Buscar

Melhoramento vegetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Melhoramento vegetal
1. O Melhoramento de Plantas é arte e ciência que visam à modificação gênica das plantas para torná-las mais úteis ao homem. Explique.
O Melhoramento de plantas era considerado ARTE, porque não existia o método científico, tudo era feito com base na observação, empiricamente. Com o surgimento da experimentação agrícola e dos métodos de melhoramento ele se tornou CIÊNCIA.
2. Que mecanismos favorecem a AUTOGAMIA e a ALOGAMIA? Explique-os.
Autogamia: (a) Cleistogamia: polinização ocorre antes da abertura floral. (b) Estigma e estames envoltos por estruturas florais.
Alogamia: (a) Diocia: plantas de uma mesma espécie apresentando estruturas florais com sexos distintos. (b) Monoicia: em uma mesma planta ocorre a presença de flores dos dois sexos, e até flores completas. (c) Protandria: o androceu encontra-se maduro antes do gineceu de uma mesma flor, ou de flores distintas em uma mesma planta. (d) Protoginia: o gineceu encontra-se maduro antes do androceu de uma mesma flor, ou de flores distintas em uma mesma planta.
3. Defina germoplasma, e descreva as maneiras que ele pode ser conservado.
Germoplasma tem sido definido como todo o material hereditário de uma espécie ou, ainda, todo o patrimônio genético de uma espécie.No caso dos vegetais, tudo que se plantando ou cultivando origina uma nova planta.
Há dois métodos básicos para a sua conservação: ex situ e in situ. No primeiro, uma amostra da variabilidade genética de determinada espécie é conservada em condições artificiais, fora do habitat da
Nas coleções in situ, o germoplasma é preservado no seu habitat natural, em reservas cujo ambiente é similar ao da espécie.
Há ainda a conservação in vitro para espécies propagadas vegetativamente e também as sementes recalcitrantes.
4. Quais são os principais obstáculos enfrentados pelos melhoristas em uma programa de melhoramento de plantas?
Basicamente, são três obstáculos: recursos econômicos escassos, falta de área e campos experimentais, e mudança nas normas e requerimentos.
5. O que é herdabilidade? Qual tipo de herdabilidade é mais importante em um programa de melhoramento? Por quê?
A proporção genética da variabilidade total é designada herdabilidade. A herdabilidade no sentido restrito é a mais importante, pois quantifica a proporção aditiva da variância genética que pode ser transmitida na próxima geração.
6. Cite as principais causas da Interação Genótipo x Ambientes.
Fatores previsíveis: fotoperíodo, tipo de solo, fertilidade do solo, toxicidade por alumínio, época de semeadura e práticas agrícolas. Fatores imprevisíveis: distribuição pluviométrica, umidade relativa do ar, temperatura atmosférica e do solo, patógenos e insetos.
7. Defina Adaptabilidade e Estabilidade de Comportamento.
Adaptabilidade é a capacidade de uma planta em aproveitar vantajosamente as variações do ambiente. Estabilidade de performance é a capacidade desta planta apresentar um comportamento altamente previsível, mesmo com as variações ambientais.
8. Por que selecionar genitores em um programa de melhoramento de plantas?
A escolha dos genitores aumenta as chances de desenvolvimento de variedades superiores, pois maximiza a utilização de genes desejáveis, por meio dos cruzamentos.
9. O que são variedades e que tipos podem ser obtidas?
Variedades são grupos de plantas com características, distintas, homogêneas e estáveis, com identidade própria e denominação, o que as distinguem das demais. Podem ser: linhas puras, multilinhas, híbridos, clone, variedades de polinização aberta.
10. Como se produz um híbrido simples de milho?
Por meio do cruzamento entre duas linhagens. Cada linhagem corresponderá a um genitor (masculino ou feminino). A linhagem que será o genitor feminino apresentará um número maior de fileiras. Estas manterão apenas suas espiguetas, pois o pendão de cada planta será retirado (emasculação). As fileiras masculinas terão as espiguetas retiradas. Assim, uma planta “feminina” só receberá pólen de uma outra planta, “masculina”. Recomenda-se a retirada dos genitores masculinos após a polinização, para eliminar a competição com os genitores femininos.

Outros materiais