Buscar

Saneamento básico aula2

Prévia do material em texto

SANEAMENTO BÁSICO aula2
	
	
		1.
		São indicadores químicos utilizados como parâmetros para determinar a qualidade da água:
	
	
	
	
	 
	Dureza, salinidade, cor e turbidez
	
	
	Dureza, pH, salinidade e cor
	
	
	Dureza, salinidade, pH e turbidez
	
	 
	Dureza, salinidade, pH e corrosividade
	
	
	Dureza, pH, sabor e salinidade
	
	
	
		2.
		Os padrões de potabilidade são os limites de tolerância das substâncias presentes na água de modo a garantir-lhe as características de água potável. Esses padrões são regulamentados por portarias editadas pelo Ministério da Saúde. Sendo assim marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	Mesmo com o passar dos anos os padrões de potabilidade não se modificam.
	
	
	O Ministério da Saúde leva em consideração apenas as técnicas tradicionais para a definição de padrões de qualidade da água, pois a poluição não se modifica de acordo com o tempo.
	
	
	Água com elevado teor de dureza não atrapalha o desempenho de tarefas domésticas.
	
	 
	A portaria 2914/2011 determina os padrões de potabilidade das águas, como por exemplo, padrões físicos como cor, turbidez, odor e sabor.
	
	
	Os parâmetros químicos podem ser turbidez, sabor e presença de substâncias químicas.
	
	
	
		3.
		Sobre os parâmetros indicadores da qualidade da água é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
	
	A dureza da água corresponde à concentração de cátions em soluções, sendo os mais frequentes Ca++ e Mg++.
	
	 
	Todas as águas naturais, em maior ou menor escala, contém íons resultantes da dissolução de minerais. Os cloretos (Cl-) são advindos da dissolução de sais e em determinadas concentrações pode imprimir um sabor salgado à água.
	
	
	Os coliformes fecais foram escolhidos como indicadores da presença potencial de organismos patogênicos na água.
	
	 
	Os agrotóxicos são indicadores biológicos e o seu uso tem causado a mortalidade de peixes e prejuízo ao abastecimento público de água.
	
	
	O desenvolvimento de camadas de algas nas superfícies de reservatórios causa turbidez .
	
	
	
		4.
		Em relação às variações de consumo analise as proposições abaixo: I. A quantidade de água consumida varia em função do tempo, das condições climáticas, hábitos de vida da população, etc. II. As variações de consumo que devem ser consideradas em um sistema de abastecimento de água são: variações anuais, diárias, horárias e instantâneas de consumo. III. As variações anuais de consumo tendem a crescer de acordo com o aumento populacional e, às vezes, o aumento do consumo per capita e devido a melhorias dos hábitos higiênicos da população e do desenvolvimento industrial. IV. Devido a existência de consideráveis demandas pontuais, como no caso de indústrias, neste caso as variações podem ser ditas variação horária de consumo. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	I, apenas;
	
	
	I e II, apenas;
	
	 
	I, II e III, apenas;
	
	
	II, apenas;
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	
		5.
		Marque a alternativa INCORRETA sobre os fatores de consumo de água de uma habitação que são considerados para determinar a quantidade de água de um sistema de abastecimento.
	
	
	
	
	 
	A área do terreno influenciam na demanda de maior quantidade de água.
	
	 
	A renda familiar não afeta o consumo de água.
	
	
	As características físicas como temperatura do ar, intensidade e frequência de chuvas influenciam no consumo.
	
	
	Quando o abastecimento ocorre de forma contínua em toda a localidade, há a tendência de se reduzir o consumo de água. Isso decorre devido ao atendimento da demanda reprimida, bem como a necessidade de armazenamento de pouca quantidade de água.
	
	
	Uma rede de abastecimento de água com pressões elevadas favorece o aumento do consumo de água, pois aumenta o índice de perdas.
	
	
	
		6.
		Uma água é dita potável quando é inofensiva a saúde do homem, agradável aos sentidos e adequada aos usos domésticos, onde temos os poluentes orgânicos biodegradáveis, os não biodegradáveis, os nutrientes, metais pesados e organismos patogênicos. Estes poluentes trazem consequências para o meio ambiente. Marque SOMENTE UMA ALTERNATIVA falsa sobre este tema.
	
	
	
	
	
	A matéria orgânica quando em grandes quantidades traz como consequência a redução do oxigênio dissolvido e também maus odores.
	
	
	Um fenômeno conhecido como eutrofização é consequência da entrada de nutrientes nos corpos hídricos por meio da poluição.
	
	 
	Com o aumento dos sólidos dissolvidos totais advindo da poluição pode ocorrer assoreamento nos corpos hídricos e consequente soterramento de ovos, invertebrados e peixes, aumentando a turbidez da água e podendo ocasionar enchentes.
	
	 
	Em um ambiente aquático a elevação da temperatura é uma consequência da poluição trazendo consigo aumento das reação químicas e biológicas, aumento no teor de oxigênio dissolvido, diminuição da viscosidade da água e diminuição da ação tóxica de alguns compostos.
	
	
	A água quando não é tratada pode ser considerada como uma ¿porta aberta¿ para várias doenças de veiculação hídrica, como: amebíase, giardíase, gastroenterite, febre tifoide hepatite infecciosa, entre outras.
	
	
	
		7.
		Em relação aos requisitos de quantidade de água podemos afirmar: I. A previsão de consumo de uma cidade não é um dos fatores essenciais para se definir a quantidade de água no planejamento e gerenciamento de um sistema de abastecimento de água. II. A classificação dos consumidores pode ser definida em quatro grandes categorias: doméstico, comercial, industrial e público. III. Mesmo em categorias de consumo diferentes, a concessionária só pode adotar um regime tarifário. IV. A água para uso doméstico corresponde a sua utilização residencial, tanto na área interna como na área externa da habitação. É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
	
	II, apenas
	
	
	I, apenas
	
	
	I e II, apenas
	
	
	I e III, apenas
	
	 
	II e IV, apenas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes