Buscar

principios de marketing kothler

Prévia do material em texto

Marco Meirelles Guidi
RA: 20924782
 O marketing global hoje:
 A globalização faz com que as empresas consigam atingir rapidamente o mercado internacional. Fazendo assim os gestores das empresas transformarem suas estratégias de internacionalização para transformarem suas organizações em empreendimentos globalmente competitivos. Muitas empresas já viram que é muito importante mudar suas estratégias de internacionalização, para obterem oportunidades de expansão e, também, para sobreviverem. As empresas que deixam de perseguir oportunidades globais, estão sujeitas a perder seus mercados nacionais, que serão explorados por empresas globais mais fortes e competitivas. Para uma empresa decidir se vai operar globalmente, ela tem que entender muito bem o ambiente e saber que terá novos tipos de problemas e novas oportunidades.
 
 O SISTEMA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL :
 Todas as empresas que querem operar no marcado internacional ( externo), tem q entender o sistema de comércio do país, onde pode ser cobrado tarifas, impostos e cotas, que tem o objetivo de aumentar a receita ou proteger as empresas nacionais, alem disso uma empresa que quer operar no mercado exterior pode se deparar com barreiras comerciais não tarifárias ( discriminação contra sua proposta, padrões restritivos de produtos e regulações).
 ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO :
 A OMC (Organização Mundial do Comércio) é uma instituição internacional que atua na fiscalização e regulamentação do comércio mundial. Funções da OMC: regulamentar e fiscalizar o comércio mundial, resolver conflitos comerciais entre os países membros, gerenciar acordos comerciais tendo como parâmetro a globalização da economia, criar situações e momentos para que sejam firmados acordos comerciais internacionais, supervisionar o cumprimento de acordos comerciais entre os países membros.
 ZONAS REGIONAIS DE LIVRE COMÉRCIO :
Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes.
 Ambiente econômico:
 Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores, assim fazendo às empresas internacionais tem que estudar a economia dos países, para que invistam em um certo país. Existem dois fatores q refletem a atratividade do país, a estrutura industrial e a distribuição de renda. Existem quatro tipos de estrutura industrial:
- economias de subsistência .
- Economia exportadoras de matérias primas.
- Economias emergentes 
- Economias industrializadas. 
 Ambiente político/ legal:
O ambiente político-legal é formado por leis, órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam as organizações e os indivíduos, que afetam diretamente na forma como a sua empresa funcionará e a sua estratégia depende disso. 
A legislação que regulariza os negócios tem três objetivos: 
* 	Proteger as empresas da concorrência desleal. 
* 	Proteger os consumidores de práticas de negócios desleais. 
* 	Proteger os interesses da sociedade. 
 
 Ambiente cultural:
O ambiente sócio-cultural é composto pelas crenças, normas, valores e comportamen- to da população. 
Os profissionais de marketing devem conhecer as visões que as pessoas que compõem seu mercado têm de si próprias, das outras pessoas, das organizações, da sociedade e da natureza. 
Os produtos precisam corresponder aos valores da sociedade. 
 Decisão de ingressar no mercado internacional:
 Kotler afirmam que a maior parte das organizações prefere se manter locais se o seu mercado doméstico é grande o suficiente. Os administradores não precisam aprender outras línguas e legislações, lidar com variações cambiais, enfrentar incertezas político-legais ou redesenhar seus produtos para atender à necessidades e expectativas diferentes. Administrar um negócio seria mais fácil e mais seguro, mas existe uma série de fatores que tem levado as organizações a cada vez mais migrarem para os mercados internacionais:
- A empresa descobre que alguns mercados internacionais oferecem maiores oportunidades de de lucro que seu mercado local.
- A empresa precisa de uma base maior de consumidores para atingir economia de escala.
- A empresa quer reduzir sua dependência de apenas um mercado.
- Empresas globais oferecendo produtos melhores a preços mais baixos podem atacar o mercado local de uma empresa. Esta pode querer contra-atacar estes competidores em seus mercados locais.
 Decisão de como ingressar no mercado:
Uma vez que a empresa decida atingir determinado país, tem então que determinar a melhor maneira de entrar. Em geral, a empresa possui quatro modos diferentes de entrada em novos países, que serão tratadas abaixo, sob a ótica do comprometimento, risco, controle e potencial de lucro:
- A exportação é a forma mais simples de entrar no mercado internacional. De acordo com Kotler e Armstrong (1998), a empresa fabrica o produto no país de origem e decide exportar o excesso de produção, ou estabelece um compromisso de expandir suas exportações para um determinado mercado, podendo ou não adaptar os produtos ao mercado para o qual vai exportar.
- Licenciamento, a empresa faz um acordo com um licenciado no mercado estrangeiro.
- Join Venture é o segundo método para entrar no mercado estrangeiro. Difere da exportação pelo fato da empresa se unir a um sócio para vender ou fazer seu marketing no exterior. Existem quatro tipos de Join Ventures: licenciamento, contrato de fabricação, contrato de administração e propriedade conjunta.
- O investimento direto, de acordo com Kotler e Armstrong (1998), consiste no desenvolvimento de instalações, montagens ou fabricação no exterior. Em geral, com o investimento direto, a empresa cria um relacionamento mais profundo com o governo, os clientes, com os fornecedores e distribuidores, consequentemente a empresa se adapta melhor ao mercado local.
 Decisão sobre o programa de marketig global:
As empresas que atuam no mercado externo devem decidir em que extensão adaptar seus compostos de marketing às condições locais. Existem empresas que, em um extremo, empregam um mix de marketing padronizado no âmbito mundial e outras que, no outro extremo, empregam um mix de marketing adaptado. 
 Produto:
Para Kotle, existem cinco estratégias que permitem a adaptação do produto a um mercado externo. Extensão direta do produto: significa lançar o produto no mercado externo sem nenhuma preocupação em adaptá-lo. Adaptação do produto: envolve a modificação do produto a fim de atender as condições locais.Invenção do produto: consiste em criar um produto novo para o mercado estrangeiro.
 Promoção:
As empresas podem utilizar a mesma estratégia promocional aplicada no mercado nacional, ou modificá-la para cada mercado local, muitas vezes é necessária a adaptação, visto que surgem fatores culturais significativos que limitam a utilização da estratégia promocional padrão. Algumas adaptam as estratégias de comunicação como, por exemplo, as mensagens de propaganda.
 Preço:
 Kotler diz que, de qualquer maneira, independente da forma como as empresas estipulam seus preços, no exterior eles tendem a ser mais altos do que no mercado interno. Isso se deve a tarifas, margens de lucro do importador, custo de transporte. Muitas vezes um mesmo produto acaba por ter um preço mais elevado em certos países, isso faz com que alguns países aproveitem-seda diferença entre os preços, comprando mais do que consome, revendendo o excesso a um preço menor.
 Canais de distribuição:
 Existem três principais elos entre a empresa e o consumidor final. O primeiro, o setor responsável pelo marketing internacional faz parte do próprio canal e supervisiona os canais. O segundo, há um transporte de produtos dos canais internacionais até os países estrangeiros. E o terceiro, os canais nacionais levam os produtos até os consumidores finais. No entanto, o trabalho não termina assim que o produto deixa a empresa. As empresas devem prestar atenção ao tratamento dado aos seus produtos dentro dos países estrangeiros.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes