Buscar

Economia A - Lista 1 Stefano 2014-1

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Departamento de Economia e Relações Internacionais
Economia A
Professo Stefano Florissi
Lista de Exercícios 1
Explique o que é um modelo dentro da ciência econômica. Esses modelos contêm todos os elementos da realidade? Quais as principais funções dos modelos dentro da análise econômica? Apresente e exemplifique um modelo matemático e um não matemático.
Defina o que é Economia.
Diferencie ciência normativa e ciência positiva.
A Economia, de certa forma, é definida como a ciência que auxilia a tomada de decisão, explique porque e o que são recursos escassos e custos de oportunidade. Exemplifique uma decisão envolvendo recursos escassos e mostre qual foi o custo envolvido na tomada de decisão.
Discuta a dicotomia escassez X necessidade e explique por que essa questão está no cerne da ciência econômica. Explique também, porque o eleitor médio acaba tendo papel preponderante nessa discussão.
Um dos dez princípios de economia do Mankiw é que: “pessoas reagem a incentivos.” Conceitue, dentro da teoria econômica, o que seria um incentivo indiviudal e exemplifique como ele poderia ser usado para aumentar o bem-estar da sociedade.
O que é pensar na “margem”? Explique porque, junto com a estrutura de incentivos, a racionalidade da margem é a base para a tomada de decisão via análise econômica?
Defina e exemplifique bens, bem-estar econômico e valor. Como esses conceitos estão interligados?
O que são vantagens absolutas e relativas de produção? Como o comércio pode gerar resultados sociais mais adequados. Exemplifique e mostre graficamente.
Defina o que é curva de oferta e demanda, mostre graficamente e explique porque uma é ascendente e outra descendente. Nessas condições onde ocorre o equilíbrio de mercado?
Mostre graficamente o equilíbrio de mercado competitivo e nesse mesmo gráfico onde , como e porque podem ocorrer situações de escassez ou excesso de produtos.
Defina elasticidade, elasticidade preço da demanda e da oferta. O que significa dizer que a elasticidade preço da demanda é -0,8; -1 e -1,2.Mostre graficamente uma situação onde a elasticidade da demanda é considerada perfeitamente elástica e perfeitamente inelástica.
O que diferencia curto e longo prazo dentro da ciência econômica?
Como uma política governamental (preço máximo, mínimo, quantidades máximas e mínimas) pode afetar a oferta e demanda? Mostre graficamente. Esses resultados são socialmente desejáveis?
Explique o mostre graficamente como os países podem se beneficiar do comércio internacional. 
Supondo um mercado competitivo, calcule o excedente do consumidor e do produtor do gráfico abaixo:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes