Buscar

Trabalho GQ1 Redação juridica LINGUAGEM JURÍDICA

Prévia do material em texto

REDAÇÃO JURIDICA
PROFESSORA: FRANCISCA NELZENY FEITOSA SANTOS
ALUNO: ANTONIO RONALDO RODRIGUES MACHADO
MATRICULA: 201320526
TRABALHO COMPLEMENTAR GQ1
LINGUAGEM JURÍDICA
2017.2
�
1- Vimos que o vocabulário jurídico é composto por termos que apresentam pertinência exclusiva ao direito, isto é, termos que só têm significado no campo jurídico. Pesquise o significado dos termos arrolados abaixo em razão deles possuírem pertinência jurídica.
- Ab-rogação: ato de revogar ou abolir totalmente uma lei
- Acórdão: Decisão final prolatada por órgão colegiado. Julgamento colegiado proferido por tribunal, o qual serve como paradigma para solucionar casos análogos.
- Adjudicar: Efetuar a adjudicação que é a transmissão de determinados bens por ordem judicial a outrem.
- Anticrese: contrato em que o devedor entrega um imóvel ao credor, transferindo-lhe o direito de auferir os frutos e rendimentos desse mesmo imóvel para compensar a dívida; consignação de rendimento.
- Aquestos: São todos os bens do casal adquiridos na vigência do casamento.
- Aresto: decisão final que de uma instância superior a qual começa a valer como modelo para resolver casos, questões e/ou situações análogas; sinônimo de acórdão
- Arras: É conhecido mais comumente por sinal. É a entrega, por parte de um dos contratantes, de coisa ou quantia que significa a firmeza da obrigação contraída ou garantia da obrigação pactuada
- Avoca: Significa chamar para si, o significado jurídico é quando a autoridade judiciária chama para si processos que foram instaurados em separados mas tem alguma de relação de conexão ou contingencia.
- Caução: é o mesmo que garantia, sendo bastante usado no direito imobiliário.
- Cogente: É a norma que constrange à quem se aplica, tornando seu cumprimento obrigatório de maneira coercitiva
- Concussão: É o crime praticado por funcionário público, em que este exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela.
- Contrafação: falsificação de produtos, valores, assinaturas, de modo a iludir sua autenticidade
- Curatela: Curatela é o encargo que é conferido a uma pessoa para que, segundo os limites determinados juridicamente, fundados em lei, cuide dos interesses de alguém que não possa licitamente administrá-lo.
- Custas: são as despesas em processos judiciais.
- Desaforar: É o deslocamento de um processo, já iniciado, de um foro para outro, transferindo-se para este a competência para dele conhecer e julgá-lo.
- Desapropriação: cessão ao domínio público, compulsória e mediante justa indenização, de propriedade pertencente a um particular.	
- Embargos: que pode causar impedimento. Capaz de impor um obstáculo à vontade do adversário na obtenção de um direito; que impede a obtenção de algum direito.
- Enfiteuse: é instituto do Direito Civil e o mais amplo de todos os direitos reais, pois consiste na permissão dada ao proprietário de entregar a outrem todos os direitos sobre a coisa de tal forma que o terceiro que recebeu (enfiteuta) passe a ter o domínio útil da coisa mediante pagamento de uma pensão ou foro ao senhorio. Originou o laudêmio.
- Erário: (em latim: ærarium; por sua vez de æs "bronze"), ou seja, "reserva de moedas", é um termo que indica genericamente as finanças do Estado e de esferas subestatais (governos subnacionais e municípios), seus recursos são provenientes em sua maioria dos impostos recolhidos da população. É toda e qualquer contribuição do cidadão para o Estado e, portanto, dinheiro arrecadado pela União.
- Evicção: É quando o adquirente de um bem perde a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, por uma situação preexistente (anterior) à compra.
- Exegese: Explicação de um texto de lei, segundo as regras da hermenêutica (interpretação) jurídica. Explicação, comentário ou dissertação para esclarecimento de um texto de lei ou outro; o mesmo que hermenêutica jurídica, no caso do exame das leis.
- Fideicomisso: posição testamentária pela qual o testante estabelece dois ou mais herdeiros testamentários, impondo a um ou a alguns deles a obrigatoriedade de, após a sua morte, transferir aos outros herdeiros, sob determinada condição e tempo, a herança ou legado deixado.
- Hipoteca: Direito real sobre bens imobiliários, para garantir o pagamento de uma dívida.
- Ilidir: é contestar com argumentos que não se possa correr.
- Inadimplemento: é ficar em divida com o cumprimento de uma obrigação.
- Inepta: É algo que não tem habilidade ou aptidão para produzir efeito jurídico, temos como exemplo mais claro a petição inicial, a qual precisa preencher requisitos para ser aceita.
- Infungível: Diz-se dos bens que não se substituem ou podem ser substituídos por outros (bens) de mesma espécie, valor, quantidade e qualidade; 
- Interpelação: ato jurídico, judicial ou extrajudicial, pelo qual é declarada ao devedor a exigência do cumprimento de uma obrigação civil, sob pena de incorrer em mora.
- Jacente: A expressão faz referência a tudo aquilo que jaz, que é fixo, estacionário, imóvel. Quando aliada à herança (i. é, herança jacente), traduz-se como sendo aquela em que os herdeiros necessários ou legatários a ela com direito não são conhecidos, ou melhor, não se sabe onde se encontram.
- Juntada: Ato pelo qual, via termo, ocorre a anexação de uma peça ou documento nos autos do processo.
- Litisconsorte: é quem faz parte de um litisconsórcio. O que é parte de uma mesma ação a titulo de coautor ou réus.
- Litispendência: estado de um litígio conduzido simultaneamente perante dois tribunais do mesmo grau, um e outro igualmente competentes para julgá-lo, o que leva a providenciar que o processo seja retirado de um em favor do outro.
- Malversação: má administração, má gerência. - apropriação indébita de fundos, valores, esp. durante administração de patrimônio alheio, público ou privado.
- Mora: mora o devedor que não efetuar o pagamento e o credor que não quiser recebê-lo no tempo, lugar e forma que a lei ou a convenção estabelecer.
- Outorga: Consentimento ou autorização dada a uma pessoa para que possa intervir ou celebrar certos atos ou contratos.
- Peculato: Crime contra a administração em geral que consiste no fato de o funcionário público apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio.
- Precatória: Instrumento processual por meio do qual o magistrado ordena à -Fazenda Pública o pagamento de dívida resultante de condenação judicial.
- Precluso: É a perda do direito de praticar ato processual, devido ao decurso do prazo ou de emendar ato processual já realizado.
- Preempção: É o direito de preferência que tem o vendedor de um bem no caso do comprador querer vendê-lo após a sua aquisição. Este direito, que também é denominado direito de prelação, pode ser convencional, quando assim for acertado entre as partes, ou legal, no caso da venda de bem desapropriado pelo poder público, por exemplo. Ou seja, se o poder público for vender um bem que foi desapropriado, seu antigo proprietário terá garantido o direito de preferência em adquiri-lo pelo preço pago na desapropriação.
- Prevento: Critério utilizado para fixar a competência de determinado magistrado, em detrimento de outro igualmente competente, para apreciação e julgamento de um processo. Considera-se prevento o magistrado que primeiro tomou conhecimento da causa.
- Putativo: diz-se daquilo que, embora ilegítimo, é objeto de suposição de legitimidade, fundada na boa-fé.
- Quitação: é considerada a prova do pagamento e consiste em um documento em que o credor ou seu representante, reconhecendo ter recebido o pagamento de seu débito, exonera o devedor da obrigação. Segundo o Artigo 319 do Código Civil brasileiro, o devedor que paga tem direito à quitação regular.
- Reconvenção: nummesmo processo judicial, ação pela qual o réu, simultaneamente à sua defesa, propõe uma ação contra o autor.
- Redibitório: Anulação judicial de uma venda ou de um convênio comutativo (troca) na qual o objeto adquirido foi entregue com vícios ou defeitos ocultos, impossibilitando o seu uso ou que lhe diminuem o seu valor.
- Revelia: Estado e situação do réu que não se defende. A revelia é considerada como juízo secundário ou subsidiário da verdade real, pelo fato de provocar o julgamento antecipado da lide. Arts. 319 e ss.
- Rogatória: Ato pelo qual um juiz solicita a órgão jurisdicional de país diverso a realização de atos processuais ou o cumprimento de providências judiciais que devam ser executadas no território estrangeiro, relativo a processo em curso perante o judiciário brasileiro.
- Saneador: diz-se de despacho que o juiz profere, entre a fase postulatória e a instrução da causa, a fim de expurgar o processo de eventuais vícios, irregularidades ou nulidades, e determinar as diligências necessárias para solução da controvérsia.
- Supérstite: Em uma união conjugal, marido e mulher, é denominado cada membro, pelo termo "cônjuge". Quando ocorre o falecimento de um deles, o sobrevivente, é dito supérstite. É ele, o cônjuge sobrevivente que juntos com os filhos ou herdeiros participará dos procedimentos sucessórios.
- Surssis: É a suspensão da execução da pena privativa de liberdade imposta sob determinadas condições. Visa reeducar criminosos, impedindo que os condenados a penas reduzidas sejam privados de sua liberdade.
2 - A presença do latim na linguagem jurídica remonta às épocas clássicas e medieval, atravessa os séculos e ainda é de usus fori ( uso do foro). Pesquise palavras, locuções e brocardos jurídicos em latim atribuindo o seu significado. A pesquisa deverá conter 50 (cinquenta) termos mais usuais na linguagem jurídica, com seus respectivos significados.
1. Juízo a quo: Juízo de instância inferior ou de primeiro grau de jurisdição.
2. Juiz ou tribunal a quo: aquele de cuja decisão se pode recorrer.
3. Dies a quo: dia inicial da contagem de um prazo.
4. Juízo ad quem: Juízo de instância superior ou de segundo grau de jurisdição.
5. Tribunal ad quem: tribunal para onde são remetidos os processos em grau de recurso, julgados em primeira instância.
6. Dies ad quem: dia final da contagem de um prazo.
7.Amicus Curiae: Expressão latina que significa "amigo da Corte". Plural: amici curiae. Aquele que representa em juízo a tutela de interesses ou direitos de outrem, que podem influenciar no julgamento da causa.
8. Bis in idem: Expressão latina que significa "duas vezes pela mesma razão"
9. "non bis in idem": proíbe que alguém seja punido ou julgado duas vezes pelo mesmo fato; impede que um funcionário público seja repreendido duas vezes pela mesma falta cometida; obsta a cobrança de dois impostos decretados pela mesma autoridade sobre um mesmo fato gerador.
10. ex officio, que significa "por lei", "em razão do cargo ocupado", "oficialmente", expressão que originou De oficio = Refere-se ao ato determinado por magistrado ou por autoridade administrativa, em virtude do cargo ou função que ocupa, o qual deve ser cumprido independentemente de iniciativa ou pedido da parte interessada.	
11. Littera enim occidit, spiritus autem vivificat = A letra, sem dúvida, mata espírito, entretanto, vivifica.- significa que quando as leis são interpretadas, não se deve ater somente ao sentido literal dos seus termos, 	mas à sua inteligência (São Paulo. Epístola aos Coríntios II, 3, 6).
12. Obligatio consensu contrahitur: A obrigação é aceita como compromisso pelo acordo livre entre as partes.
13. Obligatio contrahitur re: A obrigação é contraída pela coisa.
14. Obligatio dândi: A obrigação de dar.
15. Obligatio est juris vinculum, quo necessitate adstringimur alicuius rei solvendae, secundo nostrae civitatis jura: A obrigação é um vínculo de direito pelo qual somos obrigados pela necessidade de pagar alguma coisa, segundo a lei da nossa cidade.
16. Obligatio faciendi: A obrigação de fazer, isto é, de prestar serviço
17. Obligatio impossibilium nulla est: A obrigação de coisa impossível é nula, ou seja, é nula a obrigação se for prestar coisa impossível.
18. Obligatio naturalis: A obrigação natural.
19. Obligatio non faciendi: A obrigação de não fazer.
20. Obligatio omnis solutione ejus quod debetur tollitur: Pelo pagamento de que é devido toda a obrigação se libera.
21. Obligatio verborum verbis tollitur: Desfaz-se por palavras a obrigação verbal. O que quer dizer: a obrigação assumida através de um contrato verbal é extinta por palavras
22. Oblivio signum negligentiae: O esquecimento é um indício de negligência.
23. Obrigamur aut re, aut verbis, aut dimul utroque; aut consensu, aut lege, aut jure honorario, aut necessitate aut ex peccato : Nós nos obrigamos ou pela coisa, ou pelas palavras, ou simultaneamente por ambas, ou pelo consentimento, ou pela lei, ou pelo direito pretório, ou por necessidade, ou por crime.
24. Observantia legum summa libertas: A suma liberdade é a observância das leis.
25. Occasio legis: Ocasião da lei; oportunidade da elaboração da lei.
26. Occupantis melior est conditio: A condição de ocupante é mais favorável, ou seja, mais vantajosa. - Observação: Esta expressão é usada em Direito possessório.
27. Occupatio est rerum corporalium apprehensio cum animo sibi habendi: Ocupação é a apreensão das coisas corpóreas com a intenção de as ter para si.
28. Odiosa restringenda, benefica amplianda: As coisas odiosas devem ser restringidas às benéficas.
29. Periculum in mora: Risco de decisão tardia. Perigo em razão da demora.
30. Permissia vênia: Com a devida permissão.
31. Perpetuatio jurisdictionis: Perpetuação da jurisdição; é o ato que torna a jurisdição perpétua.
32. Perpetuatio obligationis: Perpetuação da obrigação.
33. Persecutio criminis: Lireralmente: perseguição do crime. Comentário: A expressão, no âmbito jurídico, significa: perseguição judiciária ao crime; delito à infração penal.
34. Persona grata: Pessoa que agrada.
35. Persona non grata: Pessoa não agradável, ou seja, não bem recebida ou aceita num determinado lugar.
36. PESSOA SUI JURIS: Toda pessoa que se encontra no gozo pleno de seus próprios direitos, capaz de governar-se e responsabilizar-se por si mesmo sem qualquer sujeição ao poder e autoridade de outrem. Pessoa capaz.
37. Pleno jure: De pleno direito.
38. Pleraque in jure non legibus sed moribus constat: Muitas coisas, em direito, constam não das leis, mas dos costumes.
39. Res amissa: Coisa perdida.
40. Res communis omnium: Coisa comum a todos.
41. Res consumptibilis: Coisa consumível.
42. Res corporales: As coisas corporais
43. Res incorporales: as coisas incorporais.
44. Res derelictae: A coisa abandonada.
45. Res divini juris: As coisas do direito divino.
46. Res divisibiles, res indivisibiles: Coisas divisíveis/coisas indivisíveis.
47. Res extra commercium: Coisa fora do comércio.
48. Res extra patrimonium: Coisa fora do patrimônio
49. Res familiaris: Coisa familiar
50. Res fungibiles/res infungibiles: Coisas fungíveis/coisas infungíveis.
51. Res in judicium deducta: A coisa (pedido/ objeto) trazida em juízo.
52. Res inter alios judicata aliis neque nocet neque prodest: A coisa julgada não pode aproveitar nem prejudicar senão às próprias partes.
53. Sic lex, sic judex: Tal é a lei, tal é o juíz.
54. In dubio, pro reo: No caso de (diante de) dúvida, em favor do réu
Fonte de pesquisa:
http://www.stf.jus.br/portal/glossario/
http://www.enciclopedia-juridica.biz14.com/pt/enciclopedia-juridica-dicionario-direito.html
https://www.jurisite.com.br/dicionarios/dicionario-juridico/

Outros materiais