Buscar

modelo artigo científico - FAMEG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Projeto Integrado Multidisciplinar I. 
Inserir o título: letra Arial 14. O título deve ser claro e conciso (não ultrapassar duas linhas e utilizar parágrafo único, não teclar “enter” no título). 
Inserir o nome dos autores, separados por vírgula (letral Arial 10). Escrever por extenso o primeiro nome e o sobrenome, podendo abreviar os nomes do meio (ex: Adriano D. Andricopulo). Não abreviar o primeiro nome. Após o nome, indicar com o número sobrescrito, a Instituição dos respectivos autores (ex: 1Faculdade Metropolitana de Guaramirim), e, entre parênteses, a categoria a qual pertencem: Estudante de graduação (IC).
Inserir aqui o(s) endereço(s) de e-mail de contato (letra Arial 9, em itálico).
Exemplo:
João da Silva1 (IC), Fernando Augusto Schmidt1 (IC)
1 Faculdade Metropolitana de Guaramirim
e-mail: joao@gmail.com, feraugusto@bol.com.br
RESUMO
O resumo deve apresentar de forma clara e rápida a introdução, objetivos, metodologia (materiais e métodos), resultados e discussões e conclusão. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único. Deve ser redigido na terceira pessoa do singular, em um único parágrafo e deve conter de 150 a 500 palavras. 
Palavras-chave: 3 palavras-chave separadas por ponto. Não utilizar as mesmas palavras do título do trabalho.
1 - INTRODUÇÃO
A introdução é parte integrante do desenvolvimento do trabalho científico. Deve-se anunciar a ideia central do trabalho, delimitando o ponto de vista enfocado em relação à área de concentração, ao assunto e à extensão, situando o problema ou o tema abordado no tempo e no espaço.
Nesta etapa apresenta-se a relevância do assunto e a contribuição desse trabalho para uma melhor compreensão do problema. A introdução deve conter o tema/objeto, a justificativa, os objetivos e a metodologia utilizada.
O objetivo geral e os objetivos específicos devem ser colocados no último parágrafo da introdução.
2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Nesta etapa dá-se início à construção do trabalho, por isso é necessário utilizar citações e referências de fontes da área de estudo. Cada citação deve ser feita por meio de um número sobrescrito ao final do conteúdo citado, e deve-se colocar nas referências nessa ordem.
2.1 SUBTÍTULO (SEÇÃO SECUNDÁRIA)
Corpo de texto.
2.1.1 Subtítulo (Seção terciária)
As figuras devem aparecer próximas ao texto em que são mencionadas e numeradas consecutivamente. As legendas devem constar na parte superior das ilustrações e quadros, usando fonte tamanho 10, alinhamento centralizado e espaçamento simples, a fonte deve constar na parte inferior (obrigatório citar a fonte mesmo que seja do autor).
Figura 1 - Legenda.
Fonte: AUTOR (ANO).
2.1.1.1 Subtítulo (Seção quaternária)
Geralmente não se utilizam traços verticais, porém o aluno é livre para criar as tabelas (traços), conforme sua necessidade, respeitando a fonte e tamanho da letra.
Caso for necessário, o aluno poderá desenhar uma tabela com o layout da página no sentido paisagem (horizontal), mas deverá imprimir em formato A3 e dobrar a folha para encadernação A4.
As tabelas também devem aparecer próximas ao texto em que são mencionados. O título deve vir acima da tabela e numerado consecutivamente, usar fonte tamanho 10, alinhamento centralizado e espaçamento simples. Indicar a fonte abaixo da tabela.
Tabela 1 – Microrganismos produtores dos aromas de interesse: acetoína e 2,3-butanodiol.
	Gênero
	Espécie
	Produtos
	Referências 
	Klebsiella
	K. pneumoniae
	2,3-butanodiol
	YU & SADDLER, 1982
	Lactococcus
	L. lactis ssp. lactis
	acetoína, diacetil, lactato, acetato
	KANEKO et al., 1990
	Bacillus
	B. polymyxa
	acetoína, 2,3-butanodiol
	SEREBRENNIKOV, 1995
Fonte: MARIOTTO (2007).
3 – METODOLOGIA
Descreve-se aqui os equipamentos, amostras e processos de forma geral, que foram utilizados durante o estágio sem especificar como cada um se aplica aos experimentos individuais. Na seção de resultados, o autor pode discutir brevemente como os instrumentos foram usados para obter os resultados que estão sendo apresentados.
Fazendo uma analogia com um carpinteiro escrevendo um artigo, na metodologia ele descreveria quais as ferramentas usadas (ex: tipo e fabricante do martelo, furadeira, serra, morsa, instrumentos de medida etc.), ressaltando a função delas para a tarefa em questão, mas sem detalhar passo-a-passo como essas ferramentas foram usadas para construir cada objeto. Nos resultados, ele discutiria como essas ferramentas foram usadas para construir, por exemplo, o armário (isto é, o resultado) e apresentaria as características do armário construído. 
4 – RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nesta seção, é o momento de apresentar os dados obtidos (resultados) e num mesmo momento, realizar comentários sobre estes resultados (discussão), tentando estabelecer relações entre os diversos resultados e suas implicações gerais para o problema em questão.
Aqui você também poderá utilizar figuras e tabelas.
Está com dificuldades nesta etapa?
Leia o artigo "A seção de discussão de um artigo científico": http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v22n3/v22n3a20.pdf
5 - CONCLUSÃO
Parte final na qual se relacionam conclusão e objetivos. É necessário retomar os objetivos e apontar as conclusões para cada um deles, demonstrando que foram alcançados.
Usar o espaço abaixo da linha para referências, seguindo normas da ABNT, porém colocá-las na ordem em que aparecem no texto (com a numeração em sobrescrito), e fonte tamanho 8.
____________________
� KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul. Química e reações químicas. 4. ed. Rio de Janeiro (RJ): LTC, 2002. X p.
2 RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo (SP): Makron Books, 1994. Y p.
3 COMO PROJETAR. Como utilizar treliças planas em seus projetos? Disponível em: <http://comoprojetar.com.br/como-utilizar-trelicas-em-seus-projetos/>. Acesso em 28 jul. 2017.
Ex: João da Silva e Fernando Augusto Schmidt
J. Silva; F. A. Schmidt (2017)

Outros materiais