Buscar

LUGARES DE ARGUMENTAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LUGARES DE ARGUMENTAÇÃO
HIERARQUIA DE VALORES
Para hierarquizar os valores do nosso auditório, podemos utilizar lugares da argumentação. São premissas de ordem geral utilizadas para reforçar a adesão a determinados valores.
1. lugar de quantidade
2. lugar de qualidade
3. lugar de ordem
4. lugar de essência
5. lugar de pessoa
6. lugar do existente
LUGAR DE QUANTIDADE
Compreende-se aqui que “algo é melhor do que o outro por razões quantitativas”, ou seja, bens mais duráveis são melhores do que os menos duráveis; mais dinheiro é preferível a menos dinheiro; fatos que servem a um maior número de pessoas mostram-se mais adequados do que particulares; o todo é favorecido em detrimento da parte, entre outros. Pelos parâmetros da FREQÜÊNCIA, o normal – por ser o habitual – é melhor, bem como o que se pode provar (o provável) e o de maior facilidade de consecução.
A quantidade estaria, também, no âmago dos fundamentos da democracia: vence aquele que arrebanha mais votos. Não é sem razão que, no lugar da quantidade, a presença de NÚMEROS e PERCENTAGENS afigura-se como relevante.
LUGAR DE QUALIDADE
Contesta a virtude do número. Valoriza o único, o raro. O exemplo clássico do lugar de qualidade é o de um animal de estimação. Um cão é, de um ponto de vista geral, apenas mais um exemplar da sua espécie, mas, para a criança a quem pertence, é um exemplar único. Tudo aquilo que é ameaçado ganha valor iminente. Podem ser as baleias, o urso panda ou o mico-leão-dourado. Por que é que um original de Picasso alcança milhares de dólares em um leilão, se podemos ter uma cópia idêntica em casa, por três dólares? Pelo lugar de qualidade. Aquele quadro é o único que foi pintado diretamente por Picasso.
LUGAR DE ORDEM
Afirma a superioridade do anterior sobre o posterior, das causas sobre os efeitos, dos princípios sobre as finalidades etc. Uma conhecida marca de cerveja no Brasil utilizava em suas peças publicitárias o slogan: a primeira cerveja brasileira em lata. Com tantas marcas de cerveja no mercado, de igual qualidade, o lugar de ordem aparece como um elemento hierarquizador. Foi feita também certa vez a propaganda de uma peça íntima feminina: O primeiro sutiã a gente nunca esquece! As grandes invenções da humanidade também são valorizadas pelo lugar de ordem.
LUGAR DE ESSÊNCIA
Valoriza indivíduos como representantes bem caracterizados de uma essência.. Os galãs e as ”estrelas” de cinema são valorizados pelo lugar da essência. Eles são os representantes da essência daquilo que seria um homem capaz de conquistar todas as mulheres e daquilo que seria uma mulher capaz de conquistar todos os homens. Os objetos de marcas famosas são verdadeiros ícones da sociedade de consumo. Quando alguém pensa em um bom automóvel, o lugar de essência traz à sua mente marcas como Mercedez, BMW, Ferrari, Jaguar. Quando alguém pensa em um bom relógio, o lugar de essência sugere marcas como Rolex.
LUGAR DE PESSOA
Afirma a superioridade daquilo que está ligado às pessoas. Primeiro as pessoas, depois as coisas! é o slogan que materializa esse lugar. Quando um candidato a governador diz, por exemplo, que, se for eleito, construirá trinta escolas, seu opositor dirá, utilizando o lugar de pessoa, que não construirá escolas. Procurará, isto sim, dar condições mais humanas ao trabalho do professor, melhores salários, programas de reciclagem etc. Dará preferência ao homem, não aos tijolos.
LUGAR DO EXISTENTE
Dá preferência àquilo que já existe, em detrimento daquilo que não existe. Quando o namorado de uma garota diz que no ano seguinte arrumará um novo emprego e que, então, terá condições de financiar um excelente apartamento para poderem se casar, a garota diz, utilizando o lugar do existente: - Não me interessa o que você terá condições de fazer se conseguir um novo emprego! - Quero saber que tipo de apartamento você é capaz de alugar agora, com o que você tem, para podermos nos casar em seis meses. O emprego que já existe é hierarquizado acima do emprego que ainda não existe.

Outros materiais