Buscar

Revisao Prova I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Revisão Primeira Prova
Qual seu entendimento da palavra sucessão?
A palavra sucessão significa substituir uma pessoa por outra, que vai assumir suas obrigações e adquirir seus direitos.
Como se dar essa transmissão?
Em virtude de lei ou de testamento.
Diferencie sucessão de herança.
Sucessão é a transmissão do patrimônio do morto a seus sucessores. A herança é o patrimônio incluindo bens, direitos e dividas, deixado por alguém em razão do seu falecimento.
Faça um breve comentário sobre as suas espécies de herdeiro.
Herdeiros necessários, forçados ou reservatórios - têm a seu favor a proteção da legítima, composta por metade do patrimônio do autor da herança (art. 1 .846 do CC).
Herdeiros facultativos - não têm a seu favor a proteção da legítima, podendo ser preteridos por força de testamento (art. 1 .850 do CC). É o caso do companheiro ou convivente e dos colaterais até quarto grau (irmão, tios, sobrinhos, primos, tios-avôs e sobrinhos-netos).
Como se dá a abertura da sucessão?
É com a morte de alguém que a sucessão se abre e as regras do direito sucessório serão aplicadas para a transmissão do patrimônio aos herdeiros.
Em que contexto legal os doutrinadores enfatizam que a abertura da sucessão se dá no momento da morte?
Como leciona José de Oliveira Ascensão, um dos fundamentos da sucessão mortis causa é a exigência da continuidade da pessoa humana, sendo pertinente transcrever suas lições: "O Direito das Sucessões realiza a finalidade institucional de dar a continuidade possível ao descontínuo causado pela morte”.
Em nosso Código Civil, onde podemos localizar o princípio da saisine? Qual seu entendimento sobre o referido princípio?
Está previsto no art. 1.784 do CC/2002. O princípio da saisine o herdeiro já é dono do patrimônio no momento da morte do hereditando. 
Defina fundamentação legal para abertura da sucessão.
Pressupostos para se abrir a sucessão: 1) a morte de alguém (1.785) e 2) a vocação hereditária feita pelo falecido se deixou testamento, ou feita pela lei na ausência de declaração de ultima vontade (1.788, 1.798).
Qual a primeira condição para capacitação de uma pessoa física a sucessão?
A transmissão patrimonial é automática, ou seja, no instante após a morte os herdeiros já são proprietários dos bens do extinto (1.784). 
Quem faleceu antes do autor da sucessão pode ser sucessor?
Aceitação pelos sucessores: pode ocorrer do herdeiro morrer antes de aceitar a herança, então o herdeiro do herdeiro vai ter esse direito (1.809). Nada impede que o neto aceite a herança do pai mas renuncie à do avô (pú do 1.809).
Relate seu entendimento sobre aceitação e renúncia da herança.
Aceitação: é o ato pelo qual o sucessor manifesta sua vontade de receber a herança ou o legado.
Renúncia da herança: a aceitação é mais simples, de modo que a renúncia exige mais formalidades, tratando-se de ato solene pelo qual o herdeiro abdica à herança. A renúncia exige forma escrita, e não é qualquer escrito como na aceitação, mas documento público perante o Tabelião ou o Juiz (1.806).
Quais são as espécies de aceitação? Comente.
Expressa: feita por qualquer documento escrito;
Tácita: esta espécie é a mais comum e o sucessor assume comportamentos típicos de herdeiro (1.805), por exemplo: pedir ao Juiz para abrir o inventário, nomear advogado para tratar dos documentos do morto, alienar seus direitos hereditários, pagar o imposto de transmissão, etc. Não significa aceitar a herança comparecer à missa de sétimo dia ou alimentar o cachorro do extinto (§ 1º do 1.805);
Presumida: nesta última espécie um terceiro interessado força o herdeiro a se manifestar se vai aceitar ou não (1.807), ex: um credor do herdeiro, ao tomar conhecimento da morte do pai dele, exige que o herdeiro se manifeste para que o credor, se for o caso, aceite a herança no lugar do herdeiro e possa satisfazer seu crédito (1.813); o silêncio do herdeiro implica em aceitação da herança.
Você concorda, juntamente com os civilistas que a renúncia é ato solene? Fundamente.
Sim, pois do contrário ter-se-ia a insegurança das relações jurídicas, por se admitir a perda da propriedade adquirida pelos herdeiros por efeito de renúncia.
Defina seu entendimento da renúncia válida.
A renúncia válida é a abdicativa, isto é, cessão gratuita, pura e simples.
Se o renunciante prejudicar credores, poderão estes, com autorização do juiz, aceita-la em nome do renunciante? Justifique e fundamente sua resposta.
Sim, de acordo com o art. 1.813 do CC/2002. O herdeiro insolvente que renuncia à herança para prejudicar seus credores comete fraude, mas se o herdeiro tem bens para pagar seus credores pode renunciar sem problemas.
Elenque quais são os efeitos da renúncia.
Efeitos da renúncia:
Efeito retroativo: a renúncia retroage ao dia da morte do hereditando, de modo que o renunciante é considerado como se nunca tivesse sido chamado à sucessão.
Os filhos do renunciante não herdam em seu lugar: os filhos do renunciante não poderão aceitar a herança do avô no lugar do pai, passando os bens para seus tios e primos (1.811). Diferente da renúncia é se o pai tivesse morrido após o avô, então os netos, por representação, seriam chamados a suceder. Para os netos herdarem do avô, é melhor o pai morrer do que renunciar, pois o renunciante é tido pela lei como inexistente.  A representação é um instituto de Direito Canônico que visa proteger a família, sendo razoável que os netos herdem do avô no lugar do pai pré-morto. Veremos mais detalhes de direito de representação em breve.
O renunciante pode representar o hereditando na sucessão de terceiros (ex: João renuncia a herança de seu pai, mas pode representar o pai na herança do avô, 1856).
Aquele que renuncia a herança são retratáveis? Fundamente.
Preenchida as formalidades legais, a renúncia é irrevogável, irretratável (CC.1812) e definitiva, produzindo efeito imediato gerando a ficção de não ter o renunciante jamais sido herdeiro, pois do contrário ter-se-ia a insegurança das relações jurídicas, por se admitir a perda da propriedade adquirida pelos herdeiros por efeito de renúncia.
A renúncia e a aceitação da herança são retratáveis? Fundamente. 
De acordo como o Art. 1.812 do CC/2002. São irrevogáveis os atos de aceitação ou de renúncia da herança.
Discorra seu entendimento sobre a indignidade.
Indignidade: é a privação do direito de suceder alguém por tê-lo ofendido ou a seus familiares (1.814). O indigno não tem afeto e nem solidariedade pelo extinto, pelo que sofre esta pena civil.
Qual fundamentação legal se dá o perdão indigno?
Reabilitação do indigno: trata-se do perdão do indigno, podendo ser feita expressamente pelo hereditando (1.818). A reabilitação pode ser tácita nos termos do parágrafo único. Não havendo reabilitação expressa, o indigno, contemplado em testamento do ofendido, quando o testador, ao testar, já conhecia a causa da indignidade, pode suceder no limite da disposição testamentária
Elenque as condições da deserdação.
Além do conhecido 1.814, estão no 1962 e 1.963
Art. 1.814. São excluídos da sucessão os herdeiros ou legatários:
I - que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso, ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente;
II - que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra, ou de seu cônjuge ou companheiro;
III - que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de última vontade.
Diferencie indignidade x deserdação.
A indignidade vem prevista em lei como a vontade presumida do extinto, atingindo qualquer herdeiro, já a deserdação é declarada em testamento, é a vontade real do falecido, e só atinge herdeiros necessários (1.961, 1.845).
Só vamos encontrar deserdação na sucessão testamentária (1.964), já a indignidade pode ocorrer tanto na sucessão testamentária como na legítima.
Os casos de deserdação, além do conhecido1.814, estão no 1962 e 1.963
Exponha seu entendimento sobre herança jacente.
Chama-se de jacente a herança quando não se conhecem os herdeiros que possam dela cuidar, assim o Juiz, para evitar a ruína desses bens, nomeia um curador para arrecadar e administrar os bens do falecido (1.819). Concluído o inventário sem o surgimento de herdeiros, a herança se torna vacante e os bens passam para o município (1.823 e 1.844).
Quais são as possibilidades para o estado de jacência?
A jacência é uma fase provisória que culmina ou com a entrega dos bens aos herdeiros que vierem a surgir, ou com a declaração da vacância e a transferência ao Poder Público.
Relate os efeitos da sentença de declaração de vacância.
 Inicialmente os bens são transferidos ao município sob propriedade resolúvel, mas após cinco essa propriedade se torna plena, e nenhum herdeiro poderá mais exigi-los (1.822). Esses cinco anos começam a correr da declaração de vacância da herança (1.820). Concluído o inventário, qualquer discussão futura será feita contra a Fazenda Municipal (1.158 do CPC).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes