Buscar

Teoria Geral Do Processo ( TGP)

Prévia do material em texto

TGP 
	 1a Questão ()
	
	
	Sobre a teoria constitutiva ou unitarista do ordenamento jurídico é correto afirmar:
		
	
	A jurisdição é a função do Estado que busca concretizar a teoria do consenso para a justa composição dos interesses das partes.
	
	A jurisdição é a função do Executivo caracterizada pela exigência de autonomia do interesse particular.
	
	A jurisdição é a função do Judiciário que busca a justa composição da lide, caracterizada pela exigência da autonomia da vontade das partes involvidas no conflito.
	
	Está diretamente ligada aos princípios do acesso à justiça, da dignidade da pessoa humana e da legalidade.
	
	A jurisdição é a função do Estado que busca a justa composição da lide, caracterizada pela exigência de subordinação do interesse alheio ao interesse próprio, bem como pela resistência da outra parte.
	
	
	
	 2a Questão ()
	
	
	Sobre o Código de Processo Civil de 2015 é correto afirmar: I. Dentre os objetivos da norma está o de priorizar a conciliação, incluindo-a como o primeiro ato de convocação do réu a juízo, uma vez que proporciona larga margem de eficiência em relação à prestação jurisdicional. II. As mudanças pensadas pela comissão de juristas quando da elaboração do novo texto objetivam não enfrentar centenas de milhares de processos, mas, antes, desestimular a ocorrência do volume atual de demandas, com o que visa tornar efetivamente alcançável a duração razoável dos processos. III. Houve a preocupação em sintonizar as regras legais com os princípios constitucionais.
		
	
	Apenas as opções I e III estão corretas.
	
	Apenas a opção I está correta.
	
	Apenas as opções II e III estão corretas.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	Apenas a opção II está correta.
	
	 3a Questão ()
	
	
	O Acesso à Justiça é um princípio fundamental da jurisdição, previsto no art. 5°, inciso XXXV da Constituição de 1988, que significa:
		
	
	A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.
	
	Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
	
	A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.
	
	Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.
	
	A todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação.
	
	 4a Questão 
	
	
	Duas partes se envolveram numa pretensão, o qual um deles resistiu. Durante discussão, chegaram a um acordo que as duas partes cumpriram. Após o cumprimento do que foi acordado é possível falar que:
		
	
	Existe uma lide dependente de resolução
	
	Existe uma pretensão resistida
	
	O Estado, em hipótese alguma pode ser chamado para resolver conflitos entre parte
	
	É dever do Estado interferir para resolver qualquer conflito
	
	Não existe mais uma lide
	
	 5a Questão ()
	
	
	Analise as seguintes afirmativas: I. Não é possível conceber nos dias atuais a atividade jurisdicional divorciada dos princípios constitucionais, em especial os princípios do acesso à justiça e da dignidade da pessoa humana. II. O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. III. Luiz Guilherme Marinoni, vem retomando a ideia de um processo civil constitucionalizado, revendo os conceitos tradicionais de jurisdição apresentados pelos doutrinadores italianos.
		
	
	Apenas a opção II está correta.
	
	Apenas as opções I e II estão corretas.
	
	Apenas a opção III está correta.
	
	Todas as opções estão corretas.
	
	Apenas as opções II e III estão corretas.
	
	 6a Questão ()
	
	
	Assinale a alternativa que completa o conceito de lide: O conceito de lide de Carnelutti desenvolve-se a partir da ideia de que, se a pretensão é a "subordinação de um interesse alheio ao interesse próprio", a resistência seria justamente a inconformidade dessa pretensão em frente ao interesse alheio. Diante dessa afirmativa, formou-se o famoso conceito de lide, segundo o qual:
		
	
	o juiz deve proceder a determinar a condução coercitiva de testemunhas e investigados.
	
	não há crime sem previsão legal.
	
	o Estado deve garantir o direito de propriedade, mesmo em países mais pobres.
	
	seu objeto seria o conflito de interesses formado pela contestação quanto à necessidade de subordinação de um interesse a outro.
	
	 7a Questão ()
	
	
	O "acesso à Justiça" é uma preocupação constante dos juristas, especialmente dos processualistas. Neste sentido, no âmbito do "Projeto Florença", ainda nos anos 70 do século passado, os Profs. Cappelletti e Garth elaboraram importante pesquisa acerca das barreiras a este acesso em diversos países, tendo identificado três "ondas" no movimento para o acesso efetivo à justiça. Assim, é ERRADO afirmar:
		
	
	Os meios alternativos de solução de conflitos são também chamados por métodos adequados ou solução consensual dos conflitos. 
	
	a primeira onda concentrou-se na assistência judiciária para os pobres
	
	a terceira onda proporcionou uma ampla variedade de reformas, incluindo alterações nas formas de procedimento, criação de novos tribunais e utilização de mecanismos informais de solução dos litígios.
	
	a segunda onda no esforço de melhorar o acesso à justiça focou na representação dos interesses difusos
	
	Os Profs. Cappelletti e Garth concluíram que os meios para melhorar o "acesso à Justiça" exigem sempre a criação de órgãos jurisdicionais e a uniformização do procedimento, devendo ser desencorajados a mediação ou outros mecanismos de interferência apaziguadora. 
	
	 8a Questão ()
	
	
	De acordo com Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, existem quatro princípios que devem informar o real significado da expressão acesso à justiça. São esses princípios:
		
	
	Princípio da acessibilidade, princípio do contraditório, princípio da utilidade, princípio da instrumentalidade das formas e princípio da inércia
	
	Princípio da verdade real, princípio do duplo grau de jurisdição, princípio do devido processo legal e princípio da legalidade.
	
	Princípio da operosidade, princípio da utilidade, princípio da proporcionalidade e princípio da ampla defesa
	
	Princípio da verdade real, princípio do duplo grau de jurisdição, princípio do devido processo legal e princípio da proporcionalidade
	
	Princípio da acessibilidade, princípio da operosidade, princípio da utilidade e princípio da proporcionalidade
	
	 1a Questão ()
	
	
	Perante o estudo sobre o neoconstitucionalismo e seus impactos na atividade hermenêutica, é correto afirmar sobre o modelo tradicional, positivista, a seguinte opção:
		
	
	O papel do juiz não era o de tão somente descobrir e revelar a solução contida na norma.
	
	O papel do juiz era o de tão somente descobrir e revelar a solução contida na norma.
	
	o magistrado deve estar preparado para constatar que a solução não está integralmente na norma, o que demanda um papel revolucionário e legalista na formulação da solução para o problema.
	
	O magistrado é coparticipante do papel de produção do direito, mediante integração, com suas próprias valorações e escolhas, das cláusulas abertas constantes do sistema jurídico.
	
	O magistrado deve estar preparado para constatar que a solução não está integralmente na norma, o que demanda um papel criativo na formulação da solução para o problema.
	
	 2a Questão ()
	
	
	Os princípios constitucionaissão as principais normas fundamentais de conduta de um indivíduo mediante as leis já impostas, além de exigências básicas para tratar uma determinada situação e podem ser classificados como a base do próprio Direito. A propósito, a regra constitucional segunda a qual "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito", expressa o seguinte princípio:
		
	
	Investidura.
	
	Legalidade.
	
	Isonomia.
	
	Inafastabilidade do controle jurisdicional.
	
	Juiz Natural.
	
	 3a Questão ()
	
	
	Sobre o princípio processual da motivação das decisões judiciais, é correto afirmar:
		
	
	Nenhuma decisão do Poder Judiciário necessita de fundamentação.
	
	Todas as decisões do Poder Judiciário devem ser fundamentadas, sob pena de serem consideradas nulas de pleno direito. 
	
	Possui o intuito de garantir que não haverá nenhum tipo de ingerência na escolha do juiz que julgará a causa.
	
	Pressupõe que ninguém será privado da liberdade ou dos seus bens sem o devido processo legal.
	
	Pressupõe que aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.
	
	 4a Questão
	
	
	"A jurisdição é uma das funções do Estado, que visa a resolver um litígio posto à sua apreciação, a partir da aplicação da vontade objetiva do direito". No que tange aos princípios inerentes à jurisdição, aquele segundo o qual ninguém será processado nem sentenciado, senão pela autoridade competente, sendo proibida a criação de juízo ou tribunal de exceção, chama-se Princípio:
		
	
	da investidura.
	
	da indelegabilidade.
	
	da inevitabilidade.
	
	da territorialidade.
	
	do juiz natural.
	
	 5a Questão 
	
	
	O art. 5º, inciso LV da Constituição Federal consagra o Princípio do Contraditório. Com o advento do NCPC é claro ao determinar em seu art. 9º, que ¿Não se proferirá decisão contra uma das partes sem que ela seja previamente ouvida¿. Tal fenômeno vem sendo denominado, pelos estudiosos do Direito como:
		
	
	Neoconstitucionalismo
	
	Neoprocessualismo 
	
	Constitucionalismo liberal
	
	Neo-adequação
	
	Neoprocessualismo dualista
	
	 6a Questão 
	
	
	São princípios da Jurisdição
		
	
	dignidade da pessoa humana e solidariedade social
	
	Imunidade e solidariedade
	
	dignidade da pessoa humana e inafastabilidade
	
	Igualdade, contraditório e ampla defesa
	
	Devido processo legal, isonomia e inafastabilidade
	
	 7a Questão
	
	
	Antonio Macedo Filho, representado por sua genitora, promoveu ação de conhecimento em face de Pedro Macedo para obter pensão alimentícia. Ocorre que o magistrado julgou o pedido procedente sem fundamentar a sentença, o que viola de forma específica o princípio:
		
	
	do juiz natural. 
	
	da publicidade.
	
	da motivação das decisões judiciais.
	
	da isonomia.
	
	da duração razoável do processo.
	
	 8a Questão 
	
	
	Diz respeito ao principio da isonomia:
		
	
	O princípio se impõe como uma garantia fundamental essencial, possibilitando o início da relação processual e permitindo-se invocar a tutela do Estado
	
	Constitui projeção do direito constitucional à informação e suporte para a efetividade do contraditório, garantindo o controle da sociedade sobre a atividade jurisdicional desenvolvida.
	
	Em âmbito processual, significa restabelecer o equilíbrio entre as partes, e possibilitar a sua livre e efetiva participação no processo, como corolário do princípio do devido processo legal.
	
	Ninguém será privado da liberdade ou dos seus bens sem o devido processo legal.
	
	Todas as decisões do Poder Judiciário devem ser fundamentadas, sob pena de serem consideradas nulas de pleno direito.
	
	 1a Questão 
	
	
	(PC-DFP/2015/Delegado de Polícia - Adaptada) A respeito dos métodos adequados de solução de conflitos, assinale a alternativa correta. 
		
	
	A autocomposição, por sua rara ocorrência, tem cada vez mais perdido prestígio no ordenamento jurídico brasileiro como método eficaz de solução de conflitos.
	
	A cláusula compromissória de arbitragem é a convenção por meio da qual as partes estatuem, prévia e abstratamente, que eventuais controvérsias oriundas de certo negócio jurídico sejam dirimidas pelo juízo arbitral.
	
	A mediação pressupõe a intervenção de um terceiro imparcial e equidistante, sendo, pois, espécie heterocompositiva.
	
	A sentença arbitral não admite controle judicial sobre sua validade.
	
	Ao convencionar a arbitragem, as partes renunciam, em definitivo, ao direito de acesso à justiça.
	
	 2a Questão 
	
	
	Tem-se que como regra geral para a resolução dos conflitos o juiz, terceiro imparcial, resolvendo o litígio, através de uma sentença. Assim, quais são as outras opções para resolução dos conflitos, que não seja a via judicial?
		
	
	Negociação, conciliação, mediação e arbitragem.
	
	Jurisdição, conciliação, arbitragem e negociação.
	
	Mediação, conciliação e adjudicação e autodefesa.
	
	Conciliação, mediação, arbitragem e adjudicação.
	
	Negociação, adjudicação, arbitragem e autodefesa.
	
	 3a Questão 
	
	
	Carlos realiza negócio com Gustavo, pagando uma determinada soma em dinheiro por um videogame. Ocorre que o aparelho eletrônico, uma vez ligado, apresentou uma série de problemas. Como Carlos não estava mais conseguindo realizar contato com Gustavo, o mesmo se dirigiu diretamente a sua residência e, ato contínuo, levou consigo um aparelho de televisão de valor compatível com o que pagou para ressarcimento do seu prejuízo. Esta postura adotada por Carlos configura: 
		
	
	Arbitragem.
	
	Mediação;
	
	Autotutela;
	
	Autocomposição;
	
	 4a Questão 
	
	
	Assinale a alternativa que corresponde ao meio adequado para a solução de conflitos cujo objetivo é restabelecer a comunicação entre as partes envolvidas com a preservação da relação que existia anteriormente:
		
	
	Autotutela;
	
	Mediação;
	
	Processo Judicial.
	
	Conciliação;
	
	Arbitragem;
	
	
	
	 5a Questão 
	
	
	Cabe ao Judiciário estabelecer política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, que ocorrem em larga e crescente escala na sociedade, de forma a organizar em âmbito nacional não somente os serviços prestados nos processos judiciais, mas também os que possam sê-lo mediante outros mecanismos de solução de conflitos, em especial, os consensuais. Sobre o tema, assinale a alternativa que corresponde a um meio adequado de solução de conflitos:
		
	
	Autotutela.
	
	Mediação.
	
	Processo de execução.
	
	Processo Judicial.
	
	Procedimento especial.
	
	 6a Questão 
	
	
	No que concerne a Resolução n. 125 do Conselho Nacional de Justiça, que trata sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário, tem-se por base as seguintes premissas: I. O direito de acesso à Justiça (artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição) implica, além da vertente formal perante os órgãos judiciários, acesso à ordem jurídica justa. II - Cabe ao Judiciário estabelecer política pública de tratamento adequado dos problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, que ocorrem em larga e crescente escala na sociedade, de forma a organizar em âmbito nacional não somente os serviços prestados nos processos judiciais mas também os que possam sê-lo mediante outros mecanismos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação. III - A cláusula compromissória e o compromisso arbitral são espécies de acordos cabíveis na mediação e na conciliação. 
		
	
	Somente a proposição I está correta.Somente a proposição II está correta.
	
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	Somente a proposição III está correta.
	
	
	
	 7a Questão 
	
	
	No que concerne à evolução histórica da implementação da mediação, assinale a alternativa correta: I. A primeira iniciativa legislativa em direção aos meios alternativos de solução de conflitos ganhou forma com o Projeto de Lei (PL) nº 4.827/1998, oriundo de proposta da Deputada Zulaiê Cobra. II. O mediador auxilia as pessoas em conflito a identificarem, por si mesmas, alternativas de benefício mútuo, indicadas para as hipóteses em que se desejem preservar ou restaurar vínculos, ou seja, aquelas situações em que a pauta subjetiva interfere diretamente na objetiva e, por isso, deve ser tratada como tal. III- É o processo pelo qual as partes envolvidas no litígio buscam, de forma direta e sem a interveniência de uma terceira pessoa, chegar a uma solução consensual. 
		
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	Somente a II está correta.
	
	Somente a III está correta.
	
	Somente a I está correta.
	
	Somente as I e II estão corretas.
	
	 8a Questão 
	
	
	Existindo convenção de arbitragem, o Juiz:
		
	
	se alegada pelo réu, extinguirá o processo sem apreciação do mérito.
	
	suspenderá o processo até que o árbitro apresente seu laudo.
	
	de ofício, poderá extinguir o processo sem apreciação do mérito.
	
	transformará o processo judicial em arbitragem, nomeando árbitro para dirimir o litígio.
	
	extinguirá o processo com apreciação do mérito.
	
	
	 1a Questão 
	
	
	Referente à jurisdição, é INCORRETO afirmar:
		
	
	A jurisdição é obrigatória, ou seja, mesmo que não haja lei aplicável ao caso concreto, o juiz não poderá escusar-se de julgar invocando a lacuna, devendo fazê-lo com base na analogia, usos e costumes e princípios gerais de direito.
	
	A função jurisdicional tem caráter substitutivo, busca solucionar os conflitos de interesses aplicando a lei ao caso concreto e pode produzir decisões definitivas e imutáveis.
	
	Os juízes só podem prover a jurisdição dentro do território nacional, respeitados os limites de sua competência, que vem a ser a medida territorial da jurisdição.
	
	A jurisdição é inafastável, isto é, a lei não pode excluir da apreciação do Poder Judiciário nenhuma lesão ou ameaça a direito.
	
	Em relação ao órgão que exerce a jurisdição ela pode ser civil, penal, trabalhista, militar, administrativa e eleitoral; no tocante à pretenção é superior ou inferior.
	
	 2a Questão 
	
	
	No tocante à jurisdição, examine os enunciados seguintes: I. Tecnicamente, a atividade jurisdicional é sempre substitutiva das atividades dos sujeitos envolvidos no conflito, a quem a ordem jurídica proíbe, como regra, atos de autodefesa. II. O caráter substitutivo da jurisdição está presente nas situações envolvendo particulares, mas não quando um dos sujeitos litigantes é o próprio Estado, pois nesse caso haveria identidade de funções e de atividades estatais. III. Da natureza da jurisdição decorre sua definitividade, que é caracterizada pela imunização dos efeitos dos atos realizados, cujo maior grau, outorgado pela ordem jurídica, é a autoridade da coisa julgada material. É correto o que se afirma APENAS em 
		
	
	Alterantiva II e III.
	
	Alterantiva II.
	
	Alterantiva I.
	
	Alterantiva I e II.
	
	Alterantiva I e III.
	
	 3a Questão 
	
	
	Marque a alternativa correta sobre a jurisdição:
		
	
	a jurisdicional é um poder delegável. 
	
	jurisdição improrrogável significa que não é permitido ao legislador ordinário alterar, reduzir ou ampliar os limites do poder jurisdicional traçados pela Constituição da República; 
	
	o direito de ação é dirigido contra o réu, porque é o direito de obter dele uma decisão sobre determinado pedido; 
	
	a função jurisdicional atua diante de casos concretos de conflito de interesses, independente da invocação dos interessados; 
	
	 4a Questão 
	
	
	No que diz respeito à jurisdição observa-se que esta possui características que lhe são próprias, que a distinguem de outras funções exercidas pelo Estado. É característica da jurisidição:
		
	
	A delegabilildade, pois é possível que outros órgãos, além daqueles que a Constituição Federal determina, exerçam função jurisdicional. 
	
	A prestação de ofício em qualquer situação, independentemente de provocação. 
	
	A substitutividade da vontade dos litigantes, porque a decisão a ser proferida pelo Estado é imperativa a eles, sendo de observância obrigatória. 
	
	A imutabilidade das decisões, que atinge qualquer decisão proferida pelo Poder Judiciário, inclusive aquelas em que não há análise do mérito. 
	
	 5a Questão 
	
	
	Nos procedimentos de jurisdição voluntária: 
		
	
	não é necessária a citação dos interessados, porque inexiste lide, mas é obrigatória a participação do Ministério Público.
	
	os interessados serão citados apenas por edital e deverão responder no prazo de trinta (30) dias.
	
	o juiz não é obrigado a observar critério de legalidade estrita, podendo adotar em cada caso a solução que reputar mais conveniente ou oportuna.
	
	o Ministério Público não tem legitimidade para lhes dar início em nenhuma hipótese, só podendo atuar como fiscal da lei.
	
	cabe ao juiz dar início ao processo de ofício.
	
	 6a Questão 
	
	
	(MPE/RJ/TÉCNICO/ adaptada) - São princípios da jurisdição: 
		
	
	investidura, inevitabilidade e causa de pedir.
	
	inércia, autotutela, inevitabilidade e taxatividade;
	
	substitutividade, hermetismo e defnitividade;
	
	interesse de agir, inafastabilidade e autotutela.
	
	inafastabilidade, investidura e indelegabilidade
	
	
	 7a Questão 
	
	
	(OAB/SP SETEMBRO/2008) Assinale a opção correta acerca da jurisdição: 
		
	
	uma das características da jurisdição é a aptidão para a coisa julgada; por conseguinte, somente haverá jurisdição se houver coisa julgada material; 
	
	a capacidade de estar em juízo, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido são considerados elementos da ação; 
	
	a convenção de arbitragem não é pressuposto processual negativo. 
	
	o princípio do juiz natural tem por finalidade garantir a prestação da tutela jurisdicional por juiz independente e imparcial; 
	
	 8a Questão 
	
	
	O princípio dispositivo, também denominado de princípio da inércia da jurisdição, significa que: 
		
	
	 o juiz conhecerá de ofício, a qualquer tempo e grau de jurisdição, enquanto não proferida a sentença de mérito, das questões de ordem pública;
	
	 cabe ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial.
	
	 caberá ao juiz, de ofício ou a requerimento da parte, determinar as provas necessárias à instrução do processo, indeferindo as diligências inúteis ou meramente protelatórias;
	
	 nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou interessado a requerer, nos casos e forma legais;
	
	 1a Questão 
	
	
	Qual é o órgão do Poder Judiciário que cabe o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário:
		
	
	Ministério Público.
	
	Supremo Tribunal Federal.
	
	Conselho Nacional de Justiça.
	
	Advocacia Geral da União.
	
	União Federal.
	
	 2a Questão
	
	
	Acerca do Poder Judiciário nacional é CORRETO afirmar:
		
	
	O Tribunal Superior Eleitoral é o tribunal superior da justiça especializada eleitoral.
	
	o Poder Judiciário não é uno já que composto por várias justiças, assim, a estadual, a federal, a trabalhista, dentre outras.
	
	O ConselhoNacional de Justiça tem função jurisdicional e administrativa, podendo julgar processos tanto da justiça federal quanto da competência da justiça estadual.
	
	O Superior Tribunal de Justiça, composto por 11 ministros, tem competência apenas para matéria estadual.
	
	O Supremo Tribunal Federal só tem competência originária, já que não julga recursos mas apenas ações envolvendo questões constitucionais.
	
	 3a Questão 
	
	
	De acordo com o art. 92 da CRFB/88, são órgãos do Poder Judiciário, exceto:
		
	
	o Ministério Pùblico.
	
	os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais.
	
	o Superior Tribunal de Justiça.
	
	o Conselho Nacional de Justiça.
	
	o Supremo Tribunal Federal.
	
	
	
	 4a Questão 
	
	
	(FGV/PC/DELEGADO/2010) - Com relação ao tema Poder Judiciário analise as afirmativas a seguir: I. Compete à Justiça Militar estadual processar e julgar os militares dos Estados, nos crimes militares definidos em lei e as ações judiciais contra atos disciplinares militares, ressalvada a competência do júri quando a vítima for civil. II. A competência dos tribunais estaduais será definida na Constituição Federal, sendo apenas a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça. III. O Tribunal de Justiça não poderá constituir câmaras regionais, devendo funcionar de forma centralizada, a fim de assegurar igualdade de acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo. Assinale: 
		
	
	c) se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	a) se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	
	b) se somente a afirmativa II estiver correta.
	
	e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	 5a Questão 
	
	
	A respeito da Estrutura do Poder Judiciário no Brasil, aponte a alternativa CORRETA.
		
	
	A justiça comum compreende a justiça dos estados e municípios.
	
	A justiça comum compreende a justiça dos estados e a justiça federal.
	
	O Conselho Nacional de Justiça faz parte do Poder Judiciário, mas não existem juizes em quadros, visando atender a imparcialidade nos julgamentos.
	
	O Conselho Nacional de Justiça não faz parte do Poder Judiciário
	
	As justiça do trabalho, assim como a justiça federal são classificadas de justiças especializadas.
	
	
	
	 6a Questão 
	
	
	Acerca da estrutura do Poder Judiciário Brasileiro, assinale o item que apresenta as chamadas "justiças especializadas":
		
	
	estadual, federal e trabalhista
	
	federal, militar e eleitoral
	
	militar, eleitoral e trabalhista
	
	federal, eleitoral e trabalhista
	
	 7a Questão ()
	
	
	Sobre a estrutura do Conselho Nacional de Justiça é correto afirmar:
		
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros, sendo somente membros do Ministério Público e juízes federias, nomeados pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por dez membros sendo eles membros do Ministério Público e advogados, todos nomeados pelo Presidente da República.
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por quinze membros (incluindo membros do Ministério Público, advogados e cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada), nomeados pelo Presidente da República.
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por dez membros nomeados, pelo sistema de livre escolha, pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
	
	Tratase de um órgão colegiado composto por cinco membros (incluindo 1 membro do Ministério Público, 1 advogado e 3 juízes federias), nomeados pelo Presidente da República.
	
	 8a Questão 
	
	
	São órgãos do Poder Judiciário, exceto:
		
	
	Superior Tribunal de Justiça.
	
	Supremo Tribunal Federal.
	
	Congresso Nacional.
	
	Conselho Nacional de Justiça.
	
	Tribunais Regionais Federais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes