Buscar

saude da mulher

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407840903)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando que a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 72,4 anos, segundo o IBGE, e que a menopausa, no geral, ocorre em torno dos 45-50 anos, ainda restam às mulheres muitos anos de vida após a menopausa. Percebe-se na sociedade brasileira uma discriminação sistemática contra as pessoas por sua idade cronológica. No caso das mulheres, essa discriminação é mais evidente e acontece não só em relação ao corpo físico - alimentada pela supervalorização da maternidade em relação a outras capacidades e pelo mito da eterna juventude - como a outros aspectos da vida. Numa sociedade patriarcal, em que juventude e beleza são relacionadas ao sucesso, entrar na "meia idade" pode trazer, para muitas mulheres, a impressão de que "tudo acabou". O climatério/menopausa não é uma doença e sim uma fase da vida da mulher. A maioria das mulheres passa por ela sem apresentar queixas e sem necessitar de medicamentos, porém, outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são, geralmente, transitórios (BRASIL, 2004). Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	 
	O combate ao sedentarismo no climatério/menopausa mostra-se eficaz em melhorar a aptidão física e favorecer a disposição para viver. Por este motivo, a fisioterapia deve atuar nessa etapa da vida da mulher no sentido da promoção da saúde.
	 
	O aumento da expectativa de vida e seu impacto sobre a saúde da população feminina tornam imperiosa a necessidade da adoção de medidas visando à obtenção de melhor qualidade de vida durante e após o climatério. Nesse sentido, o combate ao sedentarismo não é necessário, visto que não apresenta correlação com a presença de doenças crônico-degenerativas (de elevada morbiletalidade).
	 
	No âmbito do setor Saúde, a execução de ações no climatério/menopausa será pactuada entre todos os níveis hierárquicos, visando a uma atuação mais abrangente e horizontal, além de permitir o ajuste às diferentes realidades regionais.
	 
	No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Demandas em relação ao climatério/menopausa só foram inseridas posteriormente, sendo contemplada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
	 
	A Política de Atenção à Saúde da Mulher deve contemplar as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias (desde adolescente até o climatério/menopausa) e dos distintos grupos populacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras).
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407931099)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresenta dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
	
	A presença de diabetes gestacional não contribui para que a gestante tenha um risco aumentado em desenvolver HAS.
	 
	A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).
	
	A ausência de HAS é indicativo de que a diabetes gestacional não é tão grave.
	
	Como a gestante tem sobrepeso e está diabética, a melhor opção é que ela não realize fisioterapia durante o período gestacional.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407428608)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: As mamas já passam por transformações durante a gestação para que sejam preparadas para a lactação após o nascimento do bebê. A mama pode ________________ de peso (entre 500 a 800g), as glândulas sebáceas se tornam dilatadas e recebem o nome de ___________________________ e a aréola torna-se mais pigmentada e escurecida. Durante o aleitamento, o hormônio ________________ estimula a produção de leite, enquanto o hormônio ________________ promove a ejeção do mesmo.
		
	 
	aumentar, tubérculos de Montmartre, prolactina, ocitocina
	
	aumentar, tubérculos de Montgomery, progesterona, estrógeno
	
	aumentar, tubérculos de Montgomery, ocitocina, prolactina
	
	aumentar, tubérculos de Montmartre, ocitocina, prolactina
	 
	aumentar, tubérculos de Montgomery, prolactina, ocitocina
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407338025)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as seguintes afirmações quanto ao sistema reprodutor feminino e assinale V para alternativa verdadeira e F para alternativa falsa:
1) Os ovários são responsáveis pela secreção dos hormônios estrogênio e progesterona.
2) O útero possui uma camada muscular denominada endométrio.
3) Os órgãos que compõe o sistema reprodutor feminino são ovários, útero, tubas uterinas, canal vaginal e vulva.
		
	
	F, F, V.
	
	V, V, F.
	
	V, F, F.
	
	V, V, V.
	 
	V, F, V.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407931147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Resolução número 401 de 18 de agosto de 2011 do COFFITO resolve sobre a disciplina e especialidade profissional de Fisioterapia da Saúde da Mulher. Segundo o COFFITO, para o exercício da Especialidade Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher é necessário o domínio de Grandes Áreas de Competência. A atuação do Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher se caracteriza pelo exercício profissional em todos os níveis de atenção à saúde, em todas as fases do desenvolvimento ontogênico, com ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação e reabilitação da cliente/paciente/usuária. Reflita e indique quais dos seguintes ambientes listados a seguir correspondem à atuação do Fisioterapeuta Especialista Profissional em Fisioterapia na Saúde da Mulher: I Hospitalar; II Ambulatorial (clínicas, consultórios, centros, unidade ou núcleos de saúde); III Domiciliar e Home Care; IV Públicos; V Filantrópicos; VI Militares; VII Privados; VIII Terceiro Setor.
		
	
	Todos são falsos.
	
	Apenas os itens I, II, III e IV são corretos.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
	
	Apenas os itens impares são corretos.
	 
	Todos são verdadeiros.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201407766889)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Estima-se que praticamente todas as mulheres experimentem algum grau de desconforto musculoesquelético durante o período gestacional" (Borg-Stein, 2005). Observe as situações abaixo e marque os itens que correspondem a quadros comuns da gravidez. I. Síndrome do túnel do carpo; II. Síndrome do desfiladeiro torácico; III. Dor na região mentoniana; IV. Dor no cóccix; V. Dor nas costelas.
		
	
	Apenas os itens I e IV são verdadeiros.
	 
	Apenas o item III é incorreto.
	
	Apenas o item V é falso.
	
	Todas são falsas.
	
	Todassão verdadeiras.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407428741)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A conduta fisioterapêutica no puerpério imediato deverá ser pautada em condutas como: incentivo à deambulação pois promove eliminação de _______________ e evita (ou minimiza) a ocorrência de ______________ de membros inferiores; já a respiração __________________ possibilita melhora da capacidade respiratória e pode ser associada (na expiração) com a contração _________________ dos músculos abdominais.
		
	
	leite; edema; superficial; isométrica
	 
	flatos; edema; diafragmática; isométrica
	
	flatos; edema; superficial; concêntrica
	
	leite; edema; diafragmática; isométrica
	
	flatos; edema; diafragmática; concêntrica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407343934)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São alterações ocorridas no período do climatério, exceto:
		
	
	Irritabilidade e insônia.
	
	Atrofia dos anexos cutâneos.
	 
	Linfedemas em extremidades.
	
	Alteração na distribuição da gordura corporal.
	
	Ondas de calor ou "fogachos".
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407356990)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente 60 anos, costureira, G5P4A1, todos os partos normais com laceração cutâneo mucosa da fúrcula posterior da vulva, menopausa aos 57 anos, apresenta queixa de incontinência urinária associada a sensação de peso vaginal, como se tivesse uma bola saindo pela vagina. Ao exame ginecológico foi constatado histerocele grau 2. Responda: qual a etiologia da histerocele e qual o grau da ruptura perineal que esta paciente apresentou durante seus partos. Marque a alternativa correta.
		
	 
	Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 1
	
	Debilitação nos elementos de contenção / ruptura perineal grau 2
	
	Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 2
	
	Debilitação nos elementos de suspensão / ruptura perineal grau 3
	
	Debilitação nos elementos de sustentação / ruptura perineal grau 1
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407840008)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em geral o ciclo menstrual é de 28 dias, porém algumas mulheres apresentam ciclos mais longos e/os outros distúrbios. O fisioterapeuta deve estar ciente das alterações ligadas ao ciclo menstrual e anotar todo tipo de informação ao realizar a avaliação fisioterapêutica. Leia o texto abaixo e complemente as lacunas com as informações corretas. A ______________ corresponde à primeira da menstruação, sendo que os primeiros ciclos são geralmente irregulares. A ______________ pode ocorrer por estresse, inanição ou obesidade, onde a paciente relata ______________ de menstruação. Quando a paciente descreve quadros dolorosos relacionados com a menstruação, diz-se que ela tem ______________ e o fisioterapeuta pode atuar com medidas analgésicas, técnicas respiratórias e de relaxamento. Em qualquer dos dois últimos casos o ginecologista deve ser contactado a fim de investigar a etiologia desses distúrbios.
		
	
	Amenorreia; menarca; abundância; menopausa.
	 
	Menarca; amenorreia; ausência; dismenorreia.
	
	Menarca; amenorreia; abundância; dismenorreia.
	
	Amenorreia; menarca; ausência; menopausa.
	
	Menopausa; tensão pré-menstrual; intervalos curtos; menorragia.
		
	1a Questão (Ref.: 201407318809)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As principais técnicas objetivas, utilizadas para o diagnóstico do linfedema, são:
		
	
	a anamnese, obtido através do relato de sensação de braço "inchado" ou de sintomas sugestivos de linfedema, como a sensação que o braço está pesado;
	 
	a perimetria do membro, e as medidas volumétricas, obtidas ao submergir o membro em um cilindro com água ou pelo volume estimado através da circunferência do membro;
	
	a palpação que evidencia a consistência e a textura da pele, em busca de sinais de fibrose linfoestática;
	
	a anamnese com relato de sensação de aperto em punho e dedos e a diminuição da flexibilidade da mão e cotovelo;
	
	a palpação que evidencia e ajuda na localização do edema.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407840070)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O biofeedback perineal é um dos procedimentos mais utilizados na reabilitação da musculatura pélvica, tendo êxito considerável graças à informatização e tornando-se uma ferramenta importante para o fisioterapeuta especializado em Saúde da Mulher (UCHOA et al., cap 29. In: BARACHO, 2012). Leia as afirmações e indique as particularidades relativas ao biofeedback por pressão e ao por eletromiografia (EMG). I. Medida em mmHg. II. Medida em micro Volt. III. Medida em cmH2O. IV. Utiliza sondas esterilizáveis. V. O enrijecimento do látex pode interferir com o valor registrado pelo aparelho. VI. A manobra de Valsalva é registrada pelo equipamento da mesma maneira que uma contração da musculatura do assoalho pélvico, gerando resultado falso positivo. VII. O aparelho capta o potencial de ação muscular gerado pela musculatura do assoalho pélvico, mesmo que não haja movimento.
		
	
	Os itens ímpares dizem respeito ao biofeedback por pressão e os itens pares ao por EMG.
	
	Os itens de I a V dizem respeito ao biofeedback por pressão e os itens VI e VII ao por EMG.
	 
	Os itens I, III, V e VI contém informações sobre o biofeedback por pressão; enquanto os demais se referem ao biofeedback por EMG.
	
	Os itens I, VI e VII contém informações sobre o biofeedback por EMG; enquanto os demais se referem ao biofeedback por pressão.
	
	Os itens pares dizem respeito ao biofeedback por pressão e os itens ímpares ao por EMG.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407907164)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cirurgia em aparelho reprodutor requer uma discussão particularmente cuidadosa com a paciente. Dúvidas sobre a capacidade reprodutora ou a continuação da função sexual podem ser supervalorizadas na mente da paciente. A seleção cuidadosa do procedimento apropriado para a correta indicação, isto é, salvar a vida, aliviar o sofrimento ou corrigir deformidades, é mandatória (Freitas, 2011). Sobre as cirurgias para órgãos pélvicos, indique o item correto: I) A salpingectomia consiste na retirada cirúrgica do útero por via vaginal. II) A vulvectomia radical está associada ao carcinoma vulvar. III) Miomectomia é a mesma técnica que a histerectomia abdominal subtotal. IV) Quando ocorre tumor maligno no ovário o cirurgião opta por realizar a ooforectomia.
		
	
	V, V, F, F
	
	V, F, V, F
	
	V, F, F, V
	
	F, V, V, F
	 
	F, V, F, V
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407421850)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Existem vários distúrbios sexológicos que interferem na vida da mulher, como aqueles que provocam dor na paciente. No momento da avaliação, o fisioterapeuta deverá examinar se a dor localiza-se:
		
	
	Na vulva, na vagina, no diafragma respiratório ou nas nádegas.
	
	Apenas nos pequenos e grandes lábios.
	
	Apenas na bexiga e no reto.
	 
	Na vulva, na vagina, na região entre o ânus e a vagina, se é localizada internamente na cavidade pélvica (como nos casos de endometriose)
	
	Na região do períneo (região entre o ânus e a vagina) e do transverso do abdome.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407315661)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exercícios de Kegel pela sua simplicidade e reduzido custo devem ser sempre recomendados como tratamento inicial das incontinências urinárias ligeiras e como medida preventiva após o parto vaginal ou cirurgias sobre a região pélvica. Estes podem ser associados a _________________________, mecanismo que ajuda as doentes a identificaremos músculos do diafragma pélvico para saberem quando estão a contrair os músculos corretos e monitorizarem as suas contrações. Complete a frase:
		
	 
	Cones vaginais ou a biofeedback
	
	Diatermia de ondas curtas
	
	Cinesioterapia e laserterapia
	
	Crioterapia e exercícios passivos
	
	Forno de Bier e conscientização corporal

Outros materiais