Buscar

avaliação parcial_gestão de clima organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201501990793)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	1 - Sobre o conceito de ¿Clima Organizacional¿ é INCORRETO afirmar que
		
	
	é considerado como o elo conceitual entre o nível individual e o nível organizacional, no sentido de expressar a compatibilidade das expectativas, valores e interesses individuais com as necessidades, valores e diretrizes formais.
	
	é fenômeno perceptual duradouro, construído com base na experiência, multidimensional e compartilhado pelos membros de uma unidade da organização, cuja função principal é orientar e regular os comportamentos individuais de acordo com os padrões determinados por ela.
	
	é um indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização.
	 
	é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, cuja influência no seu comportamento é bastante reduzida.
	 
	refere-se ao ambiente interno existente entre as pessoas que convivem no meio organizacional e está relacionado com o grau de motivação de seus participantes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502249951)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O estado de ânimo coletivo que os colaboradores de uma organização demonstram em dado momento é denominado:
		
	
	ciclos temporais.
	 
	clima interno.
	 
	cultura organizacional.
	
	brainstorming.
	
	benchmarking.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501997076)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Pode-se afirmar sobre o Clima Organizacional:
		
	
	A maior motivação dos funcionários, de uma perspectiva comportamental, depende da implementação de processos de reengenharia radicais.
	
	É a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, cuja influência no seu comportamento é bastante reduzida.
	
	O estado de ânimo coletivo que os colaboradores de uma organização demonstram em dado momento é denominado cultura organizacional.
	 
	O clima organizacional corresponde à percepção que os indivíduos têm da atmosfera em seu ambiente de trabalho, é algo mutável e instantâneo, não se confundindo com a cultura organizacional.
	 
	A gestão de clima organizacional refere-se ao comprometimento dos funcionários determinarem, com o auxílio de especialistas na área de comportamento, de relacionamento social e de RH, um resultado padrão ideal da satisfação de seus colaboradores, baseado no mapeamento do ambiente externo à empresa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501260438)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A globalização leva a uma maior competitividade entre as empresas e a adoção de padrões cada vez mais altos de eficiência. Neste cenário a área de Gestão de Pessoas deve ser um parceiro estratégico e por isso torna-se cada vez mais necessário mensurar suas ações através de procedimentos técnicos que possam respaldar ao máximo sua atuação nas organizações. O mapeamento do ambiente interno da empresa ajuda a atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o clima de trabalho. Essa ação é necessária porque:
		
	
	É importante conhecer quais são as oportunidades e ameaças da empresa e assim fazer o planejamento estratégico com foco no cliente.
	
	É preciso transformar a área de Recursos Humanos em algo que traga lucro para a empresa.
	 
	As empresas dependem de pessoas motivadas, felizes e orgulhosas dos valores compartilhados na organização.
	
	Os diretores das empresas de capital aberto devem dar retorno aos acionistas sobre as políticas de gestão de pessoas.
	
	Sem um correto levantamento de necessidades de treinamento, o investimento em desenvolvimento pode ser perdido.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501880202)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a pesquisa de clima organizacional, é correto afirmar que
		
	 
	ela analisa o ambiente da empresa e as condições do grau de satisfação ou insatisfação dos funcionários e das demais pessoas que com eles interagem.
	
	uma contribuição direta dela é a identificação dos recursos humanos potenciais para ocupar cargos de maior complexidade na empresa.
	
	o objetivo da pesquisa de clima é mostrar aos funcionários o que eles devem fazer para melhorar seu desempenho.
	
	entre as principais contribuições da pesquisa de clima organizacional, pode-se destacar que ela favorece diretamente a compreensão do comportamento do consumidor diante dos produtos e serviços disponibilizados pela empresa.
	
	ela busca demonstrar, baseada nos dados obtidos, que só se pode afirmar que o clima organizacional é favorável quando não possui conflitos apontados na pesquisa.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201501250408)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A empresa Modas Camile, inplantou recentemente novas políticas de pessoal, as quais trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores: I - Custos associados a doenças ocupacionais; II - Baixa produtividade; III - Nível de responsabilidade atribuída ao cargo; IV - Inclinações pessoais; V - Absenteísmo e rotatividade. Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
		
	
	I, III e V
	
	II, IV e V
	 
	I, II e V
	
	II, III e IV
	
	III, IV e V
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201501260507)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como Consultor responsável pela elaboração do questionário de uma pesquisa de clima que será aplicada pela primeira vez em uma empresa de médio porte, você selecionou 49 questões relacionadas aos assuntos: Imagem da Empresa, Reconhecimento, Comunicação, Liderança, Condições de Trabalho, Salários e Benefícios. Considerando que as perguntas abaixo não foram colocadas na pesquisa, qual delas deve ser indicada para completar o questionário?
		
	
	A quantidade de horas de treinamento que você recebe ao ano é adequada?
	
	Com qual freqüência você acessa a Intranet da empresa?
	
	A empresa tem um bom processo para selecionar profissionais do mercado?
	
	Você conhece os descontos que são feitos no seu contra-cheque?
	 
	Você considera esta empresa um bom lugar para trabalhar?
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201501944953)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo Casado (2002), A motivação tem sido vista como uma saída para melhorar o desempenho profissional no que diz respeito tanto à produtividade quanto à saúde organizacional e à satisfação dos trabalhadores. É preciso conceber a motivação sob a óptica do caráter do ser humano, da ética, do companheirismo, do espírito empreendedor de cada um e mesmo de um sadio clima de competição. A motivação é um processo que mobiliza o comportamento dos funcionários, possibilitando-lhes um direcionamento de suas atitudes, intenções e condutas. É um fenômeno intrínseco, pois depende das necessidades, expectativas e anseios de cada pessoa. (Bergamini, 1997). Entretanto, fatores extrínsecos ao indivíduo, ou seja, estímulos por parte das lideranças, recompensas, prêmios, ambiente de trabalho saudável, entre outros, tendem a mobilizar, direcionar e motivar o funcionário diante dos propósitos e desafios que o trabalho oferece (Boletim Academia Paulista de Psicologia - Ano XXVII, nº 2/07: (133-147). Considerando a premissa contida neste enunciado, identifique dentre as alternativas a seguir propostas, aquela que melhor justifica a utilização da ferramenta Entrevista de Desligamento como estratégia de monitoramento do Clima Organizacional:
		
	
	A Entrevista de Desligamento, quando aplicada corretamente, permite ao RH conhecer aspectos inerentes a cultura, ao modelo de gestão, às políticas (ou ausências delas), as práticas sob a ótica dos profissionais que estão sendo desligadosou são demissionários.
	
	A Entrevista de Desligamento serve para indicar a opinião daqueles que estão saindo da Empresa e, que tem nesta oportunidade, a chance de falar abertamente o que pensam ou sentem sobre a Empresa e suas peculiaridades.
	
	A Entrevista de Desligamento serve apenas para que o ex-funcionário descreva o que está errado sob sua ótica do ponto de vista da Administração de Recursos Humanos.
	 
	A entrevista de desligamento serve para indicar a opinião de uma parcela dos trabalhadores, em especial daqueles que estão sendo desligados. Aqui o mais importante é o RH estar atento às informações daqueles empregados que estão deixando voluntariamente a empresa, ou seja, os demissionários.
	 
	A Entrevista de Desligamento, quando aplicada corretamente, permite ao RH conhecer as inadequações provocadas pela cultura organizacional, pelo modelo de gestão aplicado, pelas ausências de políticas e/ou práticas de gestão de pessoas sob a ótica dos profissionais que estão saindo da Empresa (demitidos ou demissionários).
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201501263675)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A pesquisa de clima organizacional é um instrumento com o objetivo de conhecer o "pensamento" e a percepção que os colaboradores possuem sobre a empresa. Nesta pesquisa são abordados vários temas com esse objetivo. Quais as variáveis mais comumente pesquisadas na pesquisa de clima organizacional?
		
	
	Os clientes ,a participação, os objetivos organizacionais,e o processo decisório;
	
	O tipo de trabalho realizado, a satisfação salárial, os benefícios e programa da CIPA;
	
	O tipo de comunicação, o relacionamento interpessoal, plano de carreira e contato com o sindicato;
	 
	O trabalho em equipe, reconhecimento, imagem da empresa,a segurança no trabalho;
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201501259675)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando avaliamos a variável salário, entre os diversos aspectos, podemos avaliar: a) se está sendo feita justiça social. b) se está trazendo conflito. c) se está adequado com o cargo. d) se está compatível com o mercado.
		
	 
	As alternativas c e d são corretas.
	
	As alternativas b e d são corretas.
	
	As alternativas b e c são corretas.
	
	As alternativas a e d são corretas.
	
	As alternativas a e b são corretas.

Outros materiais