Buscar

apol ética filosofica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ética Filosófica
Considere a seguinte citação:
“Sartre, ao adotar a consciência intencional, a exemplo de Husserl, critica a forma como ela havia sido proposta por este último. Para Jean-Paul Sartre (1905-1980), a concepção idealista e solipsista de Husserl privaria a consciência de ser entendida como a forma subjetiva pela qual o mundo aparece a nós. Ou seja, a subjetividade, como também a consciência é tida consiste na existência de um ser no mundo (o ‘em si’ sartreano), este mundo que tem seu sentido preenchido por este ser ‘para-si’ (consciência livre como possibilidade) que é consciente de si e dos outros também”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, Ivan L. História da filosofia contemporânea. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 60.
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da ética sobre a proposta de Sartre a respeito da livre escolha que é dada ao homem pela consciência, é correto afirmar que:
	
	A
	O homem deve culpar os elementos externos, como a sociedade, Deus, o destino ou o outro, por suas escolhas erradas.
	
	B
	A angústia é fruto de um processo de negação do eu que é livre, e não do fato de o ser humano ter de assumir o risco de suas decisões.
	
	C
	A consciência é a possibilidade que o homem tem de, livremente, dar sentido ao mundo, o qual é desprovido de sentido.
	
	D
	A consciência expõe o livre pensar como única forma de compreender o mundo, repleto de sentido, a partir da verdade incontestável contida em cada objeto dado pela natureza.
	
	E
	A consciência diz respeito ao processo de identificação que o eu faz diante do outro, que lhe diz o que ser, o que escolher, o que decidir
Questão 2/5 - Ética Filosófica
Atente para a seguinte citação
“[...] avanços extraordinários, no âmbito das ciências médicas e biológicas, que permitem, por exemplo, desde o transplante de órgãos até o controle do código genético [...], trazem em si mesmos expressivo poder de intervenção sobre a vida e a natureza. Nesse contexto, a ética passou a suscitar, sobretudo a partir dos anos setenta, um debate crescente, que resultou no surgimento da bioética, entendida como ética da vida, que emergiu como uma nova proposta para subsidiar a análise das questões éticas relacionadas a problemas morais e normativos na esfera biomédica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, C. G de et al. Bioética, cuidados paliativos e terminalidade: Revisão integrativa da literatura. Revista de enfermagem UFPE, Recife, v. 7. 888-897, mar. 2013. p. 889. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:3Lg7jXl8u1kJ:www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/download/3775/5754+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 18 jul. 2017.
Considerando o dado fragmento de texto e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da ética sobre a bioética e as diversas esferas gnosiológicas (tecnologia, ciência e filosofia moral), é correto afirmar que:
	
	A
	A bioética tem por objetivo primordial fazer uso das inovações nos ramos genéticos, como por exemplo, com a questão dos transgênicos e da fertilização in vitro, para criticar os filósofos que defendem esses procedimentos.
	
	B
	A filosofia moral passou a questionar com mais afinco como a ciência e a tecnologia podem condicionar as ações humanas, surgindo, assim, a denominada ética aplicada ou bioética.
	
	C
	A bioética é uma área de conhecimentos multidisciplinares que envolve estudiosos da filosofia moral, do direito, da medicina, das ciências biológicas e exclui do debate as opiniões das variadas religiões por essas não tratarem dos temas propostos de forma científica. 
	
	D
	A bioética é concebida em todo o mundo como um tipo especial de ética amoral, que procura, como objetivo principal, convencer os seres humanos a fazerem uso dos avanços tecnológicos e científicos de maneira indiscriminada.
	
	E
	A bioética, fazendo uso dos avanços tecnológicos e científicos, tem como objetivo principal defender a possibilidade de combinar metodologicamente os resultados de âmbito genético com a necessidade da agrícola.
Questão 3/5 - Ética Filosófica
Leia o seguinte fragmento de texto:
“A natureza do mal deve [...] ser encontrada no conceito absolutamente contrário ao conceito de Deus como ser, ou seja, no não-ser. O mal fica, portanto, destituído de toda substancialidade. Ele seria apenas a privação do bem. Não existem, como queriam os maniqueus, dois princípios igualmente poderosos a reger o mundo, mas tão-somente um: Deus, infinitamente bom. Deus é a bondade absoluta e o homem é o réprobo miserável condenado à danação eterna e só recuperável mediante a graça divina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PESANHA, José A. M. Santo Agostinho: Vida e obra. In: AGOSTINHO, S. Os pensadores: Agostinho. 2ª ed. p. 5-33. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 25.
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos da ética sobre a ética de Agostinho de Hipona e a sua concepção de erro moral ou do agir mal, denominado pecado, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O pecado é o amor de Deus pelas criaturas que ele criou para não serem iguais.
	
	B
	O vício é sinônimo de pecado e equivale a seguir a Deus em seus preceitos de amor pelo conhecimento.
	
	C
	O pecado é sinônimo de vício e se refere a uma ação contra Deus ou a uma ação que lhe cause ofensa.
	
	D
	A santidade, por contrariar o pecado, não admite a possibilidade de o homem errar, de pecar.
	
	E
	Se Deus fez o homem, e este pode agir errado, então, a culpa pelo erro, pelo pecado, é de Deus.
Questão 4/5 - Ética Filosófica
Considere a seguinte afirmação:
“O aborto é um dos pontos mais difíceis da ética médica. Ele envolve aspectos religiosos, legais, médicos, socioculturais e políticos. [...] Há duas posições opostas bem delimitadas na discussão sobre o aborto. A primeira, pró-vida ou conservadora, defende o direito moral da vida do feto. A segunda, pró-escolha ou liberal, entende que a mulher tem um direito moral sobre o próprio corpo, o que lhe permite fazer o aborto. É claro que existem opiniões intermediárias. Alguns acham errado o aborto, mas defendem sua prática em casos específicos (por exemplo, quando a mulher ou o filho correm risco de morte - ou quando a mãe foi vítima de estupro). Do mesmo modo, entre aqueles que defendem o aborto, há os que são contra a prática sob certas circunstâncias, por exemplo, quando a gestação se encontra num estado avançado. Além disso, existem também situações que fogem a essas duas abordagens. Por exemplo, quando a mulher grávida precisa remover o útero por conta de um câncer. Nesse caso, o aborto seria um efeito colateral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALATIEL, José Renato. Aborto: A ética e a interrupção da gravidez. <ttps://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/aborto-a-etica-e-a-interrupcao-da-gravidez.htm?cmpid=copiaecola>. Acesso em 11 set. 2017.
Considerando essa citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da ética sobre a bioética e o aborto, é correto afirmar que:
	
	A
	O postulado religioso sobre o assunto compreende o aborto como um ato banal, assim sendo, defende que a mulher deve fazer o aborto se assim desejar.
	
	B
	A legislação brasileira defende o aborto em qualquer circunstância, visto que cabe à mulher decidir o que faz com o seu corpo.
	
	C
	O aborto é considerado crime pela legislação brasileira independentemente da circunstância em que ele ocorra.
	
	D
	Cientistas e religiosos defendem que a vida humana se inicia assim que a mulher é fecundada e defendem a legalização do aborto em qualquer circunstância.
	
	E
	Do posto de vista religioso, a vida é sagrada e, portanto, de modo algum poderá ser violada. Mesmo assim, há casos específicos em que o CódigoPenal brasileiro prevê a legalização do aborto.
Questão 5/5 - Ética Filosófica
Atente para a seguinte citação:
“Tive ao menos o gosto de lutar pela fraude contra a vossa lei, já que o não podia pela força, a fim de imitar, sendo cativo, uma falsa liberdade, praticando impunemente, por uma tenebrosa semelhança de onipotência, o que me não era lícito? Eis-me ‘aquele escravo que, fugindo a seu senhor, seguiu uma sombra!’. Ó podridão, ó monstro da vida e abismo da morte!”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AGOSTINHO, S. Confissões. Trad. de J. Oliveira Santos e A. A. de Pina. In: AGOSTINHO, S. Os pensadores: Agostinho. 2ª ed. p. 33-348. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 63.
Considerando essa citação e de acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos da ética sobre a liberdade na ética agostiniana, é correto afirmar que:
	
	A
	Ser livre, para Agostinho, é fazer o que se deseja segundo as verdadeiras emoções e vontade.
	
	B
	Para Agostinho, ser livre é servir a Deus de modo fiel, de forma incontestável.
	
	C
	Para Agostinho, o homem escolhe ter ou não o dom da fé, e, assim, é ele que escolhe viver de acordo com o que Deus quer.
	
	D
	O corpo é um meio de se colocar a serviço de Deus e, assim como a alma, tem a capacidade de escolher por meio do livre-arbítrio.
	
	E
	A razão que precede a fé, na ética de Agostinho, serve de apoio ao livre-arbítrio.
Sua nota:
100

Outros materiais