Buscar

AVALIAÇÃO VIRTUAL 2- UNOPAR GESTÃO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

1) Ao elaborar um projeto de recuperação de áreas degradadas deve ser avaliada a estrutura da paisagem e a possibilidade de implantação de corredores ecológicos, que representam uma das estratégias mais promissoras para o planejamento regional eficaz de conservação e preservação de flora e fauna. 
Sobre os Corredores ecológicos, assinale a correta:
Alternativas:
a) A implantação de corredores ecológicos não deve incluir em seu planejamento terras públicas, como parques e reservas, bem como áreas silvestres manejadas.
b) A recuperação de matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem formar corredores ecológicos naturais.
c) Constituem-se de áreas florestais, lineares, inseridas em unidades de conservação de proteção integral, incluindo as terras em processo de restauração ambiental.
d) Constituem-se de trilhas de vegetação nativa que unem as unidades de conservação, onde é proibida a passagem de carros e turistas. 
e) Facilita a movimentação dos indivíduos e restringe o fluxo gênico das populações, contribuindo desta forma com o aumento e conservação da biodiversidade.
2) "A etapa inicial de recuperação de áreas degradadas por disposição de Resíduos Sólidos Urbanos corresponde à avaliação das condições de comprometimento ambiental do local. (...) A segunda etapa consiste na seleção de atividades remediadoras". Fonte: ALBERTE, Elaine P. V.; CARNEIRO, Alex P.; KAN, Lin. Recuperação de áreas degradadas por disposição de resíduos sólidos urbanos. Diálogos & Ciência - Revista Eletrônica da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana. Ano III, n. 5, 2005.
Associe o nome das fases adotadas durante as ações remediadoras listadas abaixo com seus procedimentos.
1 - Tratamento primário
2 - Tratamento secundário
3 - Tratamento terciário
4 - Monitoramento ambiental da área
I. Aferição da eficiência do plano de recuperação do aterro nos três meios afetados pelos impactos do aterro: solo, água e ar. (  )
II. Aplicação de processos bio-físico-químicos objetivando a redução de volume, toxicidade e mobilidade dos contaminantes nos resíduos. (  )
III. Envolve atividades direcionadas ao tratamento de cada tipo de resíduo (sólido, liquido ou gasoso), visando garantir a adequada destinação dos resíduos que continuarão sendo produzidos no local até sua completa decomposição. (  )
IV. Preparação da infraestrutura de acessos e circulação do aterro; drenagem de águas pluviais; cobertura do lixo compactado; drenagem e retenção de chorume e drenagem e captação de gases. (  )
Agora assinale a alternativa que apresenta as associações corretas:
Alternativas:
a) I-1; II-2; III-3; IV-4.
b) I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
c) I - 4; II - 1; III - 2; IV - 1.
d) I - 4; II - 2; III - 3; IV - 1.
e) I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1.
3) "Visando amenizar o ônus social e acrescentar condições de sustentabilidade à mineração, no capítulo dedicado ao meio ambiente, a Constituição Federal de 1988, incluiu no parágrafo 2º do artigo 225, a obrigação daquele que explorar os recursos minerais de recuperar o meio ambiente degradado. A especificidade da mineração e a relevância de seus efeitos pós-operacionais justificam o tratamento dispensado pela Constituição a esta atividade econômica, sendo extremamente necessário acrescentar os contornos da sustentabilidade a este segmento".
Fonte: FERREIRA, Gabriel L. B. V.; FERREIRA, Natália B. V. Exploração minerária e a recuperação de áreas degradadas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XI, n. 51, 2008. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=2470>. Acesso em jul 2017.
Sobre a recuperação de áreas mineradas à luz da legislação ambiental, analise as afirmativas abaixo:
I. Seja qual for a situação, a legislação obriga aos empreendimentos minerários que executem um plano de restauração ambiental, ou seja, um planejamento de ações para que toda a área volte a ter condições próximas às que existiam anteriormente à degradação ambiental.
II. A legislação ambiental impõe como requisito para licença ambiental, que as mineradoras elaborem um plano de Recuperação simultânea à extração, embasada nas decisões expressas em documento previamente discutido, negociado e definido inteiramente entre minerador e o proprietário do solo.
III. É recomendável que as mineradoras elaborem um plano de Recuperação simultânea à extração, ou seja, ações de recuperação que vão sendo incorporadas nas várias etapas que compõem as atividades de mineração, com intuito de ao finalizar a jazida, a área já esteja reabilitada de acordo com o uso anteriormente definido.
IV. As mineradoras podem propor uma Reabilitação orientada de acordo com plano prévio, ou seja, embasada nas decisões expressas em documento previamente discutido, negociado e definido entre minerador, poder público, comunidade diretamente envolvida, e o proprietário do solo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I, II e III.
4) "Desde a entrada em vigor do novo Código Florestal, em 2012, a adequação ambiental é um dos temas mais demandados por proprietários rurais, que passaram a ser obrigados a registrar suas propriedades por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O CAR é um registro eletrônico que serve para controlar, monitorar e combater o desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil".
Fonte: WWF, 2015. Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/?47262/Adequao-ambiental-de-propriedades-rurais--tema-de-curso-no-Mato-Grosso. Acesso em 31 jul. 2017.
Sobre Adequação ambiental, analise as assertivas abaixo colocando Verdadeiro (V) ou Falso (F):
I. As áreas prioritárias para restauração ecológica em propriedades rurais são as Áreas de Preservação Permanente, Reservas Legais e áreas desnudas com processos erosivos avançados. (   )
II. Devem ser evitados, em qualquer situação, projetos para implantação de sistemas agroflorestais, apicultura e piscicultura pois se trata de atividades que descaracterizam as condições originais da área. (   )
III. Por partir do proprietário rural, a adequação de uma área não tem entre seus princípios o atendimento às exigências legais, estando relacionadas mas há uma demonstração ao órgão ambiental da sua preocupação ecológica. (   ).
IV. Visa a restauração ecológica de toda a área da propriedade rural, a fim de que o proprietário da terra possa ser beneficiado pelos serviços ambientais prestados pela conservação da natureza. (   )
A sequencia correta é:
Alternativas:
a) F; V; F; F.
b) F; V; V; V.
c) V; F; F; F.
d) V; V; F; V.
e) V; V; V; F.
5) No Brasil, uma das perspectivas relacionadas à Recuperação de áreas degradadas é a atuação de projetos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que é um dos mecanismos de flexibilização criados pelo Protocolo de Kyoto (em 1997) para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa ou de captura de carbono por parte dos países do Anexo I. 
Sobre este assunto, assinale a alternativa que complete a frase abaixo corretamente.
A recuperação de áreas degradadas pode gerar:
Alternativas:
a) Créditos de carbono junto ao MDL porque sequestra gás carbônico atmosférico no crescimento das plantas
b) Créditos de carbono junto ao MDL porque promove a substituição de biocombustível por combustíveis fósseis.
c) Royaties junto ao MDL porque promove a o aumento de carbônico orgânico na atmosfera.
d) Sequestro de carbono junto ao MDL porque reduz o carbono orgânico do solo ao interpor uma cobertura vegetal.
e) Sequestro de carbono junto ao MDL porque promove substituição de biocombustível por combustíveis fósseis.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes