Buscar

Fundamentos de Filosofia: Kant e ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o texto a seguir: A filosofia é uma palavra de origem que grega composta de duas outras (filo = amor + sofia = sabedoria) significando, portanto, amor à sabedoria. Nesse sentido, o filósofo é aquele que ama a busca pelo saber. Quando Pitágoras comenta sobre aqueles que frequentavam os jogos olímpicos da antiguidade, apenas um tipo específico ele identifica com o filósofo. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, trata-se dos:
Nota: 20.0
	
	A
	Competidores, uma vez que estes se dedicavam à sua modalidade, buscando atingir a perfeição e saírem vitoriosos, assim como o filósofo que se dedica à busca pela sabedoria.
	
	B
	Comerciantes, pois, estes objetivavam sempre obter lucro em suas transações comerciais, assim como o filósofo, que busca a sabedoria como forma de sempre sair ganhando.
	
	C
	Expectadores, pois estes iam aos jogos para apreciar e julgar os atletas, determinando quem era o vencedor, da mesma forma que o filósofo, que emite um juízo somente depois observar os acontecimentos.
Você acertou!
De acordo com o conteúdo estudado. 
	
	D
	Competidores, que iam aos jogos imbuídos do espírito olímpico, onde o mais importante não é vencer, mas, competir.
Questão 2/5 - Fundamentos de Filosofia
A relação entre mito e Filosofia tem capítulos bastante distintos. No seu nascimento, a Filosofia nega as narrativas míticas, buscando a sua superação; ainda que Platão, por exemplo, por vezes, faça uso de narrativas míticas. Mais recentemente, a Filosofia, como o auxílio da Psicologia, tem tratado os mitos como um mecanismo de compreensão de diversos elementos da realidade; seja pessoal, seja coletivamente. De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, a principal diferença entre a narrativa mítica e o discurso filosófico é:
Nota: 20.0
	
	A
	Enquanto a Filosofia tem compromisso com a verdade, as narrativas míticas buscam agradar aos deuses.
	
	B
	Enquanto as narrativas míticas pressupõem uma certa dose de crença e têm sua validade certificada pela autoridade de quem conta, a verdade da Filosofia está garantida pela argumentação lógica e coerente.
Você acertou!
A filosofia grega nasce como um rompimento com a consciência mítica. Enquanto essa estava baseada no argumento de autoridade de quem a contava (os poetas-rapsodo) e na combinação de elementos de fantasia e realidade, a filosofia busca uma explicação racional dos mesmos fatos, a partir da argumentação.
	
	C
	Enquanto a Filosofia elabora um discurso que tem sua validade no argumento de autoridade, a narrativa mítica, por saber combinar elementos de fantasia e realidade, é mais coerente.
	
	D
	Se por um lado, os discursos filosóficos sobre um determinado problema se modificam de acordo com o pensador, a narrativa mítica é sempre a mesma, para todo tempo e espaço.
Questão 3/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o seguinte fragmento: “lmmanuel Kant nasceu em 1724 em Konigsberg, cidade da Prússia Oriental, de modesta família de artesãos. Depois de frequentar o severo Collegium Fridericianum, de inspiração pietista, em 1740 inscreveu-se na Universidade da cidade natal, onde frequentou cursos de ciência e de filosofia, terminando o ciclo de estudos em 1747. De 1747 a 1754 foi preceptor. Em 1755 obteve a livre docência e entrou na Universidade de Konigsberg, onde permaneceu até 1770, quando se tornou professor ordinário com a dissertação De mundi sensibilis atque intelligibilis forma et principiis. Entre 1770 e 1781 dá-se o momento decisivo da formação de seu sistema: em 1781 saiu a primeira edição da Crítica da razão pura (a segunda em 1787), que foi seguida pela Crítica da razão prática (1788) e pela Crítica do juízo (1790). Em 1794 foi intimado a não insistir sobre ideias por ele expressas em matéria de religião na obra A religião nos limites da simples razão; Kant não retratou suas ideias, mas calou-se” (REALE, Giovanni. História da Filosofia: de Spinoza a Kant, v. 4. São Paulo: Paulus. 2005, p. 347). De acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas e suas leituras, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) A ética kantiana está baseada em imperativos, os quais devemos respeitá-los por eles mesmos.
(  ) Para Kant, o viver na maioridade se dá a partir do momento em que vivemos com autonomia, o que é conseguida quando seguimos os imperativos categóricos.
(  ) Segundo Kant, autonomia é o indivíduo fazer o que quiser, de acordo com sua consciência.
(  ) Segundo Kant, um sujeito que vive a partir de imposições externas, tem uma vida heterônoma e, por consequência, vive na menoridade.
(  ) Um dos fundamentos da ética kantiana é o princípio segundo o qual o ser humano é um meio para se alcançar alguma coisa, qualquer que seja ela.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F, V, F, V, F
	
	B
	V, V, V, F, F
	
	C
	F, F, V, V, F
	
	D
	V, V, F, V, F
A ética kantiana, passados mais de 200 anos, ainda é referência para o agir humano. Fundamentada em imperativos categóricos, que simplesmente devem ser seguidos, afirma que é por meio dos mesmos que o sujeito conquista sua autonomia e liberdade. Um sujeito que vive segundo a autoridade de outrem vive na menoridade.
Questão 4/5 - Fundamentos de Filosofia
Leia o fragmento a seguir: “É preciso destruir o preconceito, muito difundido, de que a filosofia é algo muito difícil pelo fato de ser a atividade intelectual própria de uma determinada categoria de cientistas especializados ou de filósofos profissionais e sistemáticos. É preciso, portanto, demonstrar preliminarmente que todos os homens são ‘filósofos’” (GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. São Paulo: Civilização Brasileira, 1999, p. 93). A partir desse fragmento, das aulas e de seus estudos, como podemos definir a filosofia?
Nota: 20.0
	
	A
	As perguntas que o cidadão comum faz no seu dia a dia com relação ao tempo, à vida, à justiça, dentre outras, não são filosóficas, pois, o mesmo não é um especialista em filosofia.
	
	B
	A filosofia é um tipo de conhecimento inferior e desnecessário uma vez que tanto a religião, quanto a biologia já nos apresentam repostas suficientes e satisfatórias para as nossas dúvidas.
	
	C
	Quando nos perguntamos sobre “qual o sentido da vida? Por que existimos? O que acontece depois que morremos? O que é o tempo? Como nós conhecemos?” estamos rompendo com o preconceito e afirmando que todo ser humano é filósofo.
Você acertou!
A filosofia, por vezes, já foi tida como um conhecimento obscuro e inacessível às pessoas simples. No entanto, esse discurso tem um caráter ideológico no sentido de afastar as pessoas comuns das especulações filosóficas. Ora, como afirma Gramsci, todo ser humano é filósofo. E isso pode ser verificado na medida em que qualquer ser humano já se pegou fazendo certas questões de caráter ontológico, como por exemplo, o que é a vida? O que é o tempo? Pro que morremos? É claro que nem todos acabam buscando respostas filosóficas para essas e outras questões. Porém, o ponto de partida já é filosófico.
	
	D
	Como exercício de especialistas que se dedicam a ela diuturnamente, a filosofia é um tipo de conhecimento que está inacessível ao cidadão comum, pois este está limitado pelo senso comum
Questão 5/5 - Formação Socio Histórica do Brasil
O Brasil em seu início de constituição da base territorial não era entendido por seus colonizadores com o uma unidade nacional. Haviam as colônias, as províncias que viviam dentro de sua jurisdição, dentro de seus interesses, não na perspectiva de uma unidade integrada as demais regiões. Qual foi o fato histórico que fez com que esta formatação provincial passasse a ser repensada mudando seus interesses de maneira a ampliar a visão territorial iniciando um outro processo de constituição do território com vistas a unificação das colônias?
Nota: 20.0
	
	A
	A vinda dos jesuítase o processo de catequização que agregou índios e colonizadores
	
	B
	A economia quando se descobre ouro em Minas Gerais
Você acertou!
Resposta: Aula 1– Formação Sócio Histórica do Brasil-   Vídeo Aula Rota de Aprendizagem pag. 04
	
	C
	A invasão de napoleão e o contexto de guerras na Europa
	
	D
	A elevação do Brasil a Reino Unido

Outros materiais