Buscar

DT 2 aula 5 atualizada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO DO TRABALHO II
Aviso prévio
Tema da Apresentação
AVISO PRÉVIO
ART.487 CLT
ART. 7, inciso XXI CRFB
Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;
 É comunicação que uma parte do contrato deve fazer à outra de que pretende rescindir o referido pacto sem justa causa, de acordo com o prazo previsto em lei, sob pena de pagar uma indenização substitutiva.
Tema da Apresentação
NATUREZA JURÍDICA
A natureza jurídica do aviso prévio trabalhado ou indenizado é de direito para o notificado e de obrigação legal para o notificante da extinção unilateral sem justa causa.
Comunicação ou notificação – visa comunicar à outra parte que pretende romper o contrato de trabalho;
Lapso de tempo (prazo) – refere-se ao tempo mínimo previsto em lei para considerar rescindido o contrato de trabalho, de modo que o empregado possa arrumar outro emprego e o empregador arrumar um substituto. 
Pagamento (salário) – diz respeito ao valor que será pago ao empregado pelo trabalho realizado neste período, ou a indenização substitutiva pelo não cumprimento do aviso por qualquer das partes.
Tema da Apresentação
AVISO PRÉVIO – FINALIDADE
EMPREGADO
EMPREGADOR
POSSA PROCURAR OUTRO EMPREGO
POSSA PROCURAR OUTRO EMPREGADO
Evitar o rompimento abrupto do contrato de trabalho de modo que:
Súmula nº 276, TST – O direito ao aviso prévio é IRRENUNCIÁVEL pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o valor, salvo se o empregado tiver obtido novo emprego. 
Tema da Apresentação
 HIPÓTESES DE CABIMENTO DO AVISO PRÉVIO
Dispensa sem justa causa
Extinção da empresa, falência, etc. – Súmula 44, TST
Fechamento da empresa por força maior, factum principis;
Rescisão indireta – art. 487,§ 4º, CLT 
Pedido de demissão do empregado – neste caso é para o empregador
 Término antecipado do contrato a termo com cláusula assecuratória – Súmula nº 163, TST
Tema da Apresentação
NÃO CABE AVISO PRÉVIO
OBS: Culpa recíproca – Súmula nº 14, TST – AVISO PRÉVIO PELA METADE
Justa causa do empregado
Aposentadoria espontânea
Morte do empregado
 Término normal do contrato a termo
OBS: Extinção por acordo – AVISO PRÉVIO INDENIZADO PELA METADE – Art. 484-A, I, a CLT
Tema da Apresentação
REGRA
Incabível aviso prévio
Rompimento antecipado do contrato a termo
CONSEQUÊNCIA
indenização prevista nos arts. 479 e 480, CLT 
Esta indenização não tem nenhuma relação com o aviso prévio
CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO
Tema da Apresentação
AVISO PRÉVIO
Caberá aviso prévio, pois aplicam-se os princípios que regem a rescisão dos contratos indeterminados
(Súmula nº 163, TST)
Contrato a termo com cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antecipada
(art. 481, CLT)
Tema da Apresentação
 AVISO PRÉVIO - DURAÇÃO
(art. 487, CLT e art. 7°, XXI, CRFB/88)
PRAZO: mínimo de 30 (trinta) dias, para os empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa.
Contagem do prazo: exclusão do dia do começo e inclusão do dia do seu término. 
Súmula 380 do TST
Tema da Apresentação
 AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL
LEI Nº 12.506, DE 11.10.2011
A Lei nº 12.506, regulamentou a proporcionalidade do aviso prévio, prevista no art. 7º, XXI, da CRFB/88. Assim, com as novas regras serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias. Terá direito ao aviso prévio de 90 (noventa) dias, o empregado que tiver trabalhado na mesma empresa por mais de 20 (vinte) anos (30 dias + 60 dias), limite máximo estabelecido pela lei.
Tema da Apresentação
JURISPRUDÊNCIA
TST – RECURSO DE REVISTA RR 1059008920135170010 (TST) Data de publicação: 07/08/2015 Ementa: RECURSO DE REVISTA. LEI 12.506 /11. AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL. ELASTECIMENTO DO PRAZO. INDENIZAÇÃO. Os empregados beneficiados com o aviso prévio proporcional previsto na Lei nº 12.506 /2011 devem trabalhar a totalidade dos dias apurados, não havendo que se falar em limitação do trabalho ao período de trinta dias previstos no artigo 487 da CLT com pagamento da indenização correspondente aos dias que sobejam. Precedentes. Recurso de revista não conhecido
Tema da Apresentação
RESCISÃO PROMOVIDA PELO EMPREGADOR
O aviso prévio produz duplo efeito no contrato de trabalho quando o empregado é dispensado:
Acarreta a redução da jornada ou na dispensa do trabalho por 7 dias consecutivos (quando for trabalhado);
Importa em integração ao tempo de serviço para todos os fins, mesmo quando indenizado.
Aviso prévio trabalhado
(art. 488, CLT) 
Redução de 2 horas diárias
ou
 7 dias corridos
Tema da Apresentação
VÓLIA BONFIM Essa regra só se aplica para os que trabalham oito horas por dia. Se o empregado trabalhar menos deverá ter redução proporcional. Assim, se o empregado tiver uma jornada de quatro horas a redução será de uma hora. Tal proporcionalidade é justa e sensata e não premia os que têm jornada mais curta em prol da punição dos que a tem mais dilatada. Ora, quem trabalha apenas quatro horas, normalmente tem mais tempo para procurar emprego que aquele que trabalha oito horas.
ORLANDO GOMES, RUSSOMANO, SERGIO PINTO MARTINS E ALICE MONTEIRO DE BARROS interpretam literalmente o art. 488 da CLT, aplicando para qualquer tipo de jornada a redução de duas horas.
Tema da Apresentação
EMPREGADO RURAL
O empregado rural notificado da despedida imotivada TEM DIREITO DE NÃO TRABALHAR UM DIA POR SEMANA, sem prejuízo do salário, quando o aviso for trabalhado (art. 15 da Lei 5,889/73). Portanto, sua regra legal é diferente do empregado urbano.
A diferença de tratamento se explica porque o rural normalmente trabalha em local muito distante dos centros urbanos onde procura empregos
Tema da Apresentação
SÚMULA 230 TST - É ilegal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes
JORNADA REDUZIDA NÃO CONCEDIDA
A concessão do pré-aviso sem a redução da jornada ou sem a dispensa do trabalho por sete dias consecutivos acarreta nulidade do aviso, pois frustra a intenção legal e deve ser considerado como se não tivesse sido concedido.
Tema da Apresentação
JURISPRUDÊNCIA
AVISO PRÉVIO. REDUÇÃO DE JORNADA. NULIDADE. A inobservância da jornada reduzida no curso do aviso prévio implica sua nulidade, obrigando o empregador ao respectivo pagamento. TRT/SC RO 717/1997
AMAURI MASCARO NAS CIMENTO, GABRIEL SAAD E ORLANDO GOMES entendem que o empregador pode substituir a redução da jornada pelo pagamento das horas respectivas como extras. 
Tema da Apresentação
OJ Nº 14, SDI-I, TST aviso prévio cumprido em casa equivale ao aviso indenizado
OJ nº 83, SDI-I, TST PRESCRIÇÃO
Aviso prévio indenizado
(art. 487, § 1º, CLT) 
A falta de aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
OJ nº 82, SDI-I, TST
Aviso prévio. Baixa CTPS. A data de saída a ser anotada na CTPS deve corresponder à do término do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado. 
Tema da Apresentação
A falta de aviso prévio por do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo
Art. 487, §2º, CLT
RESCISÃO PROMOVIDA PELO EMPREGADO
Tema da Apresentação
JURISPRUDÊNCIA
TRT-10 – Recurso Ordinário RO 00171201400810009 DF 00171-2014-008-10-00-9 RO (TRT-10) Data de publicação: 12/09/2014 Ementa: AVISO PRÉVIO DO EMPREGADO AO EMPREGADOR. NÃO CUMPRIMENTO. CONSEQUÊNCIAS. O aviso prévio dado pelo empregado objetiva permitir ao empregador buscar um substituto para o obreiro, de forma que não haja prejuízo ou mesmo descontinuidade nos serviços da empresa. Quando a ruptura contratual ocorre por
iniciativa do empregado, a obtenção de novo emprego não se apresenta como elemento jurídico apto a elidir o descumprimento do prazo do aviso prévio, portanto, lícito é o desconto do período respectivo pelo empregador. A Súmula n.º 276, do TST, trata de ruptura contratual de iniciativa do empregador, portanto, não se amolda à hipótese dos autos. Recurso conhecido e não provido.
Tema da Apresentação
EFEITOS DO AVISO PRÉVIO
O aviso prévio não rescinde o contrato de trabalho, apenas marca prazo para sua terminação. Portanto, a parte concedente, pode reconsiderar o aviso prévio. Neste caso, a outra parte poderá ou não concordar com a reconsideração (art. 489, in fine, CLT). Se reconsiderar é como se o aviso prévio não tivesse sido concedido. 
 
O aviso prévio integra o contrato de trabalho.
Reajuste salarial concedido no prazo do aviso prévio é devido ao empregado mesmo que tenha recebido antecipadamente os salários. (art. 487, § 6º, CLT)
Tema da Apresentação
JUSTA CAUSA NO PRAZO DO AVISO PRÉVIO
Perde o direito ao restante do respectivo prazo – art. 491, CLT.
 
 Perde também o direito às verbas rescisórias de natureza indenizatória – Súmula 73, TST.
OBS: Não cabe a aplicação do abandono de emprego no período do aviso prévio, pois para que este esteja configurado é necessário o transcurso de mais de 30 dias de faltas injustificadas reiteradas e consecutivas.
Tema da Apresentação
ESTABILIDADE E AVISO PRÉVIO
Em regra, no período do aviso prévio não se adquire estabilidade quando o fato for posterior à comunicação da dispensa.
SUMULA 369, INCISO V TST - O registro da candidatura do empregado a cargo de dirigente sindical durante o período de aviso prévio, ainda que indenizado, não lhe assegura a estabilidade, visto que inaplicável a regra do § 3º do art. 543 da Consolidação das Leis do Trabalho. 
Sendo portador de estabilidade, o empregador deve esperar expirar todo o período de garantia de emprego para, só após conceder o pré-aviso, pois os dois institutos são incompatíveis entre si.
SÚMULA 348 TST - É inválida a concessão do aviso prévio na fluência da garantia de emprego, ante a incompatibilidade dos dois institutos.
OBS: Art. 391-A CLT A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. (Incluído pela Lei nº 12.812, de 2013)
Tema da Apresentação
(GORJETAS - SÚMULA 354 TST)
BASE DE CÁLCULO DO AVISO PRÉVIO
Todas as parcelas de natureza salarial habitualmente pagas nos últimos 12 meses de vigência do contrato por prazo indeterminado
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais