Buscar

Sistema Digestório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema Digestório 
Anatomia e fisiologia 
Digestão 
É o processo que o alimento sofre, através de hidrólise biológica, de ser reduzido a compostos de moléculas menores e solúveis em água que possam ser absorvidas e usadas em células vivas 
A natureza dos alimentos 
Todos os animais são heterótrofos, assim necessitam retirar do meio as substancias necessárias á sua manutenção, são elas: 
Carboidratos complexos 
Proteínas 
Gorduras 
Ácidos nucleicos 
Monossacarídeos
Vitaminas 
Sais minerais 
Água 
A natureza dos alimentos 
Dessas substancias, apenas quatro delas podem ser absorvidas diretamente pela membrana celular. As outras precisam ser “quebradas” em moléculas pequenas. 
O meio Oferece 
Carboidratos 
Gorduras 
Monossacarídeos 
Fosfato, pentose e bases orgânicas nitrogenadas 
Aminoácidos 
Proteínas
Ácidos Graxos e Glicerol 
As células usam 
Ácidos Nucleicos 
O Meio Fornece e as Células Absorvem 
Monossacarídeos
Vitaminas 
Sais Minerais 
Água 
Tipos de Digestão 
Digestão Intracelular
Há organismos heterotróficos mais simples, em cuja organização não existe tubo digestivo. Nesses casos, as partículas de alimento que não entram em suas células por difusão através da membrana, devem ser englobados por fagocitose ou pinocitose e, então, digeridas por enzimas em vacúolos digestivos, dento das células. 
Tipos de digestão 
Digestão extracelular 
Quando o organismo apresenta em sua organização um tubo digestivo, e o alimento é digerido antes de ser absorvido pelas células, a digestão é chamada de extracelular, pois se completa fora das células. 
Os primeiros animais, na escala zoológica, a apresentarem cavidade digestiva vivem na água e são os celenterados . Entretanto apresentam o sistema de forma incompleta, tendo apenas boca. A boca garante a distribuição de alimento por todo o corpo, e compensa a falta de um sistema de transporte . O anus só aparece a partir do nematelmintos , que tem um tubo digestivo extremamente simples, suficiente apenas para absorver alimentos já digeridos pelo hospedeiro. 
Tipos de digestão 
A complexidade do tubo digestivo de outros organismos permitiu que eles se adaptassem a diferentes modos de alimentação. 
Certos animais iniciam a digestão fora do seu corpo, as aranhas, por exemplo, liquefazem as partes moles de suas vítimas, por ação de um veneno composto de fluídos digestivos. O líquido é sugado e a digestão se completa no tubo digestivo. 
Digestão no ser humano 
Nossa digestão é composta pelos seguintes fenômenos: 
Fenômenos Físicos 
Mastigação 
Deglutição 
Peristaltismo 
Ação da Bile
Fenômenos Químicos 
Salivação 
Quimificação
Quilificação
Sistema Digestório 
Digestão no ser humano 
Boca 
Na boca , os alimentos sofrem ação dos dentes, da língua e da saliva. 
São triturados em pedaços menores pelos dentes (mastigação), movimentados pela língua e, aos poucos, misturados com a saliva, formando o bolo alimentar. 
A saliva é secretada pelas glândulas salivares, e seu fluxo é intensificado pela visão, cheiro, gosto ou expectativa do alimento. É composta por uma mistura aquosa de muco e uma enzima, a amilase salivar ou ptialina, que atua em pH neutro, iniciando a transformação de amido (polissacarídeo) em maltose (dissacarídeo)
Digestão no ser humano 
Pelo reflexo da deglutição, o alimento é comprimido contra o céu da boca pela língua e forçado a passar pela faringe a caminho do esôfago. Na deglutição, a abertura da laringe, a glote, deve ser fechada pela epiglote, interrompendo momentaneamente os movimentos respiratórios, para que os alimentos não caiam nas vias respiratórias.
Digestão no ser humano 
Esôfago
É no esôfago onde se iniciam os movimentos de contração dos músculos lisos da parede do tubo digestivo, chamados de movimentos peristálticos. Esse movimentos conduzem o conteúdo do tubo digestivo, ajudando a mistura-los com os sucos digestivos. 
Digestão no ser humano 
Estômago 
O estômago é uma dilatação do tubo digestivo onde o alimento permanece por um certo tempo, sofrendo a ação do suco gástrico. Como o suco gástrico é ácido, a digestão do amido é interrompida.
A principal digestão no estômago é das proteínas, quebradas em polipeptídios menores, proteoses e peptonas, pela pepsinas, a pepsina é secretada sob forma inativa de pepsinogenio, que é ativado na presença de ácido clorídrico, secretado por células especiais
Há uma quantidade razoável de muco que protege a parede a parede estomacal da ação do ácido e da pepsina. Quando este mecanismo falha, partes do revestimento são auto digeridas. 
A ação enzimática , auxiliadas pelas contrações rítmicas do estomago, transformam o alimento numa pasta chamada quimo, que é lançada na primeira porção do intestino delgado, o duodeno. 
Digestão no ser humano 
Intestino delgado 
A primeira porção do intestino, o duodeno, é o principal local da digestão, e onde atuam os sucos provenientes do fígado e do pâncreas e da parede do próprio intestino, chamados bile, suco pancreático e suco entérico, respectivamente. 
O fígado produz a bile, que depois de armazenada na vesícula biliar, flui para o duodeno. A bile é uma mistura de substancias que contem sais biliares, que emulsificam gorduras.
Após ação do suco pancreático, de neutralizar a acidez do alimento, a bile alcaliniza o meio intestinal, favorecendo a ação das enzimas dos sucos pancreáticos e entéricos.
Digestão no ser humano 
Origem
Enzima
O que digere
Transforma em
Pâncreas
Tripsina
Proteínas
Polipeptídios menores
Pâncreas
Amilase pancreática
Amido
Maltose (dissacarídeo)
Pâncreas
LipasePancreática
Lipídeos
Ácidos graxos+ glicerol
Pâncreas
Nucleases
Ácidos nucleicos
Nucleotídeos
Pâncreas
Peptidase
Polipeptídios
Aminoácidos
Intestino Delgado
Maltase
Maltose
Glicose + glicose
Intestino Delgado
Lactase
Lactose
Galactose+ glicose
Intestino Delgado
Sacarase
Sacarose
Frutose+ glicose
Intestino Delgado
Peptidase
Polipeptídios
Aminoácidos
Intestino Delgado
Nucleotidase
Nucleotídeos
Pentose + fosfato + base orgânica
Digestão no ser humano 
Absorção e eliminação de resíduos 
Como resultado das atividades no intestino delgado, o alimento converte-se numa emulsão aquosa chamada quilo, da qual são absorvidos para o sangue produtos da digestão.
A glicose, os aminoácidos, o glicerol, as vitaminas e os sais minerais, penetram nas vilosidades do intestino e passam para os capilares sanguíneos. Os ácidos graxos, entretanto, são absorvidos nos vasos linfáticos. 
Os resíduos passam para o intestino grosso, onde, pela ação de bactérias e absorção de água e sais minerais, transformam-se em fezes e são eliminadas pelo ânus. 
Digestão no ser humano 
Controle das glândulas digestivas 
A secreção de saliva pode ser iniciada por ação nervosa reflexiva, ou por simples expectativa 
A secreção do suco gástrico é induzida por via nervosa e por meio de hormônios. O próprio estomago produz a gastrina, que circula no sangue e estimula a produção do suco gástrico 
A enterogastrona terá efeito inibidor sobre a produção da gastrina. É produzido no duodeno
A Secretina estimula a secreção do suco pancreático 
A Colecistoquinina provoca a contração da vesícula biliar, expulsando a bile
A pancreozimina estimula a produção e liberação do suco pancreático 
Adaptações do processo digestivo 
No peixes encontramos adaptações do intestino para aumentar a superfície de absorção. Podem ser de dois tipos: os cecos, encontrados nos peixes ósseos e o tiflosole ou válvula em espiral encontrada nos peixes cartilaginosos. 
As aves apresentam o papo, para o amolecimento do alimento e o estomago dividido em duas partes, o estomago químico e o estomago mecânico ou moela.
Os ruminantes possuem em seu estômago bactérias capazes de produzir celulase. O estômago dos ruminantes é composto de pança ou rúmen, que recebe o alimento sem que ele tenha sido mastigado para sofrer a ação das bactérias, o reticulo que separa o alimento em pequenas porções, devolvendo essas
porções para a boca, onde vai acontecer a ruminação, o omasso ou folhoso que recebe o alimento depois da mastigação para absorver a água e por ultimo o abomasso ou coagulador onde vão ser digeridos as outras substancias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais