Buscar

Psicologia das organizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano, onde não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações. A Psicologia, ciência em pleno desenvolvimento e expansão, tem despertado o interesse nas pessoas leigas quanto à sua aplicabilidade em suas próprias vidas. A esta utilização chamamos:
		
	
	
	 
	senso comum
	
	
		2.
		A Psicologia, apesar de uma ciência jovem, já despertava interesse nos filósofos da antiguidade. Numa época onde a Psicologia estava na era pré-científica vários desses pensadores se ocuparam dos estudos sobre atitudes, crenças, diferenças de comportamento, capacidade criativa, loucura etc. Analise as opções abaixo e assinale aquela correspondente ao pensador denominado de pai da psicologia pré-científica.
		
	
	
	
	 
	Aristóteles
	
	
		3.
		(FCC - AL (ALERN) / ALERN / Psicologia / 2013) Objeto da Psicologia que corresponde à síntese singular e individual que cada indivíduo vai constituindo conforme vai se desenvolvendo, e vivenciando as experiências da vida social e cultural; ao mundo das ideias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica. Trata-se da:
		
	
	
	
	 
	subjetividade
	
	
	
		4.
		Assinale a alternativa que NÃO se configura enquanto um objeto de estudo da Psicologia.
		
	
	
	
	 
	Julgar quem é culpado.
	
	
		5.
		Complete a afirmação abaixo que apresenta um conceito para a Psicologia Social: " Um ramo da psicologia que se ocupa do confronto entre a ................................. e o comportamento das pessoas".
		
	
	
	
	
	A) interação social
	
	
		6.
		A Psicologia é uma disciplina, um campo de pesquisa que se interessa pelo que o ser humano sente, pensa, quer, gosta, faz, como faz, e porque faz. Desta forma, pode-se afirmar que a Psicologia surgiu através dos:
		
	
	
	
	 
	Filósofos Gregos
	
	
		7.
		Embora a Psicologia enquanto ciência seja jovem, o estudo do comportamento humano ainda que de forma não sistemática, é tão antigo quanto a existência da humanidade. A maioria dos estudiosos que descrevem a história da Psicologia identifica as suas origens por:
		
	
	
	
	 
	Sócrates, Platão e Aristóteles
	
	
		8.
		Sabemos que vários conhecimentos da Psicologia, com frequência, são utilizados pelo senso comum. A partir das alternativas abaixo, assinale o item que melhor descreve a apropriação que o senso comum faz do conhecimento da Psicologia:
		
	
	
	
	 
	A garota ficou depressiva após o término do namoro.
		1.
		No mundo atual existem diversos sistemas orientados para o alcance de objetivos comuns, como igrejas, ONGs, clubes etc. Estes sistemas denominam-se:
		
	
	
	
	 
	Organizações
	
	
		2.
		Conciliar características de pessoas e grupos aos requisitos das tarefas constitui um campo inesgotável para a Psicologia Organizacional. A qualidade da interação no trabalho depende da habilidade que a pessoa tem de desenvolver umas com as outras conforme a personalidade ou estilo. Esta interação no trabalho diz respeito a:
		
	
	
	
	 
	Compatibilidade e complementaridade
	
	
	
		3.
		Muchinsky (2004) destaca três tipos de equipes que trabalham para o sucesso profissional. São elas:
		
	
	
	
	 
	de solução de problemas, de criação, e equipes táticas.
	
	
		4.
		O termo que faz menção às relações estabelecidas entre indivíduos e que é a base da formação de grupos sociais, denomina-se:
		
	
	
	
	 
	Interação
	
	
		5.
		Acerca do comportamento organizacional, leia as afirmativas a seguir. I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações . II. O comportamento organizacional está voltado para o estudo da dinâmica e do funcionamento das organizações. III. O comportamento organizacional corresponde ao lado humano da organização. Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
		6.
		Se seguirmos a classificação proposta por Muchinsky (2004) sobre as equipes de trabalho, a partir de suas funções nas organizações, podemos dizer que as equipes que têm por objetivo explorar as possibilidades e alternativas de novas ideias e/ou projetos recebem o nome de:
		
	
	
	
	 
	equipes de criação.
	
	
		7.
		Zanelli (2008) define as organizações como sistemas orientados, em essência, para o alcance de objetivos comuns, citando exemplos: família, fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, sindicatos etc. Chiavenato (2000) acrescenta que as organizações existem para que possamos satisfazer necessidades que não satisfazemos sozinhos. A união de esforços para o alcance de necessidades leva à reunião de indivíduos, formando grupos. Para que haja sucesso nessa reunião, deve haver sucesso na interação (Bowditch & Buono, 1992). Muchinsky (2004) cita três tipos de equipes, portanto, de grupos que trabalham para o sucesso organizacional. Assinale a única alternativa que inclui os 3(três) tipos:
		
	
	
	
	 
	Equipes de solução de problemas; Equipes de criação; Equipes táticas.
	
	
		8.
		Os trabalhos em equipe tornaram-se vitais para o sucesso das organizações contemporâneas. É nessa equipe onde potencializamos nossas competências e estimulamos a melhoria contínua dos outros profissionais. Segundo Muchinsky (2004), existem três tipos de equipes. Assinale a opção que corresponda a esses tipos.
		
	
	
	
	 
	Solução de problemas, criação, tática.
		1.
		É uma estrutura dinâmica e, portanto, mutável; sofre influência de condições variáveis , que são percebidas de modo subjetivo, isto é, pessoal; nunca está concluída. Estamos falando de:
		
	
	
	
	 
	Personalidade
	
	
		2.
		A ______________________________ é escola da psicologia que estuda os conteúdos inconscientes, anotando a livre associação dos pensamentos do cliente, no qual afirma que a personalidade é fruto da relação entre três forças do aparelho psíquico: id, ego e superego.
		
	
	
	
	 
	Psicanalise
	
	
		3.
		Um ratinho foi colocado na ¿caixa de Skinner¿ ¿ um recipiente fechado no qual encontrava apenas uma barra. Esta barra, ao ser pressionada por ele, acionava um mecanismo que lhe permitia obter uma gotinha de água, que chegava à caixa por meio de uma pequena haste. Este experimento se refere a um condicionamento por:
		
	
	
	
	 
	reforço positivo
	
	
		4.
		A Personalidade desenvolve-se a partir dos fatores Genéticos e Ambientais: Marque um X a resposta correta
		
	
	
	
	 
	Fatores Ambientais: situação pré-natal, primeiras experiências infantis, relações entre pais e filhos, influências culturais e institucionais.
	
	
		5.
		A Perspectiva Psicanalítica da personalidade foi influenciada pelas ideias de Sigmund Freud, médico neurologista, criador da Psicanálise, focalizou os transtornos mentais humanos e o sofrimento psíquico. Na concepção psicanalítica nosso inconsciente é habitado por elementos como medo, instintos e desejos.Logo, o comportamento humano seria regido pelo dinamismo existente nesta
estrutura psíquica. Assinale a alternativa que completa corretamente o raciocínio do enunciado acima:
		
	
	
	
	 
	Os componentes da estrutura psíquica são: Id, Ego e Superego.
	
	
		6.
		Na teoria dos traços, Allport exemplifica que "Pessoas com testa larga ou que usam óculos são mais inteligentes" a qual alternativa essa afirmação pertence?
		
	
	
	
	 
	A teoria de que fazemos inferências pessoais a partir da observação da aparência física das pessoas;
	
	
		7.
		Ele propõe em sua teoria os traços de Introversão X Extroversão, admitindo que um deles seja o dominante. A alternância desses dois aspectos depende do estado emocional e do meio no qual a pessoa está inserida. Os traços são definidos como padrões habituais de conduta. O pensamento anterior refere-se a que estudioso:
		
	
	
	
	 
	Jung
	
	
		8.
		Assinale a alternativa falsa.
		
	
	
	
	 
	As pessoas percebem a realidade de forma idêntica.
		1.
		Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico-matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Em 1983, Gardner lançou um determinado conceito, chamando a atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Na sua teoria são consideradas as inteligências verbais e matemáticas, além de: Inteligência musical, Inteligência espacial, Inteligência corporal e Inteligência interpessoal. Assinale a alternativa que apresenta o conceito lançado por Gardner:
		
	
	
	
	 
	Inteligências múltiplas.
	
	
		2.
		Algumas empresas, especialmente na área de Tecnologia, costumam selecionar os candidatos mais inteligentes. Bill Gates, por exemplo, acredita que ¿você pode ensinar qualquer coisa a uma pessoa inteligente¿. Outras empresas pensam diferente: selecionam os mais alegres, dispostos, cooperativos. Acreditam que a atitude e inteligência emocional é o que mais conta, pois se consegue ensinar coisas técnicas, mas ensinar atitudes é muito mais difícil. Discutindo tecnicamente estas duas estratégias de contratação, pode-se afirmar que, EXCETO:
		
	
	
	 
	selecionar prioritariamente por Quoeficiente de Inteligência (Q.I.) sempre será um erro
	
	
		3.
		Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca o Autoconhecimento. Assinale a alternativa que melhor define a Empatia:
		
	
	
	
	 
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
	
		4.
		Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca a Sociabilidade. Assinale a alternativa que melhor define a Sociabilidade:
		
	
	
	
	 
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	
	
		5.
		Ao lançar o conceito de inteligências múltiplas, Gardner (1983) possibilitou que um gestor identificasse diversas variações dentro de sua equipe. Quando um profissional demostra extrema facilidade para conviver e trabalhar em equipe podemos indicar que ele esteja apresentando a inteligência denominada de:
		
	
	
	
	 
	Interpessoal
	
	
		6.
		A boa capacidade de inteligência emocional de acordo com Goleman (1995), é observada em pessoas que possuem caracteres:
		
	
	
	
	 
	Automotivação, empatia e autoconfiança
	
	
	
		7.
		Em 1983 Gardner lançou o conceito de inteligências múltiplas, chamando a atenção para a importância de outras habilidades, antes pouco valorizadas. Que tipo de inteligência Gardner se refere as pessoas que possuem uma inteligência voltada a trabalho de equipe? Assinale a resposta correta:
		
	
	
	
	 
	Inteligência Interpessoal
	
	
		8.
		Na maioria dos casos as profissões mostram a necessidade de uma combinação de inteligências. No caso do professor, quais são as combinações necessárias?
		
	
	
	
	  Interpessoal e verbal
	
		1.
		Podemos entender como um objetivo da seleção de pessoal adequar o perfil do candidato às necessidades do posto de trabalho. Para isso, o recrutador poderá utilizar uma série de instrumentos de seleção de pessoal, para auxiliá-lo na identificação do perfil do candidato. Como exemplos de instrumentos para seleção de pessoal, podemos citar:
		
	
	
	
	 
	Entrevista, Dinâmica de Grupo e testes psicológicos.
	
	
		2.
		Mariotti (1999) acrescenta que o processo de treinamento nas empresas tem por filosofia informar e educar. Podemos dizer que a educação é bem avaliada quando. Assinale a única alternativa correta neste caso
		
	
	
	
	 
	Há mudança de conduta nos colaboradores e melhora de qualidade na produção.
	
	
		3.
		Segundo França (2005) É uma ferramenta ou instrumento utilizada nos processos seletivos e inclui pré-requisitos, habilidades gerais e específicas e potenciais de desempenho do candidato (p. 35) Este instrumento denomina-se: Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	
	
	
	 
	Perfil profissiográfico
	
	
		4.
		A seleção tem como grande objetivo a captação de talentos para as empresas e precisa atender a alguns requisitos para ter sucesso. Abaixo aparece listada uma ferramenta que reúne formação mínima exigida para um cargo e os traços de personalidade desejáveis para o mesmo. A mesma facilita muito o trabalho do agente de seleção. Estamos falando:
		
	
	
	
	 
	Do perfil profissiográfico;
	
	
		5.
		A seleção de pessoal é um processo que envolve a utilização de vários instrumentos para avaliar os candidatos. A técnica e/ou instrumento mais utilizado pelas organizações nesse processo é:
		
	
	
	
	 
	Entrevista.
	
	
		6.
		O agente de seleção utiliza mais de uma técnica durante um processo seletivo, de forma a obter maiores informações a respeito do perfil do candidato e, dessa forma, minimizar erros no processo de identificação e escolha dos profissionais mais adequados. Um processo de seleção eficaz avalia o perfil do candidato frente ao perfil de:
		
	
	
	
	 
	Competências do cargo;
	
	
		7.
		Sabemos que cada indivíduo processa, internaliza e memoriza conteúdos de formas diferentes, ou seja, nem todos os indivíduos têm o mesmo estilo de aprendizagem. Com base nessa afirmação, é correto afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Ao elaborar um treinamento, devemos levar em conta os diferentes tipos de aprendizagem, ou seja, procurar utilizar recursos visuais, auditivos e sinestésicos.
	
	
		8.
		Podemos dizer que a Seleção eficaz, buscar adequar as características individuais do candidato, a capacidade e a experiência aos requisitos do cargo. Vários instrumentos fazem parte do processo de seleção: Marque a alternativa incorreta;
		
	
	
	
	  Análise de custo
	
		1.
		De acordo com os estudos sobre a percepção humana, temos a Percepção Seletiva. Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que define a Percepção Seletiva.
		
	
	
	
	 
	É quando uma característica é atribuída a alguém, aumentando a probabilidade de
que este seja percebido, conferindo notoriedade.
	
	
		2.
		Na empresa onde Helder trabalha existe um boato de que as vendas estão baixas e que um grande número de pessoas vai ser dispensado. Durante uma visita rotineira do Dr. Augusto, executivo sênior da matriz, Helder interpretou a presença dele como o primeiro passo da administração para identificação das pessoas que serão demitidas, quando na realidade, essa ação era a coisa mais distante que passava na cabeça do Sr. Augusto. Com base nos seus conhecimentos sobre percepção, que tipo de distorção perceptiva Helder cometeu?
		
	
	
	
	 
	Percepção seletiva
	
	
	
		3.
		Quando atuamos como gestores de equipe uma de nossas funções está em avaliarmos cada uma dos colaboradores. Quando identificamos um ponto fraco em um determinado profissional e passamos a vê-lo como se todas as suas características fossem negativas estamos cometendo o erro de:
		
	
	
	
	 
	Halo
	
	
		4.
		A qualidade das interações estabelecidas entre os indivíduos depende da lente perceptiva que cada um faz do outro, da situação e até dos próprios papéis desempenhados. Bowditch e Buono (1992, citados em BERGAMINI, 2005, p. 108) observam que a_____ ____ constitui um processo que viabiliza a ligação entre pessoas e situações e pessoas e pessoas. Assinale a opção correta:
		
	
	
	
	 
	percepção social.
	
	
		5.
		Um agente de seleção ao decidir por um candidato que apresente boa capacidade de comunicação, para o cargo de gestor de pessoas, está inferindo que o mesmo seja tolerante, motivado e apresente mente aberta para lidar com as diferenças dos colaboradores. Admitindo que o agente perceba a primeira característica tão importante a ponto de inferir (sem testar) a existência das demais estamos falando de uma distorção perceptiva. Qual?
		
	
	
	
	 
	Efeito de halo;
	
	
		6.
		O recrutador durante um processo seletivo entrevistou cinco candidatos. Os três primeiros, na avaliação do recrutador, foram excelentes. Para o recrutador o melhor dos três foi o 3º candidato. Ao entrevistar o 4º e o 5º candidato, apesar de ambos estarem dentro do perfil e possuírem a formação e a experiência necessária ao cargo que estava sendo recrutado, o recrutador reprovou os candidatos. Mediante ao exposto, podemos inferir que o recrutador pode ter cometido que tipo de erro na condução do processo seletivo:
		
	
	
	
	 
	Efeito contraste;
	
	
		7.
		Bergamini (2005) acrescenta que o processo perceptivo é a porta de entrada que cada um possui e por onde passam necessariamente todas as informações do mundo exterior. Há muitos fatores, alguns de ordem interna (como a própria personalidade) e outros de ordem externa, que influenciam o modo como as pessoas veem o mundo que as cerca. Qual a alternativa abaixo sobre sensação e percepção é afirmativa?
		
	
	
	
	 
	A sensação envolve a entrada de informações, enquanto a percepção implica a organização e a interpretação de dados.
	
	
		8.
		Em Bergamini (2005) e Robbins (2005), podemos observar que ambos são consensuais ao observarem que não existe "objetividade nos processos de avaliação de desempenho de pessoas", o que pode incluir seleção e treinamento. Quando estamos falando sobre treinamento, podemos dizer que a grande vantagem para a sua realização é:
		
	
	
	
	 
	A promoção de aperfeiçoamento.
		1.
		Dentre os objetivos da Avaliação de Desempenho, marque a opção INCORRETA:
		
	
	
	
	 
	a) Inadequação do indivíduo ao cargo
	
	
		2.
		Chiavenato (2000) afirma que o treinamento pode promover quatro tipos de mudanças e/ou aprendizagens, qual destes citados abaixo NÃO pertence a esse grupo?
		
	
	
	
	 
	Desenvolvimento psíquico;
	
	
		3.
		Mateus está conversando com Lucas, seu colega de trabalho sobre a existência de conflitos nos grupos de trabalho e, que os gestores podem programar situações de treinamento que gerem aprendizados sobre a gestão dos mesmos. Robbins (2002) define conflito como processo que se forma a partir da percepção negativa de uma pessoa sobre a outra e acrescenta que, neste quesito interacional, os conflitos assumem naturezas diferentes. Aponte-as:
		
	
	
	
	 
	Referentes às tarefas; Referentes a relacionamento; Referentes a processos.
	
	
		4.
		O colaborador ganha cada vez mais ênfase no cenário empresarial. De simples executor de tarefas passou a cliente interno, demonstrando assim sua importância na sobrevivência das organizações. Segundo Guns (1998), existem os seguintes tipos de aprendizagem organizacional:
		
	
	
	
	
	Aprendizagem de tarefas, sistêmica, cultural, liderança, de equipe, de ideias, de criatividade e de competências e habilidades.
	
	
	Aprendizagem sistêmica, cultural, liderança, de equipe, de ideias, de competências e habilidades e de caráter.
	
	 
	Aprendizagem de tarefas, sistêmica, cultural, reflexiva, de criatividade, de competências e habilidades, de caráter e de liderança.
	
	 
	Aprendizagem de tarefas, sistêmica, cultural, liderança, de equipe, estratégica , empreendedora, reflexiva e transformacional.
	
	
	Aprendizagem de tarefas, sistêmica, cultural, reflexiva, de criatividade, de responsabilidades, de caráter e de competências e habilidades.
	
	
	
		5.
		Observe a situação fictícia: Joselito, um novo colaborador na ¿TUDOTONTO¿, renomada empresa de contabilidade, demora a se adaptar ao novo emprego especialmente porque inicialmente acha que pode ocupar qualquer mesa como estava habituado fazer em seu emprego anterior onde ninguém ocupava lugar definido usando sempre o primeiro computador livre na sala ao iniciar suas atividades diárias, não havendo delimitação de mesas. Logo ao primeiro dia, Joselito chegando cedo, sem saber da diferença de condição na nova empresa, ocupa a mesa preferida de Fredegundo, o mais antigo dos colaboradores, que sustenta a ideia de que ¿antiguidade é cargo¿ podendo fazer exigências por lá. Assim que Frederico chega e se senta à mesa de Fredegundo, cria grande confusão pois dá uma bronca no novato e exige que saia ¿imediatamente¿ da mesa ¿dele¿ pois, segundo ele, o rapaz já teria ¿começado mal por lá¿. Joselito entende a realidade da condição e não mais se senta à mesa de Fredegundo, respeitando sua imposição. Fazendo uma análise Behaviorista da situação, pode-se dizer que a abordagem de Fredegundo, o mais antigo colaborador, sobre o comportamento de Joselito, o novato, mostra-se como uma:
		
	
	
	
	 
	Uma busca de descondicionar o comportamento do novato de sentar-se em qualquer lugar, usando para isso uma punição por ter adotado comportamento considerado errado.
	
	
	
		6.
		Assinale a opção que não se relaciona aos propósitos da Avaliação de Desempenho.
		
	
	
	
	 
	Eliminar o processo de treinamento aos colaboradores.
	
	
		7.
		Quando nos referimos ao treinamento nas organizações podemos afirmar:
		
	
	
	
	 
	Na organização, o investimento em pessoal se dá por processos de treinamento, que propiciam o aprendizado e viabiliza a educação profissional;
	
	
		8.
		1. A fórmula apresentada a seguir serve para calcular qual índice dentro de uma organização? Nº de pessoas/dias de trabalho perdidos por ausência no mês ______________________________________ = Índice de ...................... Nº médio de colaboradores x Nº de dias de trabalho no mês
		
	
	
	
	 
	Abstentísmo
		1.
A motivação dos processos psicológicos observados nas pessoas é de importância extrema, pois dela resultam a produção de comportamentos e, especificamente no meio corporativo, a produção de trabalho. De acordo com essa afirmativa é correto dizer que:
		
	
	
	
	 
	a motivação é um processo que leva as pessoas a agirem em direção a objetivos pretendidos e observa-se ainda que a persistência de uma ação tende a ser proporcional ao alcance progressivo de resultados.
	
	
		2.
		Conforme a Teoria das necessidades, um colaborador pode ser movido por diferentes necessidades e pode apresentar-se motivado para o trabalho ou não. Se um colaborador trabalha motivado pela esperança de ser promovido e ganhar um salário maior, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Segundo Maslow, ele tem como objetivo satisfazer as necessidades de status, autoestima e segurança
	
	
		3.
		Considere a seguinte situação: uma rede de fast food decide implementar um programa motivacional entre seus colaboradores: a cada trimestre, um colaborador e um gestor são escolhidos como "Funcionário destaque". Todos os colegas participam desta escolha, e os selecionados recebem uma premiação em dinheiro, que pode chegar a dobrar o salário normal. Qual tipo de sistema motivacional foi implementado na situação descrita?
		
	
	
	
	 
	Programa de Recompensa;
	
	
		4.
		Maslow desenvolveu o conceito de motivação atrelado ao modelo de hierarquia de necessidades, construídas com base em um modelo de pirâmide que tem na base as necessidades mais elementares,ligadas à sobrevivência e no topo as necessidades mais elevadas. Segundo o modelo de Maslow as necessidades que buscamos satisfazer estão dispostas na seguinte ordem:
		
	
	
	
	 
	Fisiológicas, Segurança, Sociais (amor e pertencimento), Estima e Realização Pessoal
	
	
		5.
		Qual a única alternativa abaixo que descreve a condição necessária a um indivíduo, que não desiste de suas tarefas, apesar das dificuldades encontradas para realizá-las.
		
	
	
	
	 
	Motivação.
	
	
		6.
		Segundo a teoria de Maslow, qual o nome da necessidade que carecem de atividades de que o colaborador participe e que lhe dê chance de se interagir com outras pessoas, sem a obrigatoriedade à produção. Assinale a resposta correta:
		
	
	
	
	 
	Social
	
	
		7.
		Sabemos que a motivação é individual e que nasce de fora para dentro, desta forma podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	Pode advir de necessidades e desejos mais imediatos até os mais abstratos;
	
	
		8.
		Robbins (2002) atenta que "poder" envolve os desejos de "impactar, de ter influência e de controlar outras pessoas". O aspecto mais importante para que se instale alguma base de poder é a:
		
	
	
	
	 
	Dependência
	
		1.
		Chiavenato (2004) propõe análise do comportamento organizacional em três níveis. Quando a análise seria em relação à organização como um todo, sendo de interesse identificar a maneira como a organização lida com o estresse e o conflito, está se referindo ao nível:
		
	
	
	
	 
	Macro
	
	
		2.
		¿De fato, o sucesso de uma organização complexa é substancialmente influenciado pelo desempenho de diversos grupos que interagem entre si por toda a hierarquia da empresa¿, Bowditch e Buono. Conforme os autores, podemos concluir sobre os pequenos grupos:
		
	
	
	
	 
	Que eles são vitais para o desempenho da organização maior.
	
	
		3.
		Sabemos que as pessoas se reúnem em grupos por questões como: Necessidade de segurança; Status; Autoestima; Necessidade de afiliação; Poder; e Alcance de metas. A inclusão em um grupo específico pode atender a uma necessidade ou a uma conjugação de várias. Assim sendo, Robbins (2002) classifica os grupos em: 1) ______ (grupo de trabalho definido pela estrutura da organização) ou 2) _____(surgem por necessidade de contato social). Assinale a única alternativa que contém as palavras que complementam o texto:
		
	
	
	
	 
	1)formais ou 2)informais.
	
	
		4.
		Em tempos de mudança, a carga de estresse dos colaboradores como um todo aumenta principalmente os que oferecem maior resistência às mudanças. Podemos dizer que:
		
	
	
	
	 
	As missões tendem a mudar e podem gerar um aumento no estresse do colaborador.
	
	
		5.
		O clima organizacional pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais que existem em uma organização e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso. Podemos dizer que o clima organizacional está intimamente relacionado a:
		
	
	
	
	 
	Motivação das pessoas
	
	
	
		6.
		Considerando os fatores: I - confiança, II - transparência nas informações, III - motivação, IV - liderança autoritária, V - estresse. Assinale a única alternativa que contém os fatores que contribuem para a melhoria do clima organizacional.
		
	
	
	
	 
	Os fatores dos itens: I, II e III;
	
	
		7.
		Em relação ao estudo do Comportamento Organizacional. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que NÃO se refere aos Tópicos Básicos para o referido estudo.
		
	
	
	
	 
	Sensações;
	
	
		8.
		Fazem parte para o estudo do Comportamento Organizacional: Marque a alternativa incorreta;
		
	
	
	
	 
	A logística no grupo; Contas a pagar
	
	
	
		1.
		No que concerne ao tema ética profissional e empresarial, está correto afirmar
		
	
	
	
	 
	A empresa necessita que a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primárias da organização se tornem parte de sua cultura.
	
	
		2.
		Dentro do ambiente organizacional, a Ética tem sido uma questão bastante polêmica, principalmente por envolver as pessoas em suas rotinas de trabalho. Mais ainda, quando se refere ao comportamento dos líderes e gestores, pela relação de poder que exercem. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que demonstra uma atitude anti-ética por parte de um gestor, dentro de uma empresa.
		
	
	
	
	 
	assédio moral
	
	
		3.
		O meio organizacional não raro expõe seus colaboradores a situações que podem levar à falta de ética, promovendo esforços de crescimento, estipulando metas e, muitas vezes, fomentando a competitividade entre os membros de uma equipe. Vários aspectos podem depor contra a ética na rotina das organizações. O poder quando exercido por uma pessoa preparada, pode gerar: Assinale a única alternativa correta.
		
	
	
	
	 
	Motivação
	
	
		4.
		Julgue as afirmações referentes a Moral e Ética e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens corretos:
I  - Moral e Ética são termos que possuem sentidos semelhantes.
II  - "Moral" precede a ética na aplicação social.
III Ética quer dizer "costume" e pode variar na sociedade.
IV - A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social.
V- A moral é a ferramenta de trabalho da ética.
		
	
	
	
	 
	IV e V
	
	
		5.
		O conjunto de regras básicas ou os primeiros princípios propostos para assegurar uma boa sociedade na qual as pessoas desejam cooperar para os benefícios de todos
refere-se a:
		
	
	
	
	 
	Ética
	
	
		6.
		Quando falamos sobre ética profissional, podemos afirmar:
		
	
	
	
	 
	As empresas necessitam que a conduta ética de seus colaboradores, assim como os valores da organização se tornem parte de sua cultura.
	
	
		7.
		Assinale a única alternativa correta sobre o conceito de ética na organização de trabalho. O comportamento ético na empresa é fundamentado em:
		
	
	
	
	 
	Valores e Normas;
	
	
		8.
		Conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho, sendo de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários. São normas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. O conceito refere-se à definição de:
		
	
	
	
	 
	Ética profissional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais