Buscar

Web aula pratica simulada penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE NITERÓI-RJ 
(10 Linhas)
 PEDRO, Engenheiro, com qualificação e endereço completo, vem a presença de vossa excelência através de seu advogado com procuração com poderes especiais conforme artigo 44 do Código de Processo Penal, em anexo, propor
QUEIXA CRIME
 Em face de HELENA, com qualificação e endereço completo, com fundamentos nos termos do artigo 100 do Código Penal combinado com artigos 30 e 41 do Código de Processo Penal, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I- DOS FATOS	
No dia 19 de Abril de 2016, Sábado, Pedro irá comemorar seu aniversário, para a ocasião, resolveu marcar uma reunião à noite com parentes e amigos para festejar a data em uma famosa churrascaria da cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro. Na manhã de seu aniversário, resolveu então, enviar o convite por meio de sua rede social, a qual mantem contato com amigos, parentes e colegas de trabalho, o querelante publicou uma postagem alusiva à comemoração em seu perfil, para todos os contatos. Porém Helena, vizinha e ex-namorada de Pedro que possui o ex adicionado em sua rede social, soube da festa e do motivo da comemoração. Então a querelada em seu computador pessoal, publicou na referida rede social uma mensagem no perfil de Pedro. A querelante com intuito de ofender a honra do querelado publicou o seguinte comentário: “ Não sei o motivo da comemoração, já que Pedro não passa de idiota, bêbado, porco, irresponsável e sem vergonha”, e com o animus de prejudicar a reputação de Pedro perante seus colegas de trabalho acrescentou ainda, “ Ele trabalha todos os dias embriagado e vestindo saia, no dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio de Janeiro, inclusive estava tão bêbado no horário de trabalho que a empresa em que trabalhava teve que solicitar uma ambulância para socorrê-lo”. Pedro que se encontrava em seu apartamento conectado à rede social através de seu tablet, visualizou a publicação com os comentários ofensivos de Helena em seu perfil pessoal, Pedro mortificado não sabia o que dizer aos seus amigos, em especial a Marcos, Miguel e Manuel, que estavam ao seu lado naquele momento, muito envergonhado o querelante tentou disfarçar o constrangimento sofrido, mas perdeu todo o seu entusiasmos, e a festa comemorativa deixou de ser realizada pelo grande constrangimento que ele passou perante seus amigos na rede social. 
II- DOS FUNDAMENTOS 
 II.I – Injúria 
A querelada praticou o crime previsto no artigo 140 caput do Código Penal, quando no momento da publicação feita no perfil do seu ex escreveu as seguintes palavras: “Pedro não passa de idiota, bêbado, porco, irresponsável e sem vergonha”, o que atribuiu uma qualidade negativa a dignidade do querelante, causando-lhe grandes constrangimentos perante seus amigos que visualizaram a publicação na referida rede social, bem como levando o querelante a cancelar a festa de seu aniversário, visto que a vergonha foi imensa, pois nunca um fato desse havia acontecido em sua vida.
Diante do exposto requer que seja condenada a querelada no incurso das penas prevista no Caput do artigo 140 do Código Penal.
II.II - DIFAMAÇÃO
A senhora Helena praticou a conduta prevista no caput do artigo 139 do Código Penal, quando publicou também na referida rede social as seguintes palavras: “Ele trabalha todos os dias embriagado e vestindo saia, no dia 10 do mês passado, ele cambaleava bêbado pelas ruas do Rio de Janeiro, inclusive estava tão bêbado no horário de trabalho que a empresa em que trabalhava teve que solicitar uma ambulância para socorrê-lo”, quando imputou os fatos acima narrados com intuito de difamar o querelante imputando-lhe fato ofensivo a sua reputação, pois ela quis constranger o querelante perante seus colegas de trabalho, alegando fatos que ofende a honra subjetiva de qualquer pessoa. 
Diante do exposto é notório que a querelada praticou o delito previsto no caput do artigo 139 do Código Penal, levando ao incurso na aplicação da pena prevista no referido artigo.
II.III – DA CAUSA DE AUMENTO 
A querelante ao praticar os delitos acima narrados através de meio de comunicação que facilitou para a ampla divulgação da injúria e da difamação, incorreu na aplicação da causa de aumento prevista no artigo 141, III, que dispõe: “141 Código Penal (...) III- na presença de várias pessoas ou por meio que facilite a divulgação da calúnia, difamação ou injúria; a pena será aumentada por um terço. Visto que a querelada se concorreu para o que é previsto no referido artigo. Requer de vossa excelência que seja aplicada a causa de aumento, visto que a ampla divulgação seu deu por a difamação e injúria serem praticadas em rede social, onde uma ampla quantidade de pessoas detém acesso.
III- DOS PEDIDOS
Diante do exposto requer: 
Que seja recebida a queixa crime e assim a querelada seja citada para querendo poder exercer o seu direito de ampla defesa e contraditório.
A condenação da querelada nas penas prevista no artigo 140 caput, 139 caput e 141, III ambos do Código Penal.
A condenação da querelada no pagamento de custas processuais e honorários advocatícios. 
A fixação do valor de dano mínimo nos termos do artigo 387, IV do Código de Processo Penal.
A oitiva das testemunhas abaixo arroladas para comparecer à audiência de instrução e julgamento.
Por fim a designação da audiência de conciliação.
Nestes termos, pede deferimento.
Local, 18 de Outubro de 2016.
Advogado (...)
OAB/UF (...)
Rol de testemunhas: 
Marcos, endereço e qualificação completa.
Miguel, endereço e qualificação completa.
Manuel, endereço e qualificação completa.

Outros materiais