado pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), por ser penalmente inimputável, de acordo com a teoria do tempo e do lugar do crime. Sendo as teorias a seguir: a) Teoria da Atividade que determina que o tempo do crime é quando acontece a referida ação ou omissão do fato. b) Teoria da Ubiquidade diz que o tempo do crime pode ser determinado tanto no momento da ação, omissão ou como também no resultado. c) Quando o tempo do crime é definido quando é consumado o resultado do fato. 
b) Identifique e explique as teorias adotas no caso concreto sobre tempo e lugar do crime.
As teorias adotadas neste caso citado serão as teorias da Atividade e Ubiquidade, sendo que em relação ao TEMPO é utilizado a teoria da atividade que determina que o tempo do crime é quando acontece a referida ação ou omissão do fato, já no que se refere ao LUGAR a teoria utilizada será o da ubiquidade que diz que o lugar do crime pode ser determinado tanto no momento da ação, omissão ou como também no resultado.

Outros materiais