Buscar

Sistema Cardiovascular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Cardiovascular 
Tipos de Sistema circulatório 
Sistema Circulatório Aberto 
Os vasos são abetos nas extremidades, permitindo que a hemolinfa (liquido circulante) se espalha em lacunas ou hemocele entre os órgãos e banha diretamente as células, sendo, depois lentamente aspirada de volta para o coração. Esse tipo de sistema é eficiente para animais de pequeno porte, pois não é possível desenvolver grandes pressões dentro dos vasos, impossibilitando, assim, a condução dos líquidos circulantes a grandes distancias. 
Tipos de Sistema circulatório 
Sistema Circulatório Fechado 
Presente em todos os anelídeos, alguns moluscos e todos os vertebrados, o sangue circula exclusivamente numa rede de vasos, que se ramificam até atingir o diâmetro de capilares. Apesar do sistema ser fechado, parte do liquido circulante a nível capilar, deve atravessar as paredes para trocar materiais com os tecidos. No interior de um sistema circulatório de vasos fechados podem-se desenvolver grandes pressões, que permitem rápida e eficiente movimentação de alimento e oxigênio para todas as células.
Circulação nos vertebrados 
O Coração é uma bomba propulsora que recebe sangue das veias e o impulsiona através das artérias. 
O coração mais simples é o dos peixes, com duas câmaras: um átrio (cavidade auricular), e um ventrículo. O sangue venoso entra no átrio, em seguida passa para o ventrículo, que o impulsiona em direção às brânquias, onde se transforma em arterial. De lá, se distribui por todo o corpo. 
Circulação nos vertebrados 
Nos anfíbios e na maioria dos répteis, o coração apresenta três cavidades: dois átrios e um ventrículo, no qual o sangue arterial e venoso se misturam (circulação incompleta). A circulação já é dupla, pequena e grande circulação.
O ventrículo, nos répteis, é incompletamente dividido por um septo, exceto nos crocodilianos, em que a separação é completa. 
Circulação nos vertebrados 
Nas aves e mamíferos, o coração apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Cada lado funciona com um tipo de sangue: o direito com o sague venoso e o esquerdo com o arterial. A circulação passa a ser dupla e completa. 
Quando os ventrículos se contraem, o aumento da pressão provoca o fechamento das válvulas bicúspide ou mitrial (lado esuqerdo) e tricúspede (lado direito)
Circulação nos vertebrados 
A circulação nos mamíferos ocorre da seguinte maneira: 
O sangue venoso, proveniente dos tecidos, entra na átrio direito, de onde é impulsionado para o ventrículo direito;
Do ventrículo direito, ele é conduzido para os pulmões através das artérias pulmonares; 
Dos pulmões o sangue arterial retorna para o coração pelas veias pulmonares e entra no átrio esquerdo;
Da aurícula esquerda, passa para o ventrículo esquerdo, de onde é bombeado para todo o corpo, através da artéria aorta. 
Os batimentos cardíacos 
A contração do coração é chamada sístole e o relaxamento diástole. 
Os batimentos cardíacos têm origem num impulso rítmico que parte de um grupo de células especializadas da própria parede muscular do coração, chamado nódulo sinoatrial. Entretanto o ritmo das pulsações é controlado pelo sistema nervoso autônomo, através do nervo vago. 
Estrutura dos vasos sanguíneos 
As ramificações mais finas dos vasos são capilares, os únicos que trocam substancias com os tecidos. Os capilares são constituídos por uma única camada de células, o endotélio. As artérias e veias, além do endotélio, são rodeadas por musculatura lisa, que é mais desenvolvida na parede das artérias, poi suportam maior pressão. 
As veias são munidas de válvulas que que ajudam o fluxo sanguíneo, impedindo seu retorno. 
Composição do sangue 
Hemácias 
Continuamente produzidas pela medula óssea dos ossos longos, são armazenadas no baço e destruídas no fígado. Contem hemoglobina, para o transporte de oxigênio e são anucleadas, por tanto não fazem divisão. Um homem adulto tem aproximadamente 5 milhões/mm³ 
Leucócitos 
Continuamente produzidos pela medula óssea, baço e gânglios linfáticos, apresentam grande variedade quanto ao núcleo. Os mais frequentes são os neutrófilos (70%) e logo depois os linfócitos (24%). 
Plaquetas 
Produzidas pela medula óssea, tem papel importante na coagulação sanguínea. Um adulto saudável, apresenta creca de 500 mil/ mm³

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais