Buscar

AVALIAÇÃO VIRTUAL 1 - UNOPAR GESTÃO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AV1
1) A Convenção sobre Diversidade Biológica define como Espécie Exótica, toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural, isto é, que não é originária de um determinado local.
Em relação ao uso de espécies de plantas exóticas em projetos de recuperação de áreas degradadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. As espécies exóticas podem ser indicadas para alguma finalidade específica para recuperar determinada área, tais como para promover uma rápida cobertura vegetal ou contribuir para o aumento de nutrientes no solo, todavia, deve ser utilizada com cautela.
                                                                     PORQUE
II. As espécies exóticas, especialmente aquelas consideradas invasoras, se constituem num problema nos projetos de restauração ambiental, pois na maioria das vezes elas são ineficientes para a colonização de novos ambientes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
2) A recomposição da cobertura vegetal é parte essencial no processo de recuperação de áreas degradadas, sendo necessário ter o conhecimento básico pertinente ao manejo do solo e dos mecanismos de sucessão ecológica relacionados à capacidade das espécies de se estabelecerem em locais degradados. A escolha dessas espécies, principalmente aquelas que reiniciarão a sucessão local obrigatoriamente deverá atender um conjunto de quesitos associados às condições edáficas locais e um máximo grau de interação com a biota. (CARPANEZZI, 1998).
Fonte: CARPANEZZI, A. A. Talhões pioneiros para a recuperação de ecossistemas florestais degradados. In: Seminários aspectos ecológicos de Matas Mesófilas Semidecíduas. Rio Claro: UNESP. 1991 p. 94-104. 1998.
Assinale a alternativa que representa uma característica desejável de espécies a serem implantadas em projetos de recuperação de área degradada:
 Alternativas:
a) Alto grau de alelopatia.
b) Baixa capacidade de produção de biomassa.
c) Isento de associação com fungos micorrízicos.
d) Mantém simbiose com bactérias fixadoras de nitrogênio.
e) Não atrair animais silvestres.
3) A recuperação de uma área degradada não segue uma receita de bolo. Diversos são os fatores a serem analisados quando se vai realizar um plano de recuperação ou restauração ambiental. A esse despeito, o fato é que quanto maior a intensidade da degradação, em geral, maior o esforço necessário para recuperá-la, ou seja, mais energia será gasta, podendo ser considerado como entrada de energia, por exemplo, movimento de máquinas, localização e coleta de sementes, produção e adaptação de organismos para a reintrodução na área degradada, custos de implantação e manutenção do plantio. 
Sobre este assunto, assinale a alternativa correta:
 Alternativas:
a) Em áreas com alta intensidade de degradação, tais como mineração a céu aberto, devem ser propostas técnicas de facilitação, as quais se baseiam na premissa de uma sucessão ecológica natural.
b) Em áreas com baixa intensidade de degradação, como incêndios em meio a região florestada, podem ser propostas técnicas de facilitação, que exigem pequenas intervenções diretas.
c) Em áreas de agricultura itinerante em meio a região florestada, a recuperação vegetal somente pode ser realizada com o plantio de mudas por todo o terreno, invocando um algo gasto de energia.
d) Em ordem decrescente em relação ao gasto de energia utilizada na sua recuperação, temos, como exemplo, áreas de agricultura itinerante, áreas de pastagem, mineração a céu aberto, e áreas de agricultura itinerante.
e) Em ordem decrescente em relação ao gasto de energia utilizada na sua recuperação, temos, como exemplo, áreas de incêndio florestal, mineração a céu aberto, e, agricultura intensiva.
4) Definir a melhor estratégia para restaurar um ecossistema florestal requer o entendimento de uma série de processos ecológicos que ocorrem na comunidade. Desta forma, a avaliação do potencial de regeneração pode fornecer relevantes informações para a tomada de decisões sobre as ações mais apropriadas na restauração ecológica de uma área degradada" [Tres et al. 2007].
Leia a frase abaixo acerca de processos ecológicos importantes de serem considerados para restauração ambiental, completando as lacunas corretamente.
O termo _______________ designa o reservatório viável de sementes atual em uma determinada área de solo. Este reservatório corresponde às sementes não germinadas, mas potencialmente capazes de substituir as plantas adultas. Sua fonte é a _______________ proveniente da comunidade local, da vizinhança e de áreas distantes, a partir de sementes que são ____________ por diversos tipos de processos, como a _______________.
Os termos que preenchem as respectivas lacunas são:
Alternativas:
a) Banco de semente; chuva de sementes; dispersadas; anemocoria e zoocoria.
b) Banco de semente; chuva de sementes; polinizadas; anemofilia e zoofilia.
c) Chuva de semente; banco de semente; dispersadas; anemocoria e zoocoria.
d) Chuva de semente; banco de semente; polinizadas; anemofolia e zoofilia.
e) Chuva de semente; sucessão ecológica; dispersadas; hidrocoria e zoocoria. 
5) A ciência da restauração ecológica adquiriu muitos avanços nas últimas décadas, todavia, deve ser ainda "aprimorada para que se possa trabalhar com a difícil tarefa de reconstrução das complexas interações entre comunidades biológicas. Para que isso aconteça, se faz necessário conciliar os conhecimentos científicos da técnica utilizada à busca de alternativas que possam integrar a sociedade às etapas de desenvolvimento de ações de restauração, favorecendo a popularização dessas práticas e valorizando seu papel dentro do contexto atual"
Fonte: MAROSTEGA et al. Restauração ecológica: perspectivas atuais e futuras. Disponível em: http://coral.ufsm.br/neprade/images/Artigos/RESTAURAO-ECOLGICA-PERSPECTIVAS-ATUAIS-E-FUTURAS.pdf. Acesso em 31 jul. 2017.
Analise as assertivas abaixo sobre as tendências e perspectivas futuras da Recuperação de áreas degradadas, e depois responda:
I. Planejamento de ações que promovam a homogeneidade genética das populações de plantas introduzidas na área a ser restaurada.
II. Estabelecimento de parâmetros de avaliação e monitoramento, realizado de modo sistemático, tais como averiguação da produção de serapilheira.
III. Incorporar uma visão de manejo sustentado, como, por exemplo, recuperar áreas degradadas por intermédio da implantação de Sistemas Agroflorestais, onde plantas de espécies são combinadas com espécies arbóreas nativas.
IV. Evitar espécies de aproveitamento econômico no plantio de mudas para recuperação ambiental, tais com aquelas que podem ser utilizadas como medicinais, melíferas e frutíferas nativas.
Estão corretas apenas as assertivas:
 Alternativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I; II e IV

Outros materiais

Outros materiais