Buscar

prova matematica financeira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema de amortização francês (SAF), é um sistema onde as prestações pagas são sempre iguais, a prestação é composta da soma da amortização + os juros do período, ao contrário do Sistema de Amortização Constante (SAC) onde a amortização é constante como o próprio nome diz, possui sempre o mesmo valor
No SAF a amortização aumenta a cada período e os juros diminuem a cada período, apenas relembrando a amortização é a quantia que realmente foi paga da dívida, por exemplo, se eu pego 100.000 emprestado e pago 5.000 de amortização e 15.000 de juros na primeira prestação, totalizando 20.000, a minha dívida ainda estará em 95.000, pois foi amortizado apenas 5.000.
O que é Sistema de Amortização Constante (SAC)?
Quando a extinção de um empréstimo estiver associada a prestações com inclusão de juros, quitando partes iguais do valor total da dívida, estamos falando do Sistema de Amortização Constante (SAC). Para este caso, o reembolso equivale a valores de amortização iguais ao saldo devedor. Como os juros diminuem a cada prestação, no SAC o valor delas é decrescente. O valor da amortização é calculado da seguinte forma: divide-se o valor principal pelo número de parcelas, ou seja, os períodos de pagamento.
Diferença entre o SAC e o SAF
As principais características de definem o SAC, são:
 Utilização de parcelas decrescentes;
 Amortização constante;
 Uso de juros decrescentes;
 E o saldo devedor também é decrescente.

Outros materiais