Buscar

EA Fóruns AB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fórum A
Prezados alunos, este fórum destina-se as dúvidas das aulas 01 até 03 e resposta da pergunta abaixo (que será a que valerá a pontuação):
Segundo Oliveira Neto et al. (2008), a economia tradicional sempre se preocupa com resultados econômicos. Isto gerou ao longo do tempo uma aparente incompatibilidade entre crescimento econômico e Sustentabilidade. Essa visão vem sendo mudada. A quebra de paradigmas é, portanto, indispensável para promover práticas sustentáveis focadas na realidade física, como acontece no ciclo biológico, em que os resíduos são reutilizados pela terra, sem prejudicar o meio ambiente. Uma maneira do empresário se voltar às práticas reais da sustentabilidade é através da Ecologia Industrial que promove mudanças na forma de tratar os resíduos. O crescimento econômico não deve ser antagônico a sustentabilidade do ambiente, mas atuarem de forma conjunta para a preservação do ambiente e da vida.
Baseado na afirmativa acima e nos aspectos abordados em aula, comente como a educação ambiental pode nos ajudar na mudança do cenário atual do meio ambiente, mesmo mantendo a cultura do privilégio econômico que temos na nossa sociedade atualmente?
O primeiro passo é a modificação das formas de uso de nossos recursos e a criação de produtos ecologicamente corretos. O problema não é a utilização da natureza, mas sim, como utilizá-la sem prejuducá-la. Visto que o homem é um agente transformador da natureza e ambos estão intimamente envolvidos, podemos notar que os problemas sociais também são problemas ambientais. O meio ambiente reflete os aspectos evolutivos da própria sociedade. A educação ambiental precisa influenciar na educação do homem, suas ações, transformando sua maneira de pensar e melhorando suas atitudes para com o meio ambiente, para então, mudar o cenário atual. O ponto chave é usar sem prejudicar.
Achei um site interessante com algumas empresas que receberam o selo de sustentabilidade por causa de suas ações ambientes. Um bom exemplo para outros empresários.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/empresas-modelo-melhores-alcoa-sustentavel-guiaexame-632936.shtml
A partir da educação ambiental é possível que haja o progresso visando a sustentabilidade. Sendo assim, o foco não estaria apenas no crescimento do país em si, mas também em formas de amenizar os danos causados à natureza, maneiras de aproveitar ao máximo os recursos naturais sem dizimá-los.
 É necessário explorar a ideia de consumo consciente, fazendo com que as pessoas se questionem (Oque consumir? Por que consumir? Como consumir? De quem consumir?) levando em consideração os impactos provocados pelo consumo.
Boa tarde!
Professora e colegas, no semestre passado aprendi que nas sociedades em que há diferenças de classes existem conflitos. Isso é fato. A questão ambiental está sendo motivo para muitos questionamentos e reflexões. O grupo que possui capital é pequeno, mas é o que mais utiliza e explora recursos da natureza. O bem-estar da maioria da população pode nascer de uma sociedade ambiental. A afirmativa da frase anterior é interessante, mas será que ela serve para todos? Para mim, a partir dessa pesquisa, a frase passou a ter um novo sentido cheio de intencionalidades. Um termo interessante é o "adestramento ambiental" - destina-se a parcela da sociedade que causa menos danos ambientais. Ou seja, a responsabilidade da crise ambiental é para todos, mas o adestramento está destinado a parte da sociedade que menos causa danos ambientais. Antes do capitalismo o consumo consistia na utilização de recursos naturais para satisfação de algumas necessidades básicas. Com o avanço do sistema econômico, intensificado pelo modo de produção capitalista, modificou a forma de utilização desses recursos. A revolução industrial intensificou a exploração da natureza. De exploração artesanal passou a ser industrial. A degradação beneficia poucos: Os países que participaram de revolução industrial exploravam amplamente. E os países mais pobres exploravam para manter as necessidades dos países industrializados.
A educação ambiental é uma tentativa de combate da crise ambiental. E os educadores ambientais incentivam o consumo de produtos que sejam ambientalmente corretos. O interessante é que o "ambientalmente correto" virou logomarca e os grandes capitalistas vestem a ideia de produção "ecologicamente correta" para vender mais. Ou seja, aumentam o lucro baseados nos produtos "que preservam o meio ambiente". 
O consumidor é iludido e alienado e a exploração continua a mesma ou ainda maior e com objetivo totalmente voltado para o lucro.
A sociedade está buscando minimizar efeitos da degradação ambiental através de diversas maneiras. Com ações individuais e coletivas. Essas tentativas se frustram quando se deparam com os interesses do mercado capitalista, pois o mercado se adapta e dribla certas tentativas para atender interesses próprios.
Ainda assim, acredito que o conhecimento e o esclarecimento é um dos poucos caminhos para atingir mudança.
Fórum B
Queridos alunos, este fórum destina-se as dúviudas das aulas 03 até 05 e na discussão da questão abaixo.
Por favor, se concentrem nisso, pois esta será a forma de pontuação.
A atual configuração do cenário mundial revela uma acentuada desigualdade nas condições de sobrevivência de oportunidades. As políticas públicas parecem ser insuficientes para atender de forma adequada e abrangente a população, surgindo aqui ainda a discussão de preservação ao meio ambiente. 
Com isso responda: Você acha que o uso de recursos naturais hoje poderia ser diminuído se houvesse maior atuação das políticas públicas municipal, estadual e federal? Qual dessas instâncias você sente mais atuante na questão da educação ambiental? Porquê?
É no Governo Federal que vejo um certo interesse em resolver as questões da educação ambiental, através de propagandas e campanhas na mídia, que não muitas vezes se resume em nada. Fiz parte da Agenda 21 em minha cidade, desiste era pura politicagem.
Caro amigo Uelison, em primeiro lugar peço permissão para comentar a sua postagem. Bem,concordo com tudo o que você disse, todas as crianças deveriam receber desde cedo o ensinamento de respeito a natureza.Deveriam aprender que não se deve poluir a água, pois dela retiramos alimentos, que não é corretp jogar detritos nos rios porque qunado chover dificultará o fluxo do curso da água, enfim a criança crescendo com tais conceitos se tornarão cidadãos de bem.Não adianta tomar-se práticas de socorro que necessitem de resultados imediatos, pois milagres não existe.O que é preciso é que a população tenha consciência de que o planeta terra está morrendo por culpa dos atos erroneos que acontecem desde que o Brasil foi descoberto e que algo tem de ser feito para tentar reduzir, não acabar, porque acabar não vai, mas reduzir o avanço da devastação da natureza.
Acredito que não. E também não vejo insuficiência nas políticas públicas, há sim ausência de divulgação para a sociedade como um todo. Das instancias: Federal, Estadual e Municipal inexiste a fiscalização, e efetivação das políticas públicas. Quando o poder público precisa se autopromover eles divulgam o que é do interesse deles de modo sistêmico, e ainda conta com o apoio dos meios de comunicação midiáticos. A divulgação da educação ambiental deveria ser sistematizada cotidianamente, é através da interação/informação do homem com o meio onde as aprendizagens/conhecimento serão internalizados. Uma divulgação parcial, repassada a cada incidente/acidente ambiental; não contribui para a formação de uma consciência reflexiva sobre as necessidades da sobrevivência humana. O que pode/poderia levar a população a consumir/usufruir e criar uma cultura sustentável seria um trabalho planejado de maneira estrategicamente sistemática. Afinal, “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. (Paulo Freire). Continuo a acreditar que uma educação ambiental, com objetivo sustentável, com finalidadede uma mudança comportamental, procedimental e atitudinal, só se efetivará se ela for sistêmica em todos os lugares social/cultural/político/econômico. País, Estados, Municípios, bairros, comunidades, lares. Individuais e principalmente coletivos. Os Estados normalmente são mais atuantes; haja vista, que são deles a responsabilidade primeira. Depois vem os municípios. Sabemos certamente que a E.A é necessária, para o homem social, para o público, para a federação, Estados e Municípios, para pobres e ricos, para toda forma de vida existente no nosso ecossistema.
Então, a meu ver, o poder público às vezes parece fazer vista grossa para essa questão. Não vejo de nenhuma das três, empenho muito grande para melhorar a questão ambiental. E como muitos recursos são considerados indispensáveis para a vida, também não acho que conseguiriam diminuir o uso dos mesmos. Infelizmente, as pessoas hoje em dia estão mais preocupadas com a tecnologia, roupas caras e outras coisas, deixando de lado o que realmente importa. Até porquê, para muitos é bem mais interessante ter um celular interessante do que Plantar uma árvore, por exemplo.
Vi uma postagem no facebook que me lembra da pergunta acima. Era uma imagem de uma árvore com o seguinte dizer: Se as árvores liberassem Wi-Fi de graça, ninguém as derrubaria. Então, tiro daí a nossa realidade. 
Uns recursos, poderíamos diminuir, se a população se conscientizar, pois se esperarmos dos poderes públicos alguma iniciativa, daqui há 20 anos não teremos se quer água potável. Não vejo, realmente empenho algum. As campanhas são mal divulgadas, são frágeis e fracas. 
Mas, a esperança é a última que morre.

Outros materiais

Perguntas Recentes