Buscar

REVISÃO DE ANATOMIA HUMANA (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA CIRCULATÓRIO
QUAIS AS DIVISÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO?
R: m síntese o sistema circulatório pode ser dividido em sistema sangüíneo composto por artérias, veias, capilares e coração e em sistema linfático, formado por capilares linfáticos, coletores linfáticos e linfonodos.
QUAIS OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O SANGUE?
R: O sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue, cada tipo com anatomia e funções próprias; essas imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; os eritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea. 
QUAIS OS TIPOS DE SANGUE QUE CIRCULAM POR ESTE SISTEMA?
R: sangue venoso e sangue arterial
QUAL O TRAJETO DO SANGUE NA CIRCULÃO PULMONAR E SISTÊMICA?
R:pulmonar: inicia-se no tronco da artéria pulmonar (que sai do ventrículo direito), seguindo pelos ramos das artérias pulmonares, arteríolas pulmonares, capilares pulmonares (que envoltam os alvéolos, possibilitando a hematose - troca de gases). Até aqui o sangue é venoso - rico em gás carbônico. A partir daqui o sangue é arterial - rico em oxigênio. Segue: vênulas pulmonares e veias pulmonares que desaguam no átrio esquerdo do coração.
sistêmica: A circulação sistêmica é a parte do sistema cardiovascular que transporta sangue oxigenado do coração para o resto do corpo, e retorna sangue pobre em oxigênio de volta para o coração. A circulação sistêmica é, em termos de distância, muito mais longa do que a circulação pulmonar, transportando sangue para todas as partes do corpo.
QUAIS AS CAVIDADES E VÁLVULAS DO CORAÇÃO?
R: Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios aurículo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue).
DIFERENCIE VEIA DE ARTÉRIA.
R: Artérias são vasos sanguíneos que carregam sangue a partir dos ventrículos do coração para todas as partes do nosso corpo. E as veias carregam sangue em direção aos átrios do coração.
O QUE É SEPTO CARDÍACO?
R: Septo interventricular corresponde à parede muscular ou septo localizado na porção inferior do coração.1 Tem a função de separar o ventrículo esquerdo do direito, para que não haja mistura de sangue venoso com o arterial.
QUAIS AS ATÉRIAS QUE SE RAMIFICAM DA ARTÉRIA AORTA ASCENDENTE E DESCENDENTE?
R: ascendentes: artérias pulmonares 
descendende: artéria bronquial
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS VÁLVULAS PRESENTES NAS VEIAS?
R:
QUAL TIPO DE SANGUE PASSA PELA ARTÉRIA E VEIA PULMONAR?
R: sangue arterial

Outros materiais