Buscar

APOL II Epistomologia da geografia Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Epistemologia da Geografia
Atente para a seguinte citação: 
Diversos autores, de distintas épocas e com preocupações e objetos de pesquisa distintos, colaboraram para a evolução do pensamento geográfico. Entre os clássicos, pode-se citar, por exemplo, Immanuel Kant, Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel, todos alemães e com expressiva influência no desenvolvimento da ciência geográfica, demonstrando a importância desse país nesse sentido. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço referentes aos autores alemães considerados clássicos: Immanuel Kant, Alexander Von Humboldt, Karl Ritter e Friedrich Ratzel, relacione cada um dos autores às suas concepções científicas, enumerando cada uma delas:
1.Immanuel Kant
2. Alexander von Humboldt
3. Karl Ritter
4. Friedrich Ratzel
(  4 ) Este geógrafo tornou-se notável por ter consolidado um campo fundamental do conhecimento: a geografia política. Sua obra foi essencial para a sistematização da geografia moderna, contemplando a primeira proposta explícita de um estudo geográfico especificamente dedicado aos fenômenos humanos e à produção dos territórios.
( 2  ) Esse autor aplicou conceitos fundamentais em sua obra, cuja base é o pensamento do autor da Crítica da razão pura, que influenciou sua formulação do conceito de "meio geográfico", integrando o pensamento romântico e empírico.
( 1  ) A concepção desse teórico criou uma unidade do saber ao associar as condições naturais e a história humana, sendo o espaço condição de toda a experiência humana e seus objetos geométricos e astronômicos pertencentes ao meio natural.
( 3  ) Propôs o método descritivo regional e utilizou o método da comparação para compreender as especificidades de cada país e as configurações de sua história. Sua geografia deixou de ser uma modesta descrição da Terra e tornou-se indispensável para quem pretende compreender o cenário mundial, a dinâmica das civilizações e a maneira pela qual os povos exploram seu ambiente.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	4 – 1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 1 – 4 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
	
	E
	2 – 3 – 1 – 4
Questão 2/5 - Epistemologia da Geografia
Leia a passagem de texto a seguir: 
A partir das definições de cognição, cognição espacial e percepção espacial e também da quantidade de variáveis envoltas nos processos, afirma-se que as pessoas realizam a percepção e a cognição espaciais de maneira individual e singular. 
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão. 
De acordo com o texto acima e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre os significados de cognição, cognição espacial e percepção espacial, relacione corretamente cada um desses conceitos com suas respectivas definições:
1. Percepção espacial
2. Cognição
3. Cognição espacial
( 2  ) É o conjunto de processos mentais do sujeito no reconhecimento dos objetos e de suas organizações simbólicas, com o envolvimento da razão.
(  3 ) É um processo de desenvolvimento de alto nível mental de representação do ambiente, ao qual a percepção está subordinada.
(  1 ) É o ato pelo qual se organizam as sensações humanas no reconhecimento de um objeto ou ambiente exterior. 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3
	
	B
	2 – 3 – 1
	
	C
	2 – 1 – 3
	
	D
	1 – 3 – 2
	
	E
	3 – 2 – 1
Questão 3/5 - Epistemologia da Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"Em 1882, apareceu o primeiro volume de sua obra Antropogeografia, com o subtítulo: Fundamentos da aplicação da geografia à história. Nela, procurava mostrar que a distribuição do homem na superfície da Terra havia sido mais ou menos determinada pelas forças naturais, descrevendo, no volume final, a distribuição existente [...]. A última de suas grandes obras, de 1901-1902, apareceu pouco antes de sua morte, em 1904: Die Erde und das Leben. Eine Vergleichende Erdkunde. Na fase em que Ratzel desenvolveu sua atividade [...] a Geografia Física vinha realizando grandes conquistas". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SODRÉ, Nelson W. Introdução à Geografia: geografia e ideologia. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 48-49. 
A partir da citação anterior e dos conteúdos do libro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço a respeito do geógrafo alemão Friedrich Ratzel e sua obra, leia as seguintes afirmativas:
VI. Suas análises geográficas foram elaboradas na segunda metade do século XIX, quando a Confederação Germânica vivia uma disputa interna entre o Império Austríaco e o Reino da Prússia.
V II. Ratzel buscou compreender o espaço como ferramenta de grande apoio para a expansão do território alemão. Sustentava que a perda de território acarretaria na decadência da sociedade, cujo progresso pressupunha a conquista de novas terras.
V III. Pode-se considerar que a grande contribuição da obra ratzeliana foi colocar o ser humano como sujeito central da análise geográfica, ainda que sob a ótica positivista.
F IV. Ratzel desenvolveu a teoria do possibilismo geográfico, opondo-se às ideias de Humboldt e Ritter. Sua obra foi essencial ao desenvolvimento e consolidação da geografia física ou natural, não contendo elementos de análise dos aspectos políticos e territoriais. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e III.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II, III e IV.
Questão 4/5 - Epistemologia da Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
"Um dos fatos mais curiosos que o estudo da pré-história nos revela é, certamente, o da tendência ao movimento que, ao lado da também precoce dispersão humana, contribuiu para os primeiros conhecimentos das regiões diferentes daquelas de habitação inicial das comunidades onde estas estabeleceram relações com a natureza. [...]. Quaisquer que fossem os motivos dos deslocamentos e das migrações mais antigas – variando da necessidade à aventura – elas levaram ao conhecimento mais amplo da superfície da Terra e à tendência ao registro ou à transmissão desse conhecimento". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SODRÉ, Nelson W. Introdução à Geografia: geografia e ideologia. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 13. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço sobre o pensamento humano acerca de seu espaço de vivência, assinale a afirmativa que aborda corretamente a relação existente entre cada período histórico da humanidade com seu respectivo conhecimento espacial:
	
	A
	A relação cérebro-mãos-meio natural praticamente não alterou a hominização do ser humano, pois não interferiu nas relações sociais estabelecidas entre os homens e entre estes com a natureza.
	
	B
	As mudanças climáticas ocorridas ao longo da evolução da espécie humana modificaram apenas o meio natural, mas não interferiram na maneira do ser humano se relacionar com a natureza ou na forma de interpretar o espaço.
	
	C
	O entendimento humano sobre o espaço em que vive acompanhou a trajetória de sua própria humanização, ou seja, o conhecimento espacial é intrínseco ao ser humano e se transforma conforme cada período histórico.
	
	D
	A percepção humana sobre o lugar onde vive é algo muito importante e, sendo assim, permanece inalterado conforme mudam os períodos históricos, pois essa foi a maneira encontrada para garantir o êxito do desenvolvimento das civilizações.
	
	E
	As ideias criadas pelo homem em relação ao seu espaço de vivência estão mais relacionadas às diferenças de cultura e de personalidade, ficando em segundo ou terceiro planos o período histórico vivido pelas sociedad
Questão 5/5 - Epistemologiada Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
De acordo com Augusto Comte (1798 – 1857), todo cientista, ao buscar a explicação do Universo, passa paulatinamente por três estados: teológico, metafísico e positivo. Assim, o positivismo desenvolvido por ele considera como base singular de conhecimento e parâmetro de verdade a experiência, os fatos positivos e os dados sensíveis, rejeitando a metafísica como critério de interpretação. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Como se lê no texto acima os positivistas explicam o Universo por meio de um processo gradual entre os estados teológico, metafísico e positivo. A partir do fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro-base Epistemologia da Geografia: elementos para apre(e)nder e ensinar a dinâmica do espaço, relacione cada um dos três estados da busca de explicação do Universo com a definição correspondente:
1. O estado teológico
2. O estado metafísico
3. O estado positivo
( 2  ) Esse estado substitui os deuses por princípios abstratos como "horror ao vazio", por longo tempo atribuído à natureza. Nele, o homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza.
(  3 ) É aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e responder aos últimos "porquês", substituindo a noção de causa pela de lei, descrevendo como os fatos se dão.
(  1 ) É também chamado de fictício e explica os fatos por meio de vontades análogas à nossa. Esse estado evolui do fetichismo ao politeísmo e monoteísmo. 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 1
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 - 3

Outros materiais